30 de junho de 2005

”Return to Sender” por Nuno Reis



Se há uma forma fácil de vender jornais é com um escândalo mas ainda vende melhor se tiver escândalo, crime e sofrimento num só artigo. Como, por exemplo, a última carta de alguém condenado à morte. O ganha-pão de Frank Nitzche é precisamente esse, fazendo-se passar por uma pessoa interessada e compreensiva escreve aos reclusos e vai coleccionando as respostas. Quanto mais pessoais as cartas se tornam maior se torna o valor delas, a última carta que eles escrevem vale uma pequena fortuna se vendida à pessoa certa.
O negócio corria muito bem até que uma mulher com quem trocava correspondência lhe pede para a visitar. Para se manter mentalmente saudável ele sempre se recusou a conhecer as pessoas (o trabalho dele é explorá-las e não ouvi-las) mas para conseguir a última carta terá mesmo de lá ir e por essa carta, da raptora e presumível assassina de uma inocente bebé, a oferta ascende a um milhão. Quando ele a conhece sente imediatamente simpatia pela criminosa e, além de manipular cenários da investigação para aumentar o valor dos objectos, começa a investigar o que realmente se passou. A advogada de Charlotte decide-se a ajudá-lo ao máximo para a salvar mas mesmo juntos será difícil descobrir o que realmente se passou e as razões porque Charlotte muda tantas vezes de história.
Este drama está bem construído, e ao contrário de muitos outros thrillers não se descobre a verdade logo ao início. As personagens não estão totalmente desenvolvidas mas a forma como encaixam compensa a falta de individualidade que aparentam (não são estereotipadas, são personagens banais de imensos outros filmes). Não estou a dizer que representem mal mas as personagens actuam melhor em conjunto.
Bille August, o realizador de filmes como “The House of Spirits” e “Les Misérables”, dirige Aidan Quinn (“The Mission”, “Practical Magic”), Connie Nielsen (“Gladiator”, “Basic) e Kelly Preston (“Jerry Maguire”, “For Love of the Game”) num filme independente que pouco tem de inovador. Seria bem visto na TV mas não justifica uma ida ao cinema.





Título Original: "Return to Sender" (Canadá, Dinamarca, EUA e Reino Unido, 2004)
Realizador: Bille August
Intérpretes: Aidan Quinn, Connie Nielsen, Kelly Preston
Argumento: Neal Purvis, Robert Wade
Fotografia: Dirk Bruel
Música: Harry Gregson-Williams
Género: Drama/Thriller
Duração: 103 min

0 comentários: