16 de agosto de 2004

"King Arthur" por Nuno Reis



No passado dia 12 renasceu a maior lenda da Idade Média, Artur. Antoine Fuqua, o realizador de "The Replacement Killers", "Tears of the Sun" e "Training Day", nesta sua primeira mega-produção conta-nos a "verdadeira" história que inspirou a lenda adaptada por muitos. O argumento utilizado é de David Franzoni, responsável por "Amistad" e "The Gladiator", e a música é do mestre Hans Zimmer. Estes três nomes, aliados ao do produtor Jerry Bruckheimer e aos actores presentes no filme, tornam compreensível os 50 milhões de dólares obtidos nas salas americanas.
O argumento fala sobre Artur e alguns dos seus cavaleiros, Lancelot, Gawain, Galahad, Tristan, Bors e Dagonet, assim como a sua rainha, Guinevere. O filme ao longo das suas duas horas narra os dias fulcrais da história/lenda de Artur, a sua última missão para Roma e a sua relação com o povo local. Artorius é um comandante romano que tem por missão proteger o Império Romano no ilha da Bretanha, sendo para isso ajudado pelo célebre muro de Adriano e por vários cavaleiros ligados ao exército por um juramento dos seus antepassados. A sua luta por Deus contra os locais revela-se uma mentira e enquanto desempenham uma missão mortal são atacados por um exército saxão com milhares de homens. a partir daí o filme é uma sangrenta batalha sem razões, todos os exércitos lutam pela terra e todos lutarão até à morte.
Em termos de história é um filme bastante pequeno que poderia ser resumido em meia hora não fossem as gigantescas batalhas que estão ao melhor nível do ano sem abusar dos efeitos especiais, é tudo feito com setas e espadas e alguns cavaleiros e catapultas. a personagem de Artur (Clive Owen) é obviamente a principal, sendo secundado por Lancelot (Ioan Gruffudd) que humoriza todas as situações possíveis falando de mulheres aos seus companheiros de armas, especialmente das deles. Alguns olhares a Guinevere (Keira Knightley) recuperam o célebre triângulo amoroso que não segue em frente por ironia do destino. Mads Mikkelsen, Joel Edgerton,Hugh Dancy, Ray Winstone e Ray Stevenson são os restantes cavaleiros sobreviventes, Stellan Skarsgård e Til Schweiger são os líderes saxões que o pretendem derrotar. Stephen Dillane é um Merlin diferente do tradicional, que tem como único objectivo devolver Artur de volta ao seu povo.
É sem dúvida um filme tecnicamente bem conseguido mas que não apela ao espectador, o argumento é simples, os efeitos especiais não são geniais e assim como as interpretações não serão nomeadas para nenhum grande prémio cinematográfico. Vale pelas intensas cenas de batalha mas mesmo isso tem sido tão vulgarizado que só por si não é suficiente para tornar o filme uma obra-prima.

0 comentários: