9 de novembro de 2003

Início do Cinanima 2003


É já amanhã que começa o Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, mais conhecido como Cinanima. O festival que se prolongará até dia 16 vai na sua 27ª edição conta este ano com a participação de 100 filmes, escolhidos de entre os 500 que se candidataram. De entre os trinta países aceites, o cinema nacional continua em destaque pois só na secção Jovem Cineasta Português temos 32 filmes. O festival à semelhança de edições anteriores decorrerá no Centro Multimeios onde decorrerão diversas exposições relacionadas com este género mais especial de cinema. O festival que no ano passado nos trouxe em ante-estreia mundial algumas curtas-metragens Aardman este ano traz-nos a longa metragem "The Wild Thornberrys Movie", da Nickelodeon, baseada na série com o mesmo nome.
Quase todos os dias haverá sessões dedicadas às escolas no auditório do Casino Solverde e na Sala Tempus do Centro Multimeios projectarão algumas retrospectivas de elevado interesse para todos os que se interessem pela animação. No dia 13 será realizado um debate com o tema "O Cinema da Animação e a Televisão", e no dia seguinte serão feitas algumas apresentações e sessões de autógrafos, o mesmo previsto para o dia seguinte. Sábado ao final do dia serão anunciados os vencedores que terão o exclusivo das sessões durante o último dia.
O festival que é recordado por todos que lá passaram como sendo realizado em ambiente de festa mas sempre com qualidade, é um forte incentivo para visitar a cidade de Espinho mesmo quando a praia já não convida, os restaurantes mantêm-se excelentes.
Para quem estiver interessado em mais informações o sítio oficial é em http://www.cinanima.pt.

0 comentários: