11 de julho de 2003

Extensão do Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde no Cine-Estúdio 222

Como já vem sendo hábito, a Zero em Comportamento levará ao Cine-Estúdio 222 uma extensão do Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde deste ano, dias 23 e 24 de Julho, estando já confirmadas as presenças de Margarida Leitão ("Ferida"), Inês Oliveira ("O Nome e o N.I.M.") e Pedro Fortes ("A Rapariga no Espelho") nas sessões das 21:45 a que correspondem as suas películas. O horário das sessões: 17h, 19.15h e 21.45h e o preço dos bilhetes é de 3,5 € para o público em geral e 2,5 € para sócios. Aqui fica a programação:

23 de Julho


FERIDA
(PRÉMIO INSTITUTO CAMÕES – MELHOR ACTRIZ EM LÍNGUA PORTUGUESA: Gracinda Nave)

Margarida Leitão, 2003, Portugal, 35mm, FIC, 16’

Fotografia: Paulo Ares; Argumento: Margarida de Albuquerque Leitão; Montagem: João Bras; Som: Vasco Pimentel

Actores: José Airosa, Gracinda Nave



Uma mulher vive uma dor intensa, a morte de seu filho num inesperado e trágico acidente. Seu marido é o protector, procurando aliviá-la da dor, apesar de a sentir igualmente atroz. Separados no sofrimento, vagueiam, acariciam-se, lutam. A ruptura torna-se inevitável e a fuga é o único caminho, não é mais possível voltar atrás. Ferida, corre no meio da rua procurando a morte. Encontra no entanto, o que menos esperava... uma possibilidade de salvação.


NO PASSO DA VÉIA
Jane Malaquias, 2002, Brasil, 35mm, FIC,13’

Fotografia: Roberto Iuri; Argumento: Jane Malaquias; Montagem: Verônica Saens; Som: Nicolas Hallet

Actores: Francisca Ribeiro da Silva, Luciano Araújo



Uma velha vai andando pela colónia de pescadores onde mora até à cidade mais próxima para vender uma galinha e assim poder comprar um presente de aniversário para o seu neto.


FAST FILM
(GRANDE PRÉMIO ANIMAÇÃO)

Virgil Widrich, 2003, Austria/Luxemburgo, 35mm, ANIM, 14’

Fotografia: Martin Putz; Argumento: Virgil Widrich; Montagem: Virgil Widrich; Som: Frédéric Fichefet; Animação: Markus Loder-Taucher



Fast Film é uma perseguição realizada a partir de várias perseguições, usando excertos de “found-footage” que depois são compilados e animados.


HOTEL RIENNE
Johannes Stjarne Nilson, Ola Simonson, 2002, Suécia, 35mm, FIC, 27’

Fotografia: Charlotta Tengroth; Argumento: Ola Simonsson, Johannes Stjärne Nilsson; Montagem: Johannes Stjarne Nilsson, Ola Simonsson; Som: Håkon Garpestad, Samir Dounas

Actores: Pelle Öhlund, Paula McManus, Anders Carlsson, Richard Turpin



O dia começa como qualquer outro dia para Henry Dahlberg. Chega a horas ao edifício do seu escritório, entra pela entrada principal e toma o elevador para o 6º andar. Depressa se apercebe que algo de terrivelmente errado se passa com o seu tempo. O decurso do que vai acontecendo repete-se e, por instantes, é lançado para um futuro próximo. Lentamente, Henry começa a temer o pior: que o seu tempo linear entrou em colapso. Caprichosamente e sem qualquer razão aparente, é agora forçado a experimentar o seu dia de trabalho na ordem de acontecimentos errada.



24 de Julho



NYE SCENER FRA AMERIKA
Jørgen Leth, Dinamarca, 35mm, 2002, DOC, 35’

Fotografia: Dan Holmberg; Argumento: Jørgen Leth; Montagem: Camilla Skousen; Som: Niels Arnt Torp

Actores: John Ashbery, John Cale, Robert Frank, Dennis Hopper



Quiseram fazer um retrato da América dos mitos, as estradas intermináveis, as gasolineiras, os restaurantes tipo 'diner', os motéis, as cidades. Entre as pessoas que aparecem no filme encontram-se figuras de culto como o poeta John Asberry, o compositor John Cale, o actor Dennis Hopper e o fotógrafo Robert Frank. Um dos últimos livros dos anos 50, "The Americans", e as pinturas de Edward Hopper inspiraram Leth e Holmberg, que filmaram no mesmo estilo de quadro ou pintura, sem movimentos de câmara, tal como fizeram no seu primeiro filme. A banda sonora original foi composta por John Cale.


A RAPARIGA NO ESPELHO
Pedro Fortes, 2003, Portugal, 35mm, FIC, 23’

Fotografia: Miguel Sales Lopes; Argumento: Pedro Fortes, Paulo Rebelo; Montagem: Pedro Fortes, Paulo Rebelo; Som: Max

Actores: Núria Madruga, Paulo Pires, Andreia Bento



"Um amigo japonês disse-me que uma sinopse deve ser como uma brochura numa agência de viagens, que nos convida a visitar um lugar exótico. Seguindo o seu conselho, eu e a Rapariga no Espelho convidamo-los a viajar para um lugar curioso, misterioso talvez, uma sofisticada caixa de espelhos num estúdio de televisão. Um lugar onde a aplicação de baton vermelho nos lábios dá a vida e uma câmara broadcast a tira, reclamando raparigas perdidas em romances endoscópicos para a escuridão, onde se evaporam, no interior vazio de vestidos haute couture.”


O NOME E O N.I.M.

(PRÉMIO MELHOR CURTA METRAGEM PORTUGUESA)

Inês Oliveira, 2003, Portugal, 35mm, FIC, 25’

Fotografia: Daniel Neves; Argumento: Ines Oliveira; Montagem: Rui Mourão; Som: Vasco Pimentel, Vasco Pedroso

Actores: Miguel Cunha, Ricardo Santos, Rui Neto, Mario Rui Freitas



O Exército Português em tempos recrutou milhares de cidadãos para... o Serviço Militar. Deu-lhes um Número de Identificação Militar. Às 22h as luzes apagam-se. “Estão acordados? Estão a ouvir-me? Quero dizer, não posso dizer que os conheça mas vocês são como irmãos para mim.”

0 comentários: