8 de junho de 2004

Annecy 2004


Cartaz Annecy 2004ANNECY 2004

Deu-se ontem o arranque do maior festival de cinema de animação do mundo: Annecy. Com centenas de filmes a competição, o festival premeia curtas e longas metragens, séries de televisão, filmes ("A"
Noite) produzidos por escolas, bem como séries realizadas para internet. Na competição oficial, de realçar nomes como Bruno Collet, Carl Stevenson, Philipp Hirsch ou Christopher Hinton, que dão um toque de qualidade à selecção, que, diga-se, contou com a presença da portuguesa Regina Pessoa no Júri de Selecção. Quanto a presença de material nacional, só mesmo na Secção Séries de Televisão, com "As Coisas Lá De Casa" a concurso, animado por José Miguel Ribeiro ("A Suspeita"), quase de certeza o maior animador português da actualidade (recorde-se que "A Suspeita" venceu o Cartoon D'Or em 2002). Continua então a verificar-se a chocante falta de trabalhos portugueses nos certames internacionais de animação, e não há aqui nenhuma cabala contra a animação portuguesa: ela simplesmente, e na generalidade (exceptuam-se os trabalhos, claro está, de José Miguel Ribeiro, Abi Feijó, Regina Pessoa ou os ateliers de Fernando Galrito, entre outros) não presta. Basta atentar nas projecções que o CINANIMA todos os anos efectua em Espinho, na Secção Jovem Cineasta Português, onde se assistem a obras no mínimo estranhas. Com este propósito, se pode afirmar que, por agora, o cinema de animação português não tem futuro.
Ray Harryhausen
Mas voltemos ao festival. De 7 a 12 de Junho serão exibidas as melhores propostas de cinema animado mundial, com alguns dos melhores nomes da animação a (re)ver (casos de Phill Mulloy, Emily Mantell ou Taruto Fuyama, ou mesmo "Subway Salvation" de Carolyn London, que deu que falar no CINANIMA 2003, todos eles na Secção Panorama do festival (ou seja, aqueles filmes que não integram a competição, mas que merecem ser vistos pelo "
público). O certame homenageia este ano o cinema de animação coreano, com a exibição de filmes desse país ("Wonderful Days", "Empress Chung") e um olhar para a produção vinda do outro lado do mundo (de relembrar, aliás, que o oriente cada vez mais apresenta as melhores propostas deste tipo de cinema, como o Japão em 2001 com "Final Fantasy: The Spirits Within", através de animação computorizada, ou do mestre de animação japonês Hayao Miyazaki, com inúmeras séries de televisão e filmes, como "Spirited Away" (2002), que recentemente foi editado em Portugal em DVD, e que prepara agora "Howl's Moving Castle, concerteza mais uma obra-prima do realizador. Serão também exibidos os créditos de vários filmes (a minha proposta seria para os crédito iniciais de "Catch Me If You Can", realizado por Steven Spielberg, cuja sequência introdutória foi realizada pela genial dupla Kuntzel + Deygas, os mesmos do videoclip de Rouse Rouge, dos Saint Germain) bem como uma homenagem a Ub Iwerks, o principal realizador de filmes para a Disney nos anos 20, e não Walt Disney, como erradamente se conta e a Ray Harryhausen, fabuloso realizador e escultor de modelos, que participou, entre outros trabalhos, em "King Kong", no original de 1933. No final do festival daremos, obviamente, conta dos vencedores e das revelações.


0 comentários: