11 de julho de 2003

Hoje pode ver...

Estreia hoje em Portugal “Nowhere in Africa”, o último filme da galardoada Caroline Link, que conta a história de uma família judia a qual emigra para o Kenya pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial, com o intuito de dirigir uma quinta. Mas o desenrolar da situação no seu país natal não os deixa regressar. Vencedor do Óscar da Academia para Melhor Filme Estrangeiro e o Globo de Ouro na mesma categoria, Link não pôde estar presente para receber o prémio máximo da Academia por doença da sua filha mais nova.
O japonês Takeshi Kitano (cuja filmografia podemos vir vindo a assistir na rubrica “5 Noites, 5 Filmes”, na RTP2) traz-nos “Dolls”, o qual funde três histórias baseadas no Bunraku, uma espécie de teatro de marionetas do seu país, explorando através dele o lado belo da tristeza.
Joaquim de Almeida contracena com o realizador/actor Richard Berry em “Entre Chiens et Loups”, uma co-produção franco-americana dirigida por Alexandre Arcady (o qual esteve nomeado para Melhor Filme por “Dernier été à Tanger” (1987) no MystFest - International Mystery Film Festival of Cattolica) e que conta com a participação de Saïd Taghmaoui e de Anouk Grinberg nos principais papéis.
Para finalizar a grande estreia da semana, “Hulk”, do realizador do Taiwan, Ang Lee, cuja crónica pode ler no próximo post. Sem dúvida, boas razões para se deslocar ao cinema este fim de semana.

0 comentários: