27 de novembro de 2005

"Os 100 Mais do Cinema Fantástico" por António Pascoalinho


70 - 61


61.O Uivo da Fera
tít. orig.- The Howling (USA 1980)
real. Joe Dante

Hoje considerado como autêntico cult-movie, este filme de Joe Dante marcou o início de uma nova era no mundo fílmico dos lobisomens. As fabulosas transformações, os ataques massivos das feras e o ambiente de pavor constante fizeram a história. Quando uma jornalista é enviada para uma estranha comunidade na Califórnia, como terapia de recuperação para um trauma sexual, longe estava de imaginar o sarilho em que se ia meter, num mundo onde os outros doentes se transformam à noite. Cheio de piadas doentias e de pequenos cameos de gente famosa, este filme caiu no goto das plateias sedentas de emoções. E percebe-se porquê!

62.O Desvendar de um Mistério
tít. orig.- The Changeling (Canadá 1980)
real.- Peter Medak

John Russell, compositor, perde a mulher e a filha num acidente de viação. Tem necessidade de isolamento para continuar o seu trabalho. E por isso aluga uma mansão Victoriana, inabitada há 50 anos e supostamente assombrada. Mas, curiosamente, Russell não é vítima de nenhuma agressão: o fantasma do imóvel, uma criança cobardemente assassinada 50 anos antes, grita por vingança e vai encontrar no nosso herói um inesperado aliado, também ele marcado pelos infortúnios do destino. Tudo é construído de forma muito subtil, sem grandes efeitos especiais nem redundâncias. E George C. Scott voltava aqui a um grande papel, 10 anos depois de Patton.

63.O Homem Elefante
tít. orig.- Elephant Man (USA 1980)
real.- David Lynch

John Merritt é um homem desfigurado, maltratado e exposto como atracção de feira. Chamam-lhe elefante, e tratam-no como a um animal. Mas, debaixo de tanta fealdade, esconde-se uma alma inteligente e sensível, que um médico Londrino se vai encarregar de revelar ao Mundo e de integrar na sociedade preconceituosa do seu tempo. A neurofibromatose de que sofre o paciente, não lhe afectou o cérebro. Merritt fala, lê e tem inclusivé muita veia artística. Mas os seus pares humanos não estavam preparados para tamanho choque. E isso conduzirá à tragédia. John Hurt e Anthony Hopkins têm neste filme dos melhores papéis das suas carreiras. E aqui surgiu também a confirmação de um grande realizador: David Lynch.

64.Sexta-Feira 13
tít. orig.- Friday the 13th. (USA 1980)
real.- Sean S. Cunningham

Primeiro opus de uma série de filmes dedicada a assassínios explícitos e violentos, esta obra narra uma sucessão de homicídios que ocorre num campo de férias, perpetrada por uma mulher que acusa os monitores e frequentadores do campo de terem deixado morrer o filho num acidente de barco, por falta de atenção. À catanada, à machadada, ou a tiro com arco, todos os potenciais suspeitos são eliminados. Jason Voorhees foi a criança deixada para morrer, mas ele será o maior ícone do Cinema de Terror dos anos 80 e 90. Uma obra charneira do chamado gore. Só para fanáticos!

65.O Império Contra-Ataca
tít. orig.- Empire Strikes Back (USA 1980)
real.- Irvin Kershner

Opus 2 das aventuras numa galáxia distante, muito distante, este filme encontra Luke Skywalker, Han Solo e a Princesa Leia escondidos no planeta gelado de Hoth, depois da destruição da Estrela da Morte, em Star Wars. É um prodígio de efeitos especiais, a complementação das premissas do primeiro filme e a mais bela introdução para o fim da trilogia (Return of the Jedi). Ficam na memória as batalhas na neve, a educação de Luke pelo grande mestre Yoda e a prisão de Han Solo em carbonite, às mãos do viscoso Jabba The Hutt. E serve como referência para não ter de incluir na minha lista os dois restantes membros desta ilustre história, que marcou o Cinema de Ficção Científica até aos nossos dias, como se prova pelo tão aguardado lançamento do primeiro filme da saga.


66.Scanners
tít. orig.- Scanners (Canadá 1980)
real.- David Cronenberg

Há homens com poderes telepáticos muitíssimo desenvolvidos. Os Scanners. Que lêem o pensamento. E cuja força mental pode fazer explodir o cérebro do vizinho do lado. A questão reside, pois, em utilizar tamanhos poderes ao serviço do Bem ou do Mal. E é essa a dicotomia que Cronenberg explora em mais um dos seus filmes de paranóia urbana. Cameron Vale (Stephen Lack) é o Scanner bom, membro da associação governamental que protege a sua raça. Darryl Revok (outra genial composição de vilão por Michael Ironside) é o mau, capaz de aspirar a controlar a Terra se os seus poderes aniquilarem tudo o resto. Os dois são irmãos. E o duelo entre ambos faz aquecer o écran. Num filme original, irrepreensível e angustiante. Conhecemos a telepatia e a telequinésia. Poderão alguma vez as capacidades paranormais do ser humano chegar tão longe, ou não será mais que uma ficção excepcionalmente elaborada?

67.O Nevoeiro
tít. orig.- The Fog (USA 1980)
real.- John Carpenter

Sobre uma pequena cidade à beira-mar, paira uma ameaça antiga. A de que os espíritos dos marinheiros naufragados naquela costa, voltarão um dia envoltos num denso nevoeiro em busca de vingança. Na estação de rádio que emite a partir do farol local, uma jornalista anuncia a aproximação do nevoeiro. E dá entrada a horas de verdadeiro terror, de onde só os mais fortes escaparão com vida. Este é um filme de medos à antiga, extremamente bem escrito e realmente perturbante. E, ao contrário do que diz, foi neste filme e não no Halloween H20, que a rainha do terror Jamie Lee Curtis e sua mãe Janet Leigh trabalharam juntas pela primeira vez.

68.Shining
tít. orig.- The Shining (Inglaterra 1980)
real.- Stanley Kubrick

Um escritor em busca de inspiração aceita trabalhar como guarda de um hotel que vai ficar isolado durante o Inverno, de modo a conseguir avançar no seu último romance. Instalado com a mulher e um filho naquela enorme mansão, começa a ser afectado por visões e fantasmas, que o conduzirão à loucura e à transformação num perigoso assassino. Stephen King nunca gostou muito da adaptação que Kubrick fez da sua novela. Mas os esgares de Jack Nicholson, a angústia de Shelley Duvall e a sequência final no labirinto gelado fizeram do filme um objecto de culto.

69.Noite dos Mortos-Vivos, A
tít. orig.- The Evil Dead (USA 1980- distribuído em 1983)
real.- Sam Raimi

Maior cult-movie da zona "filme artesanal". Dois rapazes e três raparigas vão divertir-se para uma cabana nas montanhas. Vasculham tudo (estilo "a curiosidade matou o gato") e encontram uma cassette audio acompanhada de um livro de instruções para invocar demónios. O resto adivinha-se: vão ficando possuídos um a um, morrem, ressuscitam, atacam, mutilam, desmembram e praticam todas as atrocidades possíveis e imaginárias. Só se safa o bom do Ash (personagem que traria a fama ao actor Bruce Campbell), para dar entrada aos seguintes episódios da série. É a carnificina total. Um enorme banho de sangue e vísceras. Mas igualmente um filme muitíssimo divertido. Vá lá saber-se porquê!

70.Excalibur
tít. orig.- Excalibur (USA, Inglaterra 1981)
real.- John Boorman

Poderá um filme de enquadramento Histórico, situado na Idade Média, ser considerado Cinema Fantástico? Neste caso, penso que sim. Porque, mais que centralizado na demanda do Rei Artur e seus cavaleiros pelo Cálice Sagrado, o argumento deste filme acompanha a luta titânica dos dois feiticeiros da lenda, Merlin e Morgana, em busca do poder e do controlo do Universo. Os humanos são meros fantoches, os poderes, as armaduras reluzentes, a espada oferecida pela Dama do Lago e tudo o que se consegue fazer a cobro do mais denso dos nevoeiros, parecem ser o que mais importou ao realizador John Boorman. Que um dia, ao ser questionado sobre a impossibilidade de haver armaduras daquelas na Idade Média, respondeu: "Eu sei, mas fica bonito, não fica?".


0 comentários: