2 de junho de 2004

"The Punisher" por Nuno Reis


Chega amanhã às salas portuguesas o primiero trabalho de Jonathan Hensleigh na realização. O seu trabalho como produtor resume-se a três filmes, "Con Air", "Armageddon" e "Gone in 60 Seconds" e como argumentista tem "Die Hard 3", "The Saint", "Jumanji", "The Rock" e várias alterações nos filmes que produziu, sendo apenas "Armageddon" exclusivamente seu. Quando a sua tentativa para realizar "The Hulk" falhou dedicou-se totalmente a outra história Marvel e este foi o resultado.
"The Punisher" é a história de Frank Castle, agente do FBI, que termina a última operação de infiltração da sua carreira. No desenlace dessa operação vários traficantes morrem mas ninguém se preocupa, apanharam o seu homem e os agentes estão bem. Quem não gosta da notícia é Howard Saint, poderoso criminoso e pai de uma das vítimas. Usando muito dinheiro consegue rapidamente descobrir quem era o responsável pela missão e, a conselho da mulher, manda matar toda a família de Castle. Por azar o seu alvo principal não morre e, não tendo nada a perder, vai-se vingar de forma lenta, eficaz e muito, muito mais cruel, será um Vingador.
Como Punisher temos Thomas Jane, um habitual actor secundário que já vimos em filmes como "Buffy the Vampire Slayer", "The Crow 2", "Face/Off", "Boogie Nights", "The Thin Red Line", "Magnolia", "Under Suspicion", "Original Sin", "The Sweetest Thing" e mais recentemente em "Dreamcatcher" como Henry. Aqui interpreta um agente que quando desiste do trabalho pela segurança família, vê o seu trabalho levar-lhe a família, toda.
A família Saint é um pouco mais célebre, temos John Travolta (penso que dispensa apresentações) como Howard, um criminoso impiedoso que ama a família mais do que tudo. A sua esposa é interpretada por Laura Harring, actriz mexicana que ultimamente tem estado em grande com "Little Nicky", "Mulholland Drive", "John Q" e, menos conhecido mais também cá estreado, "Willard". Tem um papel pequeno como uma mulher que subiu na vida por amor e sabe usar o dinheiro e poder do marido. Will Patton é Quentin Glass o braço direito dos Saint, um homem que não tem medo de ninguém. à semelhança de Thomas Jane é um eterno duplo, entre os seus últimos filmes estão "Armageddon", "I Woke Up Early the Day I Died", "Entrapment", "Gone in Sixty Seconds", "Remember the Titans" e "The Mothman Prophecies".
Entre os secundários temos os três novos vizinhos de Castle, Ben Foster como Dave, Rebecca Romijn-Stamos como Joan e o comediante John Pinette como Bumpo, e Eddie Jemison como Micky, um funcionário dos Saint que é bastante culpado pela morte que muda o rumo de todas estas vidas.
Castle é uma personagem que o espectador facilmente compreende mas que deveria estar menos misteriosa, tem frases simplesmente ridículas que em nada mudam a opinião ou o ajudam a compreender. A sua faceta humorística é excelente mas surge em ocasiões mirabolantes como a tortura que faz a Micky e as explosões que causa no final do filme, o culminar de um plano diabolicamente negro.
Os vizinhos são sempre uma surpresa, entre as outras personagens o destaque vai para os assassinos contratados: o gigantesco Russo (uma máquina de destruição que nos proporciona o melhor momento do filme num divertido final de jantar) e o mariachi Harry Heck. O pior do filme é a extensa variedade de armamento que todos têm disponível, as modificações feitas ao carro assim como no apartamento, pequenas coisas que surgem no momento oportuno. A cena menos conseguida é o massacre da família Castle, um grupo de homens de fato armados invade uma praia e interrompe uma festa familiar matando todos os que estão de manga curta. Poderia ser uma boa cena de autor, mas ficou demasiado ridícula.
As interpretações são boas com excepção para Travolta que sendo um excelente actor quando faz de bom, como vilão só mesmo em "Pulp Fiction", tudo o que foi posterior ou deveriam ter escolhido outro actor para o papel ou simplesmente não deveriam ter feito o filme. Todos os outros actores neste filme fazem o que era pedido sem comprometer.
Um destaque para a banda sonora que é bastante extensa e contribui em muito para a atmosfera do filme, Verdi é a estrela na cena que indiquei como melhor do filme. O final do filme, quando Frank diz que prosseguirá a sua missão de vingança, é demasiado vulgar, o filme deveria ter ficado pela cena anterior que é memorável.







Título Original: "The Punisher" (EUA, 2004)
Realizador: Jonathan Hensleigh
Intérpretes: Thomas Jane, John Travolta, Laura Harring, Rebecca Romijn-Stamos
Argumento: Jonathan Hensleigh e Michael France
Fotografia: Conrad W. Hall
Música: Carlo Siliotto
Género: Acção, Thriller, Crime
Duração: 124 minutos
Sítio Oficial: http://www.punisherthemovie.com/

0 comentários: