10 de junho de 2005

Festival de Cinema do Funchal


CINEMA NOVO CRL a organizadora do popular FANTASPORTO – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DO PORTO sera o co-organizador, juntamente com a associação PLANO XXI de um NOVO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA na Capital da Madeira Madeira.

O director do Festival será Henrique Teixeira, o Director Artístico, Mario Dorminsky, sendo a produção a cargo da CINEMA NOVO CRL com a PLANO XXI.

O Festival está aberto a inscrição de filmes absolutamente inéditos em Portugal, curtas (até 15minutos de duração) e longas em suporte único de 35mm. Todas as inscrições deverão ser acompanhadas por um screener.

A 1ª edição do Festival Internacional de Cinema do Funchal, decorrerá de 5 a 13 de Novembro de 2005.

O Festival terá lugar no Teatro Nacional Baltazar Dias no centro do Funchal bem como no Jardim adjacente ao Teatro onde se realizarão sessões ao ar livre e espectáculos musicais. O Festival contará com um total de 40 sessões.

O F.I.C.F.’05, que terá uma Secção Oficial aberta a longas e curtas-metragens no formato de 35mm, tem caracter competitivo numa selecção feita por base a produção dos países Atlânticos e Europeus.

O F.I.C.F.’05, promoverá igualmente uma amostragem do Novo Cinema Português para o que se contará, para além da exibição de filmes ainda não estreados na Madeira, se possível, com a presença de um stand do ICAM para promoção e divulgação dos filmes em “vídeo à la carte”, espaço esse especialmente vocacionado para os jornalistas e convidados estrangeiros do Festival.

Perspectiva-se para 2005 a realização de uma Secção Retrospectiva dedicada ao cinema espanhol recente para o qual será convidado um nome importante da cinematografia mundial que será homenageado oficialmente, bem como a cinematogradia em questão. Haverá igualmente uma Secção Homenagem dedicado a uma figura que se tenha distinguido nos meios do cinema nacional e internacional. 2005 será o ano de António da Cunha Telles, produtor e cineasta nascido na Madeira

Para além da Secção Oficial, o sector especial PREMIÈRE pretenderá ser o “espelho” da mais recente produção geograficamente circunscrita aos países banhados pelo Oceano Atlântico. Trata-se de um sector de carácter informativo e feito tendo por base antestreias nacionais de filmes já adquiridos para o mercado português.

O F.I.C.F.’05 promoverá um conjunto de iniciativas junto do público infantil e juvenil sob a denominação ANIMARTE, alargando ainda mais o âmbito do Festival criando uma perspectiva de criação de gosto cinéfilo junto destas novas audiências.

Para mais informações, todos os interessados deverão contactar pelo email festfunchal@gmail.com



1 comentários:

Anónimo disse...

Sim, é verdade. Falta de disponibilidade não nos deixa sequer tempo para cantar os parabéns a nós próprios. Obrigado pela lembrança e pela Atenção.