31 de maio de 2004

O Antestreia no Congresso em Évora



Na quinta-feira passada teve início em Évora um Congresso Internacional com o tema Culturas Metáforas e Mestiçagens. O Cinema esteve em particular destaque numa das sessões que contou com a presença dos portugueses Manoel de Oliveira e João Bénard da Costa e ainda François Laplantine e Jacques Lemière das universidades francesas de Lyon e Lille respectivamente.
Manoel de Oliveira veio expressamente de Paris onde se encontra ainda a ultimar o seu filme "O Quinto Império" acerca da figura mítica que se tornou o rei D. Sebastião, prevê-se que o filme esteja concluído dentro de uma semana. Ricardo Trepa é neto e protagonista da maioria dos filmes recentes de Manoel de Oliveira, sendo D. Sebastião neste último, diz que o filme poderá representar Portugal no festival de Veneza.
O realizador fez uma comunicação onde comparou "o cinema como arte mestiça ao papel dos portugueses como povo dado a mestiçagens". Em seguida com a ajuda do neto comparou os dois retratos do rei existentes na Universidade com a imagem transmitida no filme.

Por informação particular do reitor o Antestreia ficou a saber em primeira mão que a Universidade outorgará o grau de Doutor Honoris Causa a Manoel de Oliveira numa cerimónia a decorrer nessa universidade dia 1 de Novembro próximo.

0 comentários: