26 de janeiro de 2005

Óscares 2005 - Os nomeados


CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO


Começamos então hoje uma análise aos nomeados em cada uma das 24 categorias, selecção divulgada ontem ao príncipio da tarde (hora portuguesa). Uma primeira visão realça logo uma constatação: mais uma vez, o premiado do CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho está nomeado para Óscar. Depois de em 2003 "Harvey Krumpet" juntar ao prémio espinhense de melhor filme ao óscar de melhor curta de animação, agora "Ryan", de Chris Landreth (que já havia sido nomeado em 1995 por "The End") pode juntar ao Grande Prémio CINANIMA 2004 e ao Canal+ Award, que premeia a melhor curta de animação no Festival de Cannes, o tão aguardado Óscar que lhe falhou à 10 anos atrás. "Ryan" conta a história de Ryan Larkin, um animador canadiano dos anos 60, um mestre do National Film Board of Canada, e será - na minha opinião - o grande favorito à estatueta. Filmado com inovadores e excitantes processos de animação, em três dimensões, "Ryan" utiliza o que o seu realizador apelida de realismo psicológico, visto que a desde a captura de movimentos (que não é feita de imagem real) e o surgimento das personagens como que desfeitas imprimem uma irrealidade inquietante, mas deveras impressionante.
Outro dos nomeados, "Birthday Boy" (que foi igualmente exibido no CINANIMA 2004), é uma animação que marca uma parceria entre a Austrália e a Coreia, realizada por Sejong Park. Uma belíssima história de um rapaz durante a Guerra da Coreia, que ao chegar a casa depois de passar o seu tempo a brincar, descobre um presente de aniversário que muda a sua vida, numa animação em 3D por computador. "Gopher Broke", outro dos candidatos, chega pela mão do norte-americano Jeff Fowler, o qual se inicia nas nomeações para galardões da melhor maneira. Melhor do que uma sinopse da curta, é mesmo ver o teaser trailer aqui.
Continuamos a análise dos nomeados, agora com "Guard Dog", do inevitável Bill Plympton, que repete a nomeação de 1987, naquela altura com "Your Face". Porque é que os cães ladram a inocentes como pombas ou esquilos? Esta animação, feita em desenho sobre acetato irá dar a resposta a tão pertinente questão... Mas para quem não viu esta curta, mais uma exibida no CINANIMA 2004, e não puder esperar, sempre pode dar uma olhadela no trailer aqui. Para terrminar, "Lorenzo", dos estreantes Mike Gabriel e Baker Bloodworth, uma animação muito assente nos padrões Disney, conta a história de um gato que fica abismado quando descobre que a sua cauda ganhou vida própria.
Boas indicações chegam, de facto, Das nomeações dos Óscares para a animação em forma de curta-metragem.



"Ryan", "Birthday Boy" e "Guard Dog", respectivamente, são três fortes candidatos à vitória.



"Gopher Broke" é uma divertida proposta de Jeff Fowler.



A estética Disney completamente visível em "Lorenzo"


0 comentários: