5 de fevereiro de 2005

"Meet the Fockers" por Nuno Reis


"Meet the Parents" logo a seguir a "The Royal Tenembaums" era a minha comédia preferida com Ben Stiller, o mérito pode ser do talento de De Niro que tinha acabado de fazer outro grande papel cómico em "Analyse This", mas Stiller nasceu para fazer personagens que são gozadas e nesse filme sai-se muito bem. Se com o já referido "Analyse This" a sequela foi má ideia, neste "Meet the Parents" foi a melhor ideia que tiveram.
A história típica de conhecer os sogros foi bem convertida, a história de levar os sogros a conhecer os pais poderia ser forçar demasiado a galinha dos ovos de ouro mas os nomes indicados para se juntarem ao elenco, Dustin Hoffman e Barbra Streisand, já faziam prever uma surpresa.
Que grande surpresa ver Dustin Hoffman num papel tão ou mais divertido que "Tootsie", e ver Streisand num dos melhores papeis da sua carreira, mesmo depois de tanto tempo parada. O filme começa por recuperar a história, o nome Focker, a atribulada viagem de avião e apresenta uma nova personagem (e que personagem) também com o nome Jack, mas quando Jack pergunta "o que podem ter de mal uma médica e um advogado?" abre-se a porta para uma das comédias do ano.
Robert de Niro continua a actuar genialmente, consegue ser dos melhores tanto na comédia como no drama, Blythe Danner tem um papel pequeo mas bem melhor que no primeiro filme e utiliza a sua vasta experiência para estar ao nível de Streisand. Teri Polo tem um papel mau como habitual, Ben Stiller sai-se bem, consegue representar e por não ser torturado constantemente tem uma personagem credível. Em relação a Hoffman e Streisand não vale a pena comentar, só visto se consegue perceber quão bons estão.
Jay Roach está de parabéns por se ter conseguido manter afastado do humor fácil dos "Austin Powers" e os argumentistas pela história criada. Está ligado ao primeiro filme mas não em excesso, só o cameo de Owen Wilson não é percebido por quem não viu a prequela, as outras piadas podem fazer rir mais quem a viu mas por si sós são suficientemente boas para se pagar um blhete.

0 comentários: