15 de fevereiro de 2004

O futuro dos Media



A surpreendente oferta pública de aquisição apresentada pela ComCast à Disney desencadeou vários acontecimentos económicos que poderão mudar este nosso mundo do cinema. A mais óbvia foi a imediata subida das acções Disney no mercado, com uma subida de 4 dólares desde quarta-feira estabeleceram o novo recorde dos últimos 3 anos, o que seria difícil de prever desde que perderam o contracto com a Pixar. Enquanto os pequenos investidores tentam obter lucro com esses negócios, as grandes empresas de comunicação aperceberam-se da facilidade com que se pode dominar empresas cuja cotação esteja baixa.
Essa "nova" forma de fazer negócio levou Rupert Murdoch a prever que num futuro tão próximo como três anos, apenas três grandes empresas de Media existirão: a sua News Corp., a ComCast e a Time Warner. Também admitiu que algumas pequenas empresas são bem dirigidas e se poderão manter. De recordar que a Time Warner detém a Warner Brothers, a New Line e a MGM, três das maiores produtoras da história e a News Corp. detém a Fox.
Mesmo no caso de a ComCast passar a controlar a Disney, ainda falta referir o que será o futuro de empresas como Viacom (Nickelodeon, MTV, CBS, Paramount e Blockbuster), Sony (Columbia, TriStar, Revolution Studios) e NBC.

0 comentários: