29 de julho de 2005

” Sonho de uma Noite de São João” por Nuno Reis



Depois de meses (para não dizer anos) de publicidade, chega finalmente às salas “Sonho de uma Noite de São João”. A enorme campanha de marketing anterior à conclusão do filme, especialmente durante o Fantasporto onde teve honras especiais no encerramento, não chegou para abrir o apetite como tem feito o teaser do “Ice Age 2”, mas a comparação não é justa pois ainda não se coloca a animação europeia ao nível destes clássicos recentes da animação.
Adaptando (muito) a peça de Shakespeare, o filme leva-nos a Oníria, uma terra normal mas com uma estreita ligação ao mundo dos sonhos. O duque Teseu, ajudado por Lisandro, desenvolve diversos aparelhos destinados ao fracasso que o tornam motivo de riso apesar de ser amado pelo povo. A jovem Helena empenha-se em afastar essas ideias do pai que por ela decide parar, mas a intervenção do terrível Demétrio deixa-o terrivelmente preocupado e, lentamente, vai morrendo. Helena sentindo-se responsável pelo sucedido pede ajuda a Lisandro e a Demétrio e juntos irão ao mundo dos sonhos para encontrar Titânia, a rainha das fadas. Nesse mundo conhecem seres mágicos que os levam a conhecer toda a beleza da imaginação. Enquanto Teseu vai morrendo no seu leito, Demétrio, persuadido pelas bruxas, irá tentar destruir o reino dos sonhos e terá de ser detido. Uma reinvenção interessante de uma das obras mais populares do mestre da literatura, onde a poção do amor tem um papel diferente do original.
Para os adultos alguns momentos divertidos e vários que o tentam ser, personagens demasiado artificiais e a sensação de faltar algo. Para as crianças um filme divertido que conseguem apreciar melhor do que o livro de onde deriva. A animação não é muito complexa e está longe de ser perfeita, as vozes portuguesas não combinam com o filme mas isso é uma tradição das nossas dobragens, esperava melhor de uma co-produção.
Pekas pouco teve de fazer para ser a estrela do filme e falha na afirmação como símbolo maior da produtora. A co-produção luso-galega ficou um pouco aquém das expectativas mas, pelo esforço, merece ser visto.





Título Original: "El Sueño de una Noche de San Juan" (Espanha, Portugal, 2005)
Realizador: Manolo Gómez e Ángel de la Cruz
Intérpretes (vozes): Lúcia Moniz , Pedro Granger, Pedro Abrunhosa, Rita Blanco
Argumento: Ángel de la Cruz e Beatriz Iso baseados na obra de William Shakespeare
Fotografia: Arturo Kress
Género: Animação/Fantasia/Infantil
Duração: 85 min
Sítio Oficial: http://www.osonhodeumanoitedesaojoao.com/

0 comentários: