26 de maio de 2004

Novo festival


A partir de 2005 Lisboa será o palco de um festival (internacional) anual de cinema organizado pela 7th Kult. O evento pretende ser simultaneamente produtor e distribuidor.
O festival decorrerá em Outubro (a primeira edição será de 4 a 14 de Outubro de 2005) e decorrerá em Lisboa por esta ser "a única das capitais da Europa com um clima agradável que não tem um festival generalista" segundo um dos responsáveis do evento. Essa escolha de cidade a nível da Europa é lógica por ser uma capital que incrivelmente não tem nenhum festival generalista. O festival será uma iniciativa de vários países - Portugal, Holanda, França, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido - e, como evento internacional, não poderá concorrer aos subsídios do ICAM.
Para realizar o certame, serão necessários entre sete a oito milhões vindos da União Europeia e países membros.
O festival aceita filmes em suporte digital ou película, curtas ou longas-metragens, documentário, ficção e animação. Serão aceites filmes independentes mas a intenção é esgotar as salas de Lisboa e ter lucro. Encher as salas não será difícil mas, lucro? Pelo que se tem visto nos outros festivais... Se me resta desejar boa sorte e que este outro grande evento internacional em Lisboa seja bom para o cinema nacional.

0 comentários: