30 de setembro de 2003

Poster "Bad Santa"


Aqui fica o poster do último filme de Terry Zwigoff ("Ghost World" - 2000), "Bad Santa", que conta com a participação de Billy Bob Thornton (no papel de Pai Natal) e Bernie Mac (no papel de duende), e também do derradeiro papel do recentemente falecido John Ritter. A estrear a 21 de Novembro, nos States.



29 de setembro de 2003

Fim de semana negro em Hollywood


Estes dois últimos dias serão para esquecer, visto que Hollywood perdeu dois dos seus maiores í­cones culturais.

Enquanto ainda se assinalava no New York's Apollo Theater o recente falecimento da estrela musical Gregory Hines (publicado no Antestreia dia 11 de Agosto) outra lenda do cinema e da dança deixou-nos: Donald O'Connor aos 78 anos de idade. Enquanto as pessoas se recordavam desse divertido bailarino morre o grande realizador, que também foi actor, produtor e argumentista, Elia Kazan.

Donald O'Connor
Os filmes deste alegre actor começaram quando ele tinha apenas 11 anos e surgiu com alguns irmãos no musical "Melody For Two" em 1937, após mais alguns pequenos musicais surge como o actor (humano) principal de "Francis", filme sobre uma mula falante que teve cinco sequelas. Dois anos depois surge numa das maiores referências musicais de sempre, o incrível "Singing in the Rain" ao lado de Gene Kelly (falecido em 1996) e da bela Debbie Reynolds. Nesse filme faz algumas das piruetas mais incrí­veis algumas vez vistas em filmes sem efeitos especiais.
Outros filmes em que O'Connor entrou foram "There's No Business Like Show Business" e "Anything Goes". Já nos últimos anos da sua carreira surgiu ao lado de estrelas como Robin Williams, John Cusack e Robin Wright Penn em "Toys" e da falecida dupla Jack Lemmon/Walter Matthau em "Out To Sea". Foi o seu último filme...
Foi nomeado para quatro Emmys, um Golden Globe, ganhando um de cada. Tem duas estrelas nos Passeios da Fama, em cinema e em televisão.

Donald O'Connor
Elia Kazan
Elia Kazanjoglou

Quanto a este realizador a história é ainda melhor, morreu com 94 anos e depois de ter realizado muitas das maiores referências de todas as épocas. "A Streetcar Named Desire" talvez seja o mais célebre mas "Gentleman's Agreement", "On the Waterfront" e "America, America", todos vencedores de "Golden Globes" e de muitos outros prémios são também dele. "Panic in the Streets", "Viva Zapata!" e "The Visitors" foram filmes menos apreciados mas tabém criaram as suas legiões de fãs.
O realizador/argumentista foi premiado por todo o mundo em festivais como Cannes, Berlin, Veneza e San Sebastian e foi vencedor do prémio-carreira no festival de Istanbul. Foi cinco vezes nomeado para o Oscar e ganhou-o duas vezes. No final da sua carreira ainda foi comtemplado com um troféu honorário da Academia mas foi muito criticado pelo público por discordarem das suas acividades polí­ticas nos anos 50 que colocaram muitos (bons) actores no desemprego.

27 de setembro de 2003

"The Italian Job" por Ricardo Clara


There's three things you don't trust; mother nature, mother in-laws and, mother freaking Ukrainians!
Skinny Pete



Naquele que seria o seu último trabalho, John Bridger (Donald Sutherland) trabalha com a equipa de Charlie Croker (Mark Wahlberg) com um único objectivo: roubar 35 milhões de dólares em ouro, de uma casa fortemente vigiada em Veneza. Uma vez cumprido o trabalho, Bridger, Croker e a restante equipa são enganados por um elemento do gang, Steve (Edward Norton), que mata John Bridger e rouba o ouro, partindo convencido da morte de todos os elementos do grupo.

Acontece que Croker, Handsome Rob (Jason Statham), Lyle (Seth Green) e Left Ear (Mos Def) sobrevivem, e com a preciosa ajuda da filha de Bridger, Stella (Charlize Theron), uma especialista em cofres, partem para Los Angeles para resgatar o saque de uma maneira peculiar: criar um engarrafamento e fugir em Mini's Cooper...

Remake do filme homónimo de 1969, realizado por Peter Collinson, "The Italian Job" repete a fórmula utilizada na versão britânica, desta vez numa fita dirigida por F. Gary Gray ("The Negotiator" - 1998), que consegue apresentar um produto consistente e interessante, fruto de um argumento muito bem elaborado por Troy Kennedy-Martin (argumentista original) e com a boa adaptação de Donna Powers. É-nos apresentada um fórmula já comum (perseguições, explosões e roubo), mas os ingredientes estão muito bem

misturados, surgindo um produto final homogéneo e, por vezes, cativante. Filmado em Veneza, no Canadá e em Los Angeles, permite ao director de fotografia Wally Pfister extrair combinações curiosas (como na cena filmada quando da morte de Bridger). Longe de ser perfeito, peca por diálogos muito básicos, com deixas directas e fáceis, e com muito pouco humor, que concerteza lhe traria mais "embalo". Uma obra agradável de ver, ainda que longe da original.



Título Original: "The Italian Job" (EUA, 2003)
Realizador: F. Gary Gray
Intérpretes: Mark Wahlberg, Charlize Theron, Donald Sutherland e Edward Norton
Argumento: Troy Kennedy-Martin, Donna Powers e Wayne Powers
Fotografia: Wally Pfister
Música: John Powell
Género: Aventura / Acção / Thriller
Duração: 111 min
Sítio oficial: http://www.italianjobmovie.com

O Regresso de "The Mask"


Este a ser preparado um novo filme sobre a máscara mas desta vez não será Stanley Ipkiss (Jim Carrey) a usá-la e não terá de salvar a bela Tina Carlyle (Cameron Diaz). Desta vez a história centra-se num cartonista de seu nome Tim Avery e no seu jovem filho que acidentalmente tropeça e cai, ficando com a máscara no rosto (faz lembrar uma cena do primeiro filme?).
O filme ainda está em fase de pré-produção e o elenco está longe de estar completo, por enquanto apenas dois actores já disseram "sim": Alan Cumming e Jamie Kennedy ficando este último como Tim.

Alan Cumming já provou ser um actor versátil tendo actuado em filme passados no século XIX ("Emma"), durante o fim do apogeu romano ("Titus"), e mesmo na Pré-História ("The Flintstones in Viva Rock Vegas"). Provou ser capaz de se mexer no drama (realizou e actuou em "The Anniversary Party") e na comédia, nos filmes de acção ("Get Carter") e em filme de culto (papéis menores no derradeiro "Eyes Wide Shut de Kubrick, e no 007 "GoldenEye"). Foi um espectacular vilão em "Spy Kids" (nos outros dois filmes Steve Buscemi e Silvester Stallone foram os vilões mas ele voltou a aparecer) e um credível herói em "X-Men 2".Apareceu em filmes maus como "Spice World" e repetiu o papel em "Josie and the Pussycats" com um resultado pouco melhor. Também apareceu em episódios isolados de séries como "Mr. Bean", "3rd Rock From the Sun", "Frasier" e "Sex and the City". Na reposição teatral de "Cabaret" venceu numerosos grandes prémios e foi inclusivamente nomeado para o troféu Lawrence Olivier (das seis nomeações que teve para esse importante prémio do teatro venceu uma).

Jamie Kennedy por sua vez é quase um desconhecido no mundo cinema apesar de ter sido Sampson em "Romeo + Juliet" e o cinéfilo Randy na trilogia "Scream". Apareceu em papéis menores em "As Good As It Gets", "Three Kings", "Jay and Silent Bob Strike Back" e quase que aparecia em "Boogie Nights" mas a sua cena foi cortada. Foi um vilão no "Max Keeble Big Move" da Disney, a sua voz foi ouvida em Dr. Dollitle 2" e será novamente na sequela de "Dinotopia". Recentemente foi visto no Fantasporto, em "Bug e está a trabalhar de momento em "Robots", um filme de animação com um elenco formidável: Mel Brooks, Halle Berry, Dianne Weist, Ewan McGregor, Jim Broadbent, Stanley Tucci e Jennifer Coolidge.

O filme será realizado por Lawrence Guterman ("Cats & Dogs"). O argumento está nas mãos dos produtores de "Seinfeld" e de "Futurama" e a produção foi entregue aos responsáveis por filmes como "Le Divorce", "Last Samurai", "Bill & Ted" e "Mr. Holland's Opus" entre muitos outros.

As filmagens começaram em Novembro e o título será "The Son of the Mask".

Infeliz coincidência



Recentemente morreu o actor John Ritter e aquilo que o Antestreia mais estranhou foi por ter sido vítima de um ataque cardíaco com apenas 54 anos de idade. Ontem exactamente o mesmo aconteceu ao cantor Robert Palmer.

Este cantor britânico ficou conhecido por temas como "Addicted to Love", utilizado em "The Wraith" (com Charlie Sheen e Nick Cassavettes) e em "Romy and Michele's High School Reunion" (com Mira Sorvino, Lisa Kudrow e Alan Cumming). Músicas suas foram utilizadas em "Pretty Woman" e em "The Color of Money" entre outros.
Apesar de ter estado em diversas bandas desde os anos 60 (sendo Da Da e Vinegar Joe" as mais conhecidas) a sua carreira esteve no auge nos anos 80, a solo, com êxitos como "She Makes My Day" "I Didn't Mean to Turn You On" "Simply Irresistible" e "Some Guys Have All the Luck". Para mais informações acerca do cantor visite este sítio, apesar de não ser oficial é bastante completo.

26 de setembro de 2003

Anúncio de Ben Affleck banido


O célebre anúncio de Ben Affleck a um champô L'Oreal em que ele mal tem tempo de falar por estar sempre a ser beijado por uma modelo não será exibido nos EUA. O actor está a enfrentar problemas na relação com a cantora/actriz Jennifer Lopez, tendo inclusivamente o casamento da semana passada sido cancelado, e o anúncio (que lhe rendeu 1.5 milhões) causaria uma grave impressão na sua já abalada imagem. O anúncio continuará a ser exibido na Europa. O actor já tinha participado em diversas actividades menos cinematográficas como o videoclip da música "Jenny From the Block" e o seu primeiro anúncio foi aos 17 anos para o Burger King.

"Legally Blonde 2: Red, White & Blonde" por Ricardo Clara


Hello Patriots! Elle Woods



Elle Woods (Reese Witherspoon) está de volta e para infernizar os espectadores! A justiceira loira, uma advogada já com alguma experiência, regressa neste "Legally Blonde 2: Red, White & Blonde", uma sequela de baixíssima qualidade, sendo de longe o pior filme que vi em salas de cinema este ano (sim, sim, pior que "Dreamcatcher"), mas agora rumo ao Capitólio, para defender os animais que sofrem com testes para cosméticos.
Charles Herman-Wurmfeld dirige um filme que volta a contar no elenco com Reese Witherspoon e com Luke Wilson nos principais papéis, sendo (pelo menos) de louvar o regresso de Sally Field ("Mrs. Doubtfire" - 1993, "Forrest Gump" - 1994) ao grande ecrã, agora no papel de Victoria Rudd, uma congressista que recruta Elle para o trabalho desenvolvido por ela no capitólio. A advogada parte então para Washington, com toda a sua panafernália de material de beleza, com os seus rosas-choque e com um pequeno cão,

possuidor de graves indefinições de índole sexual (sim, o canino é homosexual!) para lutar pelos direitos dos animais. O argumento escrito por Amanda Brown e Kate Kondell é muito fraco, com diálogos absurdos e deixas humorísticas muitíssimo básicas, assistindo o cinéfilo ao desenrolar da carreira da protagonista na capital legislativa norte-americana com a ajuda de um porteiro de hotel, Sid Post (Bob Newhart), o qual ensina a Woods tudo o que ela tem que saber sobre a vida no Congresso. Um argumento por vezes muito similar a "The Distinguished Gentleman", uma comédia de 1992 com Eddie Murphy no principal papel, surgindo algumas situações identicas a este filme. O realizador (que já havia dirigido "Kissing Jessica Stein" - 2001), consegue trazer-nos uma das piores comédias que alguma vez a indústria norte-americana produziu. Um conselho: não entrar na sala que o tenha em exibição!


Título Original: "Legally Blonde 2: Red, White & Blonde" (EUA, 2003)
Realizador: Charles Herman-Wurmfeld
Intérpretes: Reese Witherspoon, Sally Field, Jennifer Coolidge e Luke Wilson
Argumento: Amanda Brown e Kate Kondell
Fotografia: Elliot Davis
Música: Rolfe Kent
Género: Comédia
Duração: 95 min
Sítio oficial: http://www.legallyblonde2.com/

Hoje pode ver


Título Original: "The Italian Job" (EUA, 2003)
Realizador: F. Gary Gray
Intérpretes: Mark Wahlberg, Charlize Theron, Donald Sutherland e Edward Norton
Argumento: Troy Kennedy-Martin, Donna Powers e Wayne Powers
Fotografia: Wally Pfister
Música: John Powell
Género: Aventura / Acção / Thriller
Duração: 111 min
Sítio oficial: http://www.italianjobmovie.com



Título Original: "Legally Blonde 2: Red, White & Blonde" (EUA, 2003)
Realizador: Charles Herman-Wurmfeld
Intérpretes: Reese Witherspoon, Sally Field, Jennifer Coolidge e Luke Wilson
Argumento: Amanda Brown e Kate Kondell
Fotografia: Elliot Davis
Música: Rolfe Kent
Género: Comédia
Duração: 95 min
Sítio oficial: http://www.legallyblonde2.com/



Título Original: "Hero" (China, 2002)
Realizador: Yimou Zhang
Intérpretes: Jet Li, Tony Leung Chiu Wai e Maggie Cheung
Argumento: Feng Li, Yimou Zhang e Bin Wang
Fotografia: Christopher Doyle
Música: Dun Tan
Género: Acção
Duração: 96 min
Sítio oficial: http://www.herothemovie.com



Título Original: "Preto e Branco" (Portugal, 2003)
Realizador: José Carlos de Oliveira
Intérpretes: Cristina Homem de Mello e Luís Sarmento
Argumento: n/d
Fotografia: n/d
Música: n/d
Género: Comédia / Drama
Duração: 110 min
Sítio oficial: n/d

24 de setembro de 2003

Selos "The Lord of the Rings"


O Antestreiahavia noticiado atempadamente o lançamento, pelos correios neo-zelandeses, de uma edição comemorativa de moedas LOTR. Pois agora a mesma entidade lançou uma colecção de selos, que tem feito as delícias dos coleccionadores daquele país. Aqui fica uma réplica de um bloco de selos.


Novo poster "The Cat in the Hat"


Foi hoje divulgado o novo poster do último filme de Bo Welch, "The Cat in the Hat", com a participação de Mike Myers e baseado na obra de Theodor Seuss Geisel, mais conhecido por Dr. Seuss, o qual idealizou igualmente a malévola personagem natalícia Grinch. O filme estreia a 21 de Novembro nos States, e vale a pena visitar o sítio oficial aqui.


24 horas de Joaquim de Almeida


Depois de o Espigas ao Vento (visita obrigatória para quem gosta de cinema) ter incessantemente chamado a atenção para a fantástica série "24", com Kiefer Sutherland no principal papel, e da dúvida acerca da (não) participação de Joaquim de Almeida no elenco da segunda época da série, eis que um leitor deste blog avisa que de facto, o actor português não se encontra no grupo da segunda mas sim da terceira
época, ainda a estrear nos EUA. De facto, Almeida irá protagonizar o papel do vilão da série, Ramon Salazar, um narco-terrorista detido por Jack Bauer (Sutherland). A primeira e segunda época da série já se encontram disponíveis em dvd, ao que aconselho a todos a compra imediata de uma das melhores séries dos últimos tempos.


23 de setembro de 2003

Poster "The Last Samurai"


Mais um poster acabado de divulgar, agora do último filme com Tom Cruise, "The Last Samurai". A estrear a 5 de Dezembro, nos EUA.


Star Wars


George Lucas completou a semana passada as filmagens do muito aguardado terceiro episódio da saga "Star Wars" onde voltaremos a ver Ewan McGregor como Obi-Wan Kenobi, Natalie Portman como senadora Padmé Amidala, Samuel Jackson e Christopher Lee lutando em lados contrários da força, e um Hayden Christensen totalmente diferente do habitual mas já parecido com Mark Hamill, o Skywalker dos três filmes mais antigos.

Curiosidades:

  • Apesar de os actores estarem dispensados o filme ainda está longe de acabar: dezoito meses é o prazo estimado para que todos os efeitos especiais completem no filme. As filmagens do filme começaram em 2000 pois a equipa aproveitou o deserto tunisino - enquanto fizeram parte do segundo filme - para fazer uma cena deste filme e evitar o transtorno de levar toda a equipa da Austrália até lá por uma só cena.
  • Neste filme como nos dois anteriores as vozes dos robots e do Yoda foram entregues aos actores originais, Anthony Daniels (C3PO), Kenny Baker (R2-D2) e Frank Oz (Yoda). Os dois primeiros são os únicos totalistas da saga, Oz só não o é porque Yoda não surge no quarto filme (o "Star Wars" de 1977) mas para compensar é responsável pelas mais célebre vozes dos Marretas.
  • O realizador afirma que este filme é o mais negro dos nove. Samuel Jackson antes de começar as filmagens e sabendo que a sua personagem (Mace Windu) tinha de morrer, exigiu uma morte gloriosa e não como as que tiveram algumas personagens infelizes noutros dos filmes.
  • Lucas já declarou que não voltará a realizar filmes da saga, a sua carreira como realizador inclui êxitos como "American Graffiti" e, é claro, os quatro primeiros episódios de "Star Wars".Como argumentista, além destes, ainda escreveu a saga "Indiana Jones" e os restantes episódios
    de "Star Wars<". Enquanto que Irvin Kershner e Richard Marquand foram os realizadores escolhidos para realizar a epopeia espacial, foi Steven Spielberg quem dirigiu as aventuras do arqueólogo.
  • 22 de setembro de 2003

    Emmys 2003



    A 55ª Edição dos Emmys celebrou-se ontem, saindo "The Sopranos" e "Everybody Loves Raymond" como grandes vencedores. Aqui fica a lista dos premiados:

    Melhor Série de Comédia: "Everybody Loves Raymond"

    Melhor Série Dramática: "The West Wing"

    Melhor Filme para Televisão: "Door to Door"

    Melhor Mini-série: "Taken"

    Melhor Actor em Série de Comédia: Tony Shalhoub por "Monk"

    Melhor Actor em Série Dramática: James Gandolfini por "The Sopranos"

    Melhor Actor em Mini-série ou Filme: William H. Macy por "Door to Door"

    Melhor Actriz em Série de Comédia: Debra Messing por "Will & Grace"

    Melhor Actriz em Série Dramática: Edie Falco por "The Sopranos"

    Melhor Actriz em Mini-série ou Filme: Maggie Smith por "My House in Umbria"

    Melhor Actor Secundário em Série de Comédia: Brad Garrett por "Everybody Loves Raymond"

    Melhor Actor Secundário em Série Dramática: Joe Pantoliano por "The Sopranos"

    Melhor Actor Secundário em Mini-série ou Filme: Ben Gazzara por "Hysterical Blindness"

    Melhor Actriz Secundária em Série de Comédia: Doris Roberts por "Everybody Loves Raymond"

    Melhor Actriz Secundária em Série Dramática: Tyne Daly por "Judging Amy"

    Melhor Actriz Secundária em Mini-série ou Filme: Gena Rowlands por "Hysterical Blindness"

    Melhor Interpretação em Programa Musical ou de Variedades: Wayne Brady por "Whose Line Is It Anyway?"

    Melhor Série Musical, de Variedades ou Comédia: "The Daily Show"

    Boxoffice deste fim de semana, nos EUA


    Mais um fim de semana, mais uma boxoffice norte-americana para conferir, com um filme em grande destaque: "Underworld", de Len Wiseman, arrecadou o primeiro lugar e 22 milhões de dólares. Com Kate Beckinsale e Scott Speedman nos principais papéis, este thriller de terror volta a juntar vampiros, lobisomens e lutas nocturnas pela supremacia, numa película já exibida em Toronto na passada semana. Jonathan Lynn viu o seu "The Fighting Temptations" amealhar 13,2 milhões de dólares e a entrada directa no segundo lugar. Já "Secondhand Lions", de Tim McCanlies ficou no terceiro posto com 12,9 milhões de dólares nas bilheteiras. Para terminar, duas desilusões: "Cold Creek Manor", de Mike Figgis, com Dennis Quaid e Sharon Stone, fica-se pelos 8,3 milhões de dólares e pelo quarto lugar, incapaz de ultrapassar "Once Upon A Time In Mexico", de Robert Rodriguez, na sua segunda semana de exibição; e a última comédia de Woody Allen - "Anything Else", com Jason Biggs e Christina Ricci, que impressionou negativamente, pois nem o top 10 foi capaz de alcançar. Aqui fica a lista:



    Boxoffice 10+
    1. "Underworld" $22.0
    2. "The Fighting Temptations" 13.2
    3. "Secondhand Lions" 12.9
    4. "Once Upon a Time in Mexico" 11.5
    5. "Cold Creek Manor" 8.5
    6. "Matchstick Men" 7.8
    7. "Cabin Fever" 3.9
    8. "Dickie Roberts: Former Child Star" 3.8
    9. "Pirates of the Caribbean" 3.5
    10. "Lost in Translation" 2.8
    Fim de semana de 19 a 21 de Setembro; números em milhões de dólares.

    20 de setembro de 2003

    Breves


    O sítio oficial de "Kill Bill" - volume 1, já está on-line. Fica em http://www.kill-bill.com

    Michael Pitt, Cherry Jones, Jayne Atkinson, Celia Weston e Brendan Gleeson juntaram-se ao elenco de "The Woods", realizado por M. Night Shyamalan.

    Victor Salva, ainda não recomposto dos êxitos que foram "Jeepers Creepers" e a sequela, prepara-se já para rodar "The Watch", um thriller passado na Segunda Guerra Mundial, que conta a história de um grupo de soldados que são enviados para destruir uma ponte nazi e ficam a conhecer e a serem perseguidos por Abaddon, um espírito malévolo. Pessoalmente, e do que já divulgaram, o argumento parece muito similar ao de "Deathwatch", um thriller britânico realizado por Michael J. Basset (sendo que este tem lugar na primeira grande guerra) e foi exibido na edição deste ano do Fantasporto.


    19 de setembro de 2003

    Frase do Dia


    Tanya Mousekewitz: Poppa, they're throwing vegetables at me AGAIN.

    Papa Mousekiwitz: Keep singing and they might throw some fruit for dessert.


    Vozes:
    Tanya - Cathy Cavadini in An American Tail: Fievel Goes West (1991)
    Papa - Nehemiah Persoff

    Hoje pode ver


    Título Original: "Seabiscuit" (EUA, 2003)
    Realizador: Gary Ross
    Intérpretes: Tobey Maguire, Jeff Bridges, Chris Cooper e Elizabeth Banks
    Argumento: Laura Hillenbrand e Gary Ross
    Fotografia: John Schwartzman
    Música: Randy Newman
    Género: Drama
    Duração: 141 min
    Sítio oficial: http://www.seabiscuitmovie.com



    Título Original: "Tears of the Sun" (EUA, 2003)
    Realizador: Antoine Fuqua
    Intérpretes: Bruce Willis, Monica Bellucci e Cole Hauser
    Argumento: Alex Lasker e Patrick Cirillo
    Fotografia: Mauro Fiore
    Música: Lisa Gerrard
    Género: Drama / Acção
    Duração: 121 min
    Sítio oficial: http://www.sonypictures.com/movies/tearsofthesun



    Título Original: "Good bye, Lenin!" (Alemanha, 2003)
    Realizador: Wolfgang Becker
    Intérpretes: Daniel Brühl, Katrin Saß, Maria Simon e Chulpan Khamatova
    Argumento: Wolfgang Becker e Bernd Lichtenberg
    Fotografia: Martin Kukula
    Música: Yann Tiersen
    Género: Drama / Comédia
    Duração: 121 min
    Sítio oficial: http://www.good-bye-lenin.de



    Título Original: "Desmundo" (Brasil, 2002)
    Realizador: Alain Fresnot
    Intérpretes: Simone Spoladore, Osmar Prado e Caco Ciocler
    Argumento: Sabina Anzuategui e Alain Fresnot
    Fotografia: Pedro Farkas
    Música: John Neschling
    Género: Drama
    Duração: 101 min
    Sítio oficial: http://www.desmundo.com.br



    Título Original: "Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem" (Japão, 2003)
    Realizador: Kazuhisa Takenouchi
    Argumento: Thomas Bangalter, Guy-Manuel De Homem-Christo, Cédric Hervet e Daft Punk
    Música: Daft Punk
    Género: Animação
    Duração: 67 min
    Sítio oficial: http://www.bacfilms.com/site/interstella

    Fear and Loathing in Las Vegas mais uma vez


    Estão previstas começar no próximo ano as filmagens de "The Rum Diary", a sequela de "Fear and Loathing in Las Vegas" filme que em 1998 mostrou a excêntrica viagem de um jornalista e de um advogado. O filme realizado por Terry Gilliam (dos Monty Python) baseado num livro de Hunter Thompson, contava com as actuações de Johnny Depp, Benicio del Toro, Tobey Maguire, Gary Busey, Christina Ricci e Cameron Diaz.
    Para o segundo filme, também baseado numa obra de Thompson, Depp já confirmou a sua presença às ordens de Del Toro que além de ser actor será também o realizador. Outros actores que vão entrar na história serão Josh Hartnett e Nick Nolte.
    Para Del Toro, que em 2005 vestirá a pele de Che Guevara no filme de Terrence Malick, será a segunda vez que faz de realizador ("Submission" com Matthew McConaughey em 1995 foi a sua única obra), de notar que ainda no ano de "The Rum Diary" (2004) terá mais dois papéis, ao lado de Robert de Niro em "Chaos" e com Dustin Hoffman, Benjamin Bratt, Javier Bardem e Robert Duvall num filme interpretado e realizado por Andy Garcia (também para ele uma segunda obra) sobre o início do regime de Fidel em Cuba.


    18 de setembro de 2003

    Benjamin Bratt em "Catwoman"


    Benjamin Bratt ("Law & Order" - 1990, "Miss Congeniality" e "Traffic" - 2000) irá integrar o elenco de "Catwoman", com Sharon Stone no principal papel. Bratt interpretará o detective Tom Lone, a perdição amorosa de Patience Price / Catwoman (Halle Berry). A estrear em 2004.


    Posters, posters!


    Já aqui tinha deixado os teaser posters de "Wonderland", "Duplex" e "Cheaper by the Dozen", deixo agora os novos cartazes destes filmes que chegam no próximo ano a Portugal, e ainda o último do filme dos irmãos Hillenbrand, "Dorm Daze".



    i


    Portugal cultural


    Segundo a Agência Lusa, Portugal é dos países europeus que mais investem em cultura, com 1,2% do PIB, segundo dados de 1999. Este crescimento tem vindo a subir desde 1990, tendo no penúltimo ano do século sido gastos, pelas administrações públicas, 130 euros por pessoa em cultura, contra os 61 euros gastos em 1990. Se assim é, porque é que a oferta é fraca, os preços caros e a procura baixa? Será mal aplicação dos fundos? Estou tentado a responder que sim.



    17 de setembro de 2003

    Frase do dia

    Kevin: The electrical contractor called, his truck hit a deer last night, so he's not gonna be here until tomorrow. And the upstairs shelves are delayed because the shipment of pine we ordered has beetles.
    Joe Fox: Very good, VERY good!
    Kevin: And we got a 50,000 dollar ticket for construction worker peeing off the roof.
    Joe Fox: Great, that is great. Is the electrician here today?



    Joe Fox - Tom Hanks in You've Got Mail (1998)
    Kevin - David Chapelle



    Breves


    Já está on-line o sítio oficial do remake de "The Texas Chainsaw Massacre", dirigido por Marcus Nispel. Vale a pena visitar em www.texaschainsawmovie.com


    Evan Rachel Wood irá protagonizar a produção independente "Pretty Persuasion", realizada por Marcos Siega. O elenco contará ainda com a presença de James Woods, Ron Livingston e Christina Applegate, num filme a ser rodado no verão de 2004.


    Meryl Streep e Jude Law vão-se juntar a Jim Carrey em "Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events", numa adaptação da Paramount e da DreamWorks do livro infantil homónimo de Daniel Handler.


    Joan Allen está a estudar a proposta da Universal Pictures para protagonizar com Matt Damon a sequela de "The Bourne Identity", a rodar no fim deste ano. "The Bourne Supremacy" foi escrito por Robert Ludlum, e adaptada por Tony Gilroy.


    16 de setembro de 2003

    Toronto premeia Takeshi Kitano


    A 28ª Edição do Festival de Toronto premiou "Zatôichi", o último filme do japonês Takeshi Kitano. Decorrido entre 4 e 13 de Setembro, o Festival de Toronto apresentou inúmeros filmes que suscitaram a curiosidade de público e imprensa, entre os quais "21 Grams" de Alejandro González Iñárritu, o qual compareceu no certame, acompanhado de Benicio del Toro e de Naomi Watts, protagonistas do filme, "Coffee and Cigarette", a obra a preto e branco de Jim Jarmusch, "Lost in Translation" de Sofia Coppola, "Shattered Glass" de Billy Ray, "Dogville" de Lars von Trier, o filme choque em Cannes, "The Brown Bunny" de Vincent Gallo, "Carandiru" de Hector Babenco (inserido numa visão sobre o cinema brasileiro actual), "Le Temps du loup" de Michael Haneke, "Casa de los Babys" de John Sayles, "Elephant" de Gus Van Sant (vencedor em Cannes) e os portugueses João César Monteiro e Manoel de Oliveira com "Vai e Vem" e "Um Filme Falado", respectivamente, entre muitos outros.


    Conhecer Kitano e "Zatôichi"

    O grande vencedor desta edição em Toronto foi Takeshi Kitano. Nascido em Tokyo, em 1947, Kitano, jovem rebelde, inicia-se nas lides dos palcos quando com um amigo cria um duo cómico de stand-up comedy, que fez muito sucesso na televisão japonesa, tendo aprendido comédia, dança e canto com um comediante de renome do seu país. Despertando entretanto para a representação, Kitano começa a interessar-se pela realização, tendo-se iniciado em 1989 com "Sono otoko, kyobo ni tsuki", fazendo quase anualmente uma aparição com um novo filme, até que começou a despertar a atenção ocidental para a sua filmografia quando em 1997 realiza "Hana-bi", um thriller com o qual vence o Screen International Award para o melhor filme não-europeu e o Leão de Ouro em Veneza. A partir daí, várias são já as obras que o tornam um cineasta de referência, entre as quais "Brother" em 2000, "Dolls" em 2002 (que recentemente passou pelas nossas salas), e o agora galardoado "Zatôichi".
    "Zatôichi" conta a história de um cego (Kitano) que vive de apostas e massagens. Mas debaixo de uma aparência normal, Zatôichi é um exímio espadachim, que faz gáudio da perfeição com que maneja a espada. Entrando no sub-mundo das lutas entre gangs e de um universo dirigido por um poderosos samurai, irá defender a honra e a vida de duas geishas que procuram vingar a morte dos pais. Toronto volta em 2004 entre 9 e 18 de Setembro.


    Título Original: "Zatôichi" (Japão, 2003)
    Realizador: Takeshi Kitano
    Intérpretes: Tadanobu Asano, Yûko Daike e Akira Emoto
    Argumento: Takeshi Kitano e Kan Shimozawa
    Fotografia: Katsumi Yanagishima
    Música: Keiichi Suzuki
    Género: Acção
    Duração: 116 min
    Sítio oficial: http://office-kitano.co.jp/zatoichi/


    Poster "The Singing Detective"


    Aqui fica o poster do último filme de Keith Gordon, "The Singing Detective" com Robert Downey Jr., Robin Wright Penn, Mel Gibson, Katie Holmes e Adrien Brody. O filme já foi exibido na edição deste ano do Festival de Sundance, e deverá estrear a 17 de Outubro nos EUA.


    Danny Boyle na calha para filmar "Worcester Cold Storage"


    Danny Boyle, o realizador britânico de "Trainspotting" - 1996 e de "28 Days Later" - 2002, este último apresentado em Portugal na última edição do Fantasporto pelo próprio realizador e pelo argumentista, Alex Garland, está prestes a assinar um contrato para a realização de "Worcester Cold Storage", a próxima produção Warner Bros./Imagine Entertainment. Este filme, baseado no livro 3000 Degrees: The True Story of a Deadly Fire and the Men Who Fought It, escrito por Sean Flynn, conta a história de um fogo que roubou a vida a seis bombeiros de Worcester, Massachusetts. Inicialmente, Flynn havia escrito um artigo para a revista Esquire, tendo posteriormente idealizado o livro que irá dar mote ao próximo filme de Boyle. Actualmente, o realizador natural de Manchester encontra-se a filmar "Millions", uma comédia futurista que nos trará as peripécias de dois jovens que, depois de um assalto muito bem sucedido a um banco, só irão dispor de duas semanas para gastar o dinheiro, data em que o Reino Unido entrará no Euro. O filme foi escrito por Frank Cottrell Boyce, o mesmo de "24 Hour Party People" - 2002, e não está prevista a estreia em Portugal.


    Gisele Bundchen no elenco de "Taxi"


    "Taxi", realizado por Tim Story e a estrear no próximo ano, terá uma top-model no elenco. Gisele Bundchen, modelo brasileira, ir-se-à juntar a Queen Latifah, Jimmy Fallon e Christian Kane, entre outros, num filme escrito por Luc Besson e Ben Garant. "Taxi" será o remake do filme francês homónimo, realizado em 1998 por Gérard Pirès.



    15 de setembro de 2003

    Frase do dia



    You have the right to remain dead. Anything you say can and will be considered very strange because you're dead. You have the right to an attorney, but it won't do you any good because you're dead. Do you understand these rights that have just been read to you? Are you even listening? It would be a lot easier if you were a little more cooperative!


    Joe Vickers (Robert Shaffer) in Psycho Cop Returns - 1993

    Boxoffice deste fim de semana, nos EUA


    Este fim de semana, na boxoffice norte-americana, três esperadas estreias, onde uma sobressaiu: "Once Upon a Time in Mexico", de Robert Rodriguez, amealhou 24 milhões de dólares, entrando directamente para a primeira posição (óptima estreia, tendo em conta que o nº 1 da passada semana, "Dickie Roberts", tinha entrado para o lugar cimeiro cotando-se com a cifra de 6 milhões de dólares) e "Matchstick Men", com Nicolas Cage e dirigido pelo conceituado Ridley Scott, entra logo para a segunda posição da tabela, arrecadando 13,3 milhões de dólares, logo seguido da terceira estreia da semana, "Cabin Fever", de Eli Roth, que soma 8,5 milhões de dólares. Aqui fica a tabela:




    Boxoffice 10+
    1. "Once Upon a Time in Mexico" $24.0
    2. "Matchstick Men" 13.3
    3. "Cabin Fever" 8.5
    4. "Dickie Roberts" 5.0
    5. "Pirates of the Caribbean" 4.6
    6. "Freaky Friday" 4.1
    7. "Jeepers Creepers 2" 3.0
    8. "S.W.A.T." 2.8
    "Open Range" 2.8
    10. "Seabiscuit" 2.7
    Fim de semana de 12 a 14 de Setembro; números em milhões de dólares.


    14 de setembro de 2003

    "American Wedding" - por Ricardo Clara

    Steve Stifler: Hey, Finch, what's the capital of Thailand?
    [Hits Finch in the groin]
    Steve Stifler: Bang-cock!


    A saga "America Pie" regressa, agora na sua terceira parte, com basicamente mais do mesmo. A narrativa centra-se desta vez no casamento de Jim (Jason Biggs) com Michelle (Alyson Hannigan) e da união das famílias Levinstein e Flaherty, desde o pedido de casamento até à reunião dos antigos amigos e da boda em si. Jim e Michelle decidem casar-se, convidando para a cerimónia os velhos colegas Paul Finch (Eddie Kaye Thomas), Kevin Myers (Thomas Ian Nicholas) e aguentando a intromissão de Steve Stifler (Sean William Scott) numa festa para a qual não foi convidado. Enquanto Stifler e Finch enamoram-se e lutam por Cadence Flaherty (January Jones), irmã de Michelle, Jim desespera com múltiplas tentativas de agradar aos pais da noiva, tentativas que saem sempre furadas. Como sempre, tudo corre bem no fim.


    Esta película realizada pelo quase estreante Jesse Dylan ("How High" - 2001) vê o seu argumentista, Adam Herz (o mesmo dos anteriores dois filmes) assentar a piada em motivos de índole sexual e escatológica e na dicotomia entre o casamento de um judeu com uma irlandesa. Piada fácil para atingir obviamente um público jovem, sem pretensões de assistirem a comédia inteligente, algo que foi visto nos primeiros "American Pie". O objectivo é conseguido: esgota-se a fórmula até ao fim, espreme-se tudo o que pode dar até secar. E "American Pie" secou. De realçar a fantástica (já habitual) participação de Eugene Levy (no papel do pai de Jim), que consegue (quase) sempre arrancar uma gargalhada pela sua interpretação descomprometida e austera. Um "American Wedding" muito... americano.


    Título Original: "American Wedding" (EUA, 2003)
    Realizador: Jesse Dylan
    Intérpretes: Jason Biggs, Seann William Scott, Alyson Hannigan, Eddie Kaye Thomas, Thomas Ian Nicholas e Eugene Levy
    Argumento: Adam Herz
    Fotografia: Lloyd Ahern II
    Música: Christophe Beck
    Género: Comédia / Romance
    Duração: 97 min
    Sítio oficial: http://www.americanpiemovie.com

    Vaticano aplaude "The Passion"


    Segundo a edição de hoje do diário norte-americano New York Post, uma entidade oficial do Vaticano assistiu a pedaços do filme choque de Mel Gibson, "The Passion", que conta os últimos dias da vida de Cristo e aplaudiu a iniciativa de Gibson. Choque por, segundo líderes judeus, a estes ser atribuída a culpa da morte de Cristo e por o filme ser falado em latim e ser pretensão de Gibson de ele ser exibido sem legendas, bem como a violência das imagens da crucificação. A estrear em 2004.


    13 de setembro de 2003

    "Lord Of The Rings" baseado na saga cristã?


    Circula de há uns tempos para cá o rumor de que JRR Tolkien fez, ao escrever a aventura de "Lord Of The Rings", uma alegoria à saga cristã e um paralelo similar à mensagem sagrada. De facto, inúmeros trabalhos dão-nos conta de que Tolkien terá erguido um paralelo entre Frodo e Jesus Cristo e que a mensagem de um ser que através do seu esforço e de uma entrega que o pode levar à morte, pugna para salvar o mundo onde ele habita, sempre assentando numa dicotomia bem / mal e na ideia da tentação como base da corrupção da alma humana, como se o anel fosse a maçã, como se Frodo fosse Cristo, como se Tolkien fosse Deus. Coincidência?

    12 de setembro de 2003

    Mais duas grandes baixas em Hollywood


    O dia 11 de Setembro é conhecido pelo atentado às Torres Gémeas mas os americanos têm mais motivos para considerar o dia negro pois foi a data de falecimento de John Ritter durante filmagens de uma série com complicações cardíacas (aos 54 anos de idade).
    Ritter foi actor durante 30 anos, uma carreira especializada em televisão mas também com alguns filmes cinematográficos incluindo papéis secundários em "Shadow of Doubt" com Melanie Griffith e Tom Berenger e "I Woke Early The Day I Died" com Billy Zane e Christina Ricci. Na primavera deste ano tinha concluído as filmagens de "Bad Santa" onde Billy Bob Thornton e Bernie Mac ("Ocean's Eleven", "Charlie's Angels: Full Throttle") são ladrões mal-intencionados que tentam assaltar o seu centro comercial, o filme chegará a Portugal a tempo do Natal.
    O actor pela série "Three's Company" foi nomeado três vezes para os Emmys e outras tantas para os Golden Globes tendo ganho ambos os troféus uma vez. Teve outras duas nomeações para cada um deles por outros papéis, e pela sua carreira televisiva tem uma estrela no Walk Of Fame. A série "Felicity" recentemente transmitida pela RTP2 teve a sua colaboração durante três anos.
    O seu filho Jason de 23 anos já lhe segue as pisadas, recentemente foi visto em "Swimfan" e poderá ser novamente em "Freddy Vs. Jason" (não como Jason).
    Já hoje, dia 12, quem morreu por doença (diabetes) foi a estrela musical Johnny Cash que recentemente esteve nos MTV Music Awards. O músico foi responsável por músicas para os filmes "Dead Man Walking", "Happy, Texas", "Frailty" e "The Hunted" em outros.


    Hoje pode ver


    Título Original: "American Wedding" (EUA, 2003)
    Realizador: Jesse Dylan
    Intérpretes: Jason Biggs, Seann William Scott, Alyson Hannigan, Eddie Kaye Thomas, Thomas Ian Nicholas e Eugene Levy
    Argumento: Adam Herz
    Fotografia: Lloyd Ahern II
    Música: Christophe Beck
    Género: Comédia / Romance
    Duração: 97 min
    Sítio oficial: http://www.americanpiemovie.com



    Título Original: "La Finestra di fronte" (Itália, 2003)
    Realizador: Ferzan Ozpetek
    Intérpretes: Giovanna Mezzogiorno, Massimo Girotti e Raoul Bova
    Argumento: Ferzan Ozpetek e Gianni Romoli
    Fotografia: Gianfilippo Corticelli
    Música: Andrea Guerra
    Género: Drama / Romance
    Duração: 106 min
    Sítio oficial: n/d



    Título Original: "Jet Lag" (França / Reino Unido, 2003)
    Realizador: Danièle Thompson
    Intérpretes: Juliette Binoche, Jean Reno e Sergi López
    Argumento: Danièle Thompson e Christopher Thompson
    Fotografia: Patrick Blossier
    Música: Eric Serra
    Género: Comédia / Romance
    Duração: 91 min
    Sítio oficial: http://www.decalagehoraire-lefilm.com / http://www.atalantafilmes.pt/2003/jetlag/index.htm



    Título Original: "O Rapaz do Trapézio Voador" (Portugal / Espanha, 2003)
    Realizador: Fernando Matos Silva
    Intérpretes: José Airosa, Micaela Cardoso, Adriano Luz e Henrique Viana
    Argumento: Isabel Barreno e Fernando Matos Silva
    Fotografia: Rui Poças
    Música: José Eduardo Rocha
    Género: Drama
    Duração: 97 min
    Sítio oficial: n/d



    Título Original: "Sorum" (Coreia do Sul, 2001)
    Realizador: Jong Chang Yoon e Jong-chan Yun
    Intérpretes: Jin-Young Jang e Myeong-min Kim
    Argumento: Jong Chang Yoon e Jong-chan Yun
    Fotografia: Seo-shik Hwang
    Música: n/d
    Género: Terror
    Duração: 109 min
    Sítio oficial: n/d