21 de setembro de 2004

"The Girl Next Door" por Nuno Reis



Após ter falado do mais recente filme de Paul Greengrass, vou falar do filme de Luke Greenfield, "The Girl Next Door".
Greenfield tem um currículo muito pequeno: um episódio-piloto de um programa de "apanhados", uma curta-metragem sobre um rapaz sem sorte com o sexo contrário, e o conhecido "The Animal" (com Rob Schneider) que está pouco acima dos anteriores. O seu quarto trabalho é esta tentativa de comédia romântica. Não escrevi tentativa por ser mau mas por não cumprir os objectivos nem como comédia nem como romance.
A história gira em torno de Matthew Kidman (Emile Hirsch, um actor demasiado parecido com Ashton Kutcher), um finalista do secundário preocupado com o seu futuro académico que quando se começa a apaixonar pela vizinha (Elisha Cuthbert, a filha de Jack na série "24") descobre que ela é uma estrela de cinema... pornográfico. A sugestão de um amigo afasta-a dele e ao para tentar recuperá-la ele terá de entrar no mundo que ela havia tentado deixar (conhecer os amigos dela, visitar convenções), uma versão mais suave do mito de Orfeu.
Apesar de o filme tentar ter aquele toque de rebeldia (assim como nudismo e violência gratuita) que deu notoriedade a "American Pie", não consegue inovar. O desenrolar da história é fácil de acompanhar e com vários acontecimentos interessantes mas em algumas cenas é bem difícil encontrar um sentido, o uso de drogas é uma delas. As coincidências são abusivas mas a surpresa final é uma das melhores reviravoltas que já vi em filmes desta categoria. Timothy Olyphant (Hollywood Jack em "A Man Apart") é sem dúvida o que o filme tem de melhor em termos de personagens, Cuthbert em algumas cenas transborda beleza e noutras talento, mas raramente ambas e está bastante apagada.

0 comentários: