30 de julho de 2005

”Son of the Mask” por Nuno Reis




Há dez anos Jim Carrey e Cameron Diaz saltaram para a fama num filme que combinava acção, romance, comédia e drama. Nessa época “The Mask” foi um êxito e não fizeram uma sequela, porque se lembraram de a fazer agora?

Esta nova perspectiva sobre a lenda da máscara de Loki, deus nórdico das travessuras, no início parece ser igualmente negra mas a partir do segundo minuto torna-se óbvio que é apenas uma comédia. Resumidamente Loki vem pessoalmente buscar a sua máscara para evitar mais problemas. Essa máscara foi pescada do rio para onde Stanley Ipkiss a lançou por um cão muito semelhante ao do primeiro filme. E Tim Avery, o dono do cão, acaba por a usar numa festa de máscaras. Consegue ser um autêntico sucesso na festa, ser promovido e ainda a estar a usar quando volta para casa e para a sua mulher. No dia imediatamente a seguir (muito rápido) ela descobre estar grávida e o pesadelo de Tim, ter uma criança, irá tornar-se realidade.
Essa criança, feita pela máscara, ainda antes de nascer irá demonstrar ter algumas características muito únicas. A partir daí o filme resume-se à busca de Loki (Alan Cumming mais ridículo que em “Spy Kids”), ao sofrimento de Tim (Jamie Kennedy) e a uma super-criança que aprendeu tudo o que sabe com as séries “The Flintstones”, “Woody Woodpeker” e especialmente a curta "One Froggy Evening". Utiliza esses conhecimentos para enlouquecer o pai e maltratar o cão ciumento, num filme que se assemelha aos duelos Bip-bip vs. Coyote e Tom vs. Jerry. Uma palhaçada do início ao fim e que fica abaixo das piores expectativas.

Este filme foi feito para um público mais jovem que o anterior. Recupera clássicos da animação para animar as crianças, repete piadas do primeiro para os fãs e tenta terminar com uma moral tradicional depois de roubar cenas clássicas a filmes de culto. Os imensos momentos de animação acrescentada ao filme e várias cenas feitas em desenho tornam o filme muito cansativo. O cão mascarado é das poucas coisas que vale a pena recordar.


Título Original: "Son of the Mask" (Alemanha, EUA, 2005)
Realizador: Lawrence Guterman
Intérpretes: Jamie Kennedy, Alan Cumming, Liam e Ryan Falconer, Trylor Howard
Argumento: Lance Khazei
Fotografia: Greg Gardiner
Música: Randy Edelman
Género: Aventura/Comédia
Duração: 94 min
Sítio oficial: http://www.sonofthemask.com/

1 comentários:

Anónimo disse...

Informamos que este blog esta concorrendo a virar blogstars no dia 08 de Agosto de 2005 - Confira no site blogstars.com.br