13 de maio de 2004

A liberdade de expressão




Ontem soube que se estava a discutir a proibição dos blogs! A notícia chocante vinha no Expresso (aqui) e diz simplesmente que o jurista Pedro Amorim da ANACOM quer impedir a criação de blogs para evitar a difamação a vários indivíduos que se tem feito sentir nessa comunidade, tendo momentos depois falado da liberdade de expressão. Foi ontem avançado que a notícia era falsa (aqui e aqui) e por enquanto não teremos de publicar ilegamente.

Existe um certo sentimento contra os web logs, especialmente depois do triunfo do vocabulário insultuoso quando o O Meu Pipi se tornou livro mas daí até proibir este novo motor de propagação de cultura - aquilo que muitos blogs de opinião, incluindo os de cinema, têm feito - está uma grande distãncia.

Entre os blogs que se manifestaram tanto contra a notícia como a anunciar a correcção estão o Paulo Querido e o Tugir, mas aquilo que ainda nenhum disse é que no meio de tudo o que se passa, alguns blogs são históricos. O mais recente é sem dúvida o de Salam Pax (nome artístico) que publicou Dear Raed (já se encontra off-line) durante a guerra no Iraque, com uma escrita ao estilo de Nick Hornby e teve tanto impacto que depois do livro vai ser passado a filme segundo a BBC.

Os nazis de certeza que não gostaram de saber que Anne Frank escrevia um diário e tudo fariam para a impedir, agora são os americanos que são encarados como os invasores destruidores mas nem eles conseguem fazer algo para parar o desejo de revelar o que se passa. Graças aos blogs.

0 comentários: