23 de abril de 2005

"Hide and Seek" por Nuno Reis



Actualmente o cinema de terror tem vários títulos nas salas portuguesas. O último a estrear por cá foi "Hide and Seek", a mais recente incursão de Robert De Niro no terror. A ideia inicial é banal, depois do trágico suicídio da mulher o extremoso pai afasta a sua jovem filha Emily do ambiente que tantas recordações lhes traz. Numa casa isolada irá descobrir novas pessoas e uma faceta da filha que nem a sua experiência como psicólogo poderá deter ou compreender.
Com uma forte carga psicológica e a história a girar em torno de uma personagem que ninguem vê, o filme falha por não conseguir prender os espectadores (aliás, aborrece-os) na primeira hora e a partir daí consegue mesmo afastá-los. Se na primeira hora o filme não tem nada de extraordinário o resto resume-se a "Shining": "Charlie" é quase Jack Torrance e Emily poderia ser uma das gémeas Grady, tudo o resto são pequenos fragmentos que podem ser vistos em qualquer thriller. A Fox protegeu o final do filme para evitar que fosse conhecido antes do tempo, talvez tenha sido uma manobra publicitária desesperada.
O realizador John Polson, o mesmo de "Siam Sunset" e "Swimfan", desiludiu, quem venceu um troféu em Cannes e o Grande Prémio Fantasporto é capaz de fazer melhor, especialmente pelo elenco que tinha disponível, a única pessoa que melhorou a carreira foi Dakota Fanning que provou mais uma vez ser a melhor actriz da idade dela e uma certeza para o futuro. Quanto a De Niro não percebo porque fez um filme que tanto me fez lembrar "Godsend" (agora no papel de pai) mas se esse filme já não era grande coisa este é pior. De bom no filme só mesmo a descoberta da identidade de Charlie e a última porta que se fecha perante Emily.




Título Original: "Hide and Seek" (EUA 2005)
Realizador: John Polson
Intérpretes: Robert de Niro, Dakota Fanning, Famke Janssen e Elisabeth Shue
Argumento: Ari Schlossberg
Fotografia: Dariusz Wolski
Música: Robert Kraft e John Ottman
Género: Drama/Terror/Thriller
Duração: 101 min
Sítio Oficial:http://www.hideandseekthemovie.com/

0 comentários: