28 de julho de 2003

Bob Hope (1903-2003)



O mundo cinematográfico tem vindo a perder cada vez mais figuras de proa, e hoje foi um comandante da nau dos sonhos. Leslie Townes Hope, ou Bob Hope, como ficou conhecido, nasceu em Londres a 29 de Maio de 1903, viajou com a família em 1907 para Cleveland (Bob dizia que viajou e naturalizou-se americano aos quatro anos quando descobriu que já não podia ser rei). Durante os anos seguintes fez de tudo um pouco para ajudar a família, até que acabou a escola e inscreveu-se em aulas de dança, onde se mostrou um talento natural. Depoisde uma passagem pela Broadway, onde conheceu aquela que viria a ser a sua futura esposa, Roberta, idealizou e produziu ínumeros espectáculos radiofónicos, como "Capitol Family Hour". O sucesso dos seus programas levaram-nos a assinar um contrato com a Paramount, tornando-se então uma referência do cinema.

Mesmo um marco da história cinematográfica, Hope nunca ganhou um Óscar por um desempenho concreto (apesar de ter sido laureado cinco vezes pela Academia em tom de reconhecimento) e fazia questão de o demonstrar publicamente ( "At our house, we call it Passover"). Participou em cerca de 50 filmes, e efectou cameos em cerca de 15. Com Bing Crosby e Dorothy Lamour participou numa série de filmes intitulados "Road to...", como "Road to Singapore" - 1940, "Road to Zanzibar" - 1941 ou "Road to Utopia" - 1946. Protagonizou filmes como "The Seven Little Foys" - 1955, "The Paleface" - 1948 e "The Great Lover" - 1949. Nascido para a comédia, Bob ficou igualmente recordado pelas viagens a teatros de guerra para animar as tropas, casos da Segunda Guerra Mundial e a Guerra do Vietname. Na sequência destas deslocações, e de todo o apoio que elas implicaram, Bob Hope recebeu em 1997 o prémio de Veterano Honorário, galardão que nunca havia sido entregue a nenhum civil, continuando Hope o único contemplado.


Até aos dias de hoje nunca perdeu o sentido de humor (chegando a dizer no dia do seu centésimo aniversário: "I'm so old, they've cancelled my blood type". Até sempre.


0 comentários: