9 de julho de 2003

Fundação Fantasporto

Foi apresentada ontem à comunicação social a Fundação Fantasporto, um projecto inovador da equipa liderada por Mário Dorminsky, Beatriz Pacheco Pereira e António Reis. Aqui fica o press release distribuído à imprensa:

"O nascimento de uma Fundação

Um quarto de século depois da então revista Cinema Novo se ter apresentado no Porto com a apresentação na sala do Sindicato dos Seguros do Porto, com a exibição da obra prima de Grifiith O Nascimento de uma Nação” (Setembro de 1978), estava na altura do Fantasporto dar o “grande salto”. O mais prestigiado Festival de Cinema português quer ser uma instituição de utilidade pública, promovendo, ainda mais, a sétima arte e as artes em geral no nosso país.

A Fundação Fantasporto reúne em si mesma todo um espólio de 25 anos de actividade contínua, em prol do cinema de qualidade, de cinematografias estranhas ao chamado “circuito comercial”, numa perspectiva de descoberta para Portugal de todo um conjunto de cineastas que actualmente marcam diferença no cinema mundial. Todo o espólio será organizado de forma a ser colocado ao serviço dos seus patronos e convidados. De cartazes e posters de filmes, a lobby cards, passando por um arquivo biográfico, hemerográfico e iconográfico de realizadores, actores, cinematografias e festivais, não esquecendo as longas e as curtas-metragens em 35 mm e 16 mm, ou outras em suportes tão diversos, como Betamax, Betacam, Digibeta, VHS, Video CD, Laser Disc e DVD, entre muitas outras coisas, é vasto o acervo de material ligado ao cinema, que ficará nas mãos dos patronos. Todo este espólio, e o edifício, na Rua da Constituição nº 311, no Porto, antiga sede da Cinema Novo CRL, constituem os bens da Fundação Fantasporto.
Mas, o trabalho não se fica por aqui. A Fundação vai garantir à Cinema Novo CRL, patrono fundador da Fundação, condições ideais para a concretização anual do Festival Internacional de Cinema do Porto – Fantasporto. Todas as áreas, agora desenvolvidas pela Cinema Novo CRL, passam para a alçada da Fundação Fantasporto. Bem como, a organização de cursos, workshops, masterclasses, viagens, congressos e debates, além de exposições temporárias.
Haverá concomitantemente uma exposição permanente do espólio da Fundação na sua sede à Rua da Constituição, 311, no Porto. Os cursos a realizar incidirão sobre os mais variados temas: “Gestão Cultural”, “Produção de Espectáculos e Eventos”, Produção de Cinema”, “Jornalismo Cultural”, "Cinema e Literatura Comparada”, e “Fotografia de Cinema”, entre outros. As masterclasses, workshops e aulas de cinema serão coordenadas por personalidades portuguesas e estrangeiras.
Na sua sede, a Fundação vai criar espaços de lazer para os patronos e amigos, tais como uma cafetaria/bar e um restaurante de acesso restrito, além da exibição cinematográfica.
Será criado, igualmente, o “Clube Fantas”, orientado para o público jovem, e cujos sócios terão acesso às áreas de visionamento da Fundação (video à la carte e programa normal). Numa sala de visionamento equipada com seis ecrãs plamas, haverá a possibilidade para uma dúzia de pessoas assitirem, ao mesmo tempo, à exibição dos filmes Fantas, e não só.
A Fundação Fantasporto vai também promover a edição de livros e publicações de colecção de arte e de videogramas.
Numa primeira fase, a Cinema Novo CRL dará apoio na criação da Fundação, procurando-se de imediato convidar um núcleo de patronos fundadores da Fundação.
A Fundação Fantasporto tentará ser auto-suficiente, em termos de receitas, contando para tal com a participação da Cinema Novo CRL, e de outros patronos, sejam eles, fundadores, empresas ou individualidades.
O financiamento da Fundação terá, então, como base, o apoio prestado pelos seus patronos. Se se tratar de uma empresa a doacção mínima em dinheiro ou em serviços e/ou materiais no primeiro ano de actividade da Fundação, será de 10 000 euros/ano. Se se tratar de um patrono individual, essa doacção será de 2500 euros anuais. Os patronos empresas podem fazer parte do Conselho Consultivo da Fundação através de um representante previamente definido.
Como contrapartidas, além desse acesso aos Corpos Gerentes da Fundação, mediante convite expresso de dois sócios fundadores à Assembleia Geral da Fundação, terão, também, acesso a convites para todos os eventos realizados na sede de Fundação Fantasporto, e os seus convidados poderão usufruir das áreas de Lazer da Fundação em horário definido. Tratando-se de uma Fundação que trabalha em prol da divulgação da sétima arte, os patronos terão ao seu dispor filmes em suporte video, ou DVD, para visionamento na sede da instituição. Entre outras regalias, os futuros patronos da Fundação Fantasporto vão ter acesso privilegiado à subscrição de edições especiais de serigrafias, esculturas e outras, numeradas e assinadas pelos seus autores, com desconto de 20 % sobre o preço de venda ao público, bem como, o acesso prioritário aos Cursos de Formação, já referidos, a realizar nas instalações da Fundação.
A cidade do Porto passará, assim, a ter uma instituição de utilidade pública, prestigiada não só em Portugal, como no estrangeiro."

0 comentários: