13 de maio de 2004

"O Milagre Segundo Salomé" por Nuno Reis



Não é para menosprezar os filmes de Neve Campbell, ou de Cuba Gooding Jr. e Ed Harris, nem sequer uma tentativa de ignorar a estreia do mega-sucesso "Troy" mas talvez por hoje ser dia 13 de Maio "O Milagre Segundo Salomé" seja o mais importante a estrear nas salas portuguesas.



Esta estreia de Mário Barroso na realização é bastante melhor do que esperava, com um elenco genial em que a única anotação a fazer é o ridiculamente pequeno papel de Ana Zanatti. Ao contrário das obras de Manoel de Oliveira, mentor de Barroso, neste filme a passagem do tempo é talvez demasiado rápida pois uma mudança de cena pode levar consigo vários meses de história que só vendo o desenrolar se compreende.

Em termos de argumento é bem conseguido, conta a história de uma rapariga que consegue, através do bordel onde trabalha, conhecer o presidente do banco que dias depois a convida para morar com ele, com todas as mudanças adjacentes a deixar uma profissão vista com desagrado para morar num palacete que muitos imvejam. A acção desenrola-se em torno da aparição de Fátima, desde uns meses antes da aparição aos pastorinhos, até meses depois da terceira aparição. A personagem mais importante a seguir à própria Salomé (Ana Bandeira) é o deputado Mota-Santos (Paulo Pires) que dando-se bem com toda a gente faz o seu jogo para obter riqueza e poder. Outras personagens são o jornalista Gabriel (Ricardo Pereira) e, apesar da personalidade do Tenente Brás (Filipe Duarte) ser um pouco difícil de perceber, é uma personagem vital para o filme. A reconstituição histórica é excelente.

O filme deixa-nos satisfeitos com o cinema português como poucos até agora, no final até sabe a pouco ver apenas 95 minutos. Recomendo o filme a todos os que se interessam pela época, pelo milagre, ou simplesmente querem ter um outro ponto de vista sobre o que foi a aparição. Nos nossos dias Fátima tem um dimensão essencialmente comercial, convém recordar todo aquilo que está por trás e que tornou a aldeia da Cova da Iria no centro do país um dia por ano e precisamente hoje...

0 comentários: