28 de janeiro de 2005

Óscares 2005 - Os nomeados


CURTA-METRAGEM


Numa categoria que, e em relação aos hábitos de exibição em Portugal, são muito diminutos, será importante dar uma luz sobre os nomeados deste ano para Melhor Curta-Metragem de imagem real.
"Everything in this Country Must", um filme do estreante Gary McKendry, conta a história de um jovem soldado inglês que mata, num acidente de carro, uma mulher e a sua filha. Uma nomeação surpresa, e que deverá ser o nome menos sonante na corrida para a estatueta. Em seguida, "Little Terrorist", uma co-produção britanico-indiana, e vencedora de alguns prémios internacionais, reporta a hisória de um miúdo paquistanês que acidentalmente atravessa a fronteira entre a Índia e o Paquistão, vindo a ser ajudado por um professor hindu. Esta obra de 15 minutos, do também estreante Ashvin Kumar, foi realizada com um orçamento muito baixo, tendo inclusive o seu realizador colocado um anúncio na internet para recrutar membros para a sua equipa. Actualmente, Kumar encontra-se a realizar a sua primeira longa-metragem, com o reputadíssimo (em terras de Bollywood) Irfaan Kahn no principal papel.
"7:35 de la Mañana", do espanhol Nacho Vigalondo (que também é pela primeira vez nomeado para um galardão da Academia) mostra-nos como de um dia para o outro pode mudar o café onde tomamos o pequeno-almoço. E se todos os clientes começassem a cantar e a dançar? Uma curta multi-premiada, que esteve inclusive nomeada na sua categoria nos European Film Awards. Da Nova-Zelândia (uma cinematografia que os espectadores portugueses já se habituaram a poder seguir nas edições do Fantasporto) chega "Two Cars, One Night" dos debutantes Taika Waititi e Ainsley Gardiner, onde se demonstra que o amor pode aparecer em qualquer sítio, mesmo num parque de estacionamento... Um filme aclamado em Berlim, na Nova-Zelândia e, agora, nos EUA, pode ser conhecido com mais detalhe na sua página oficial.
Para terminar, "Wasp", da britânica Andrea Arnold (que completa o lote de realizadores que se estream nas nomeações da Academia) relata as dificuldades de Zoë, mãe solteira de quatro filhos, dar de comer a todos eles. Até que uma antiga pessoa que havia feito parte da sua vida regressa, trazendo com ela uma centelha de esperança.



"7:35 de la Mañana" oferece a segunda nomeação ao país vizinho.


"Two Cars, One Night" ameaça a conquista de um Óscar.



"Little Terrorist" e "Wasp" imprimem um tom dramático à selecção.


0 comentários: