1 de novembro de 2005

"Wallace & Gromit in The Curse of the Were-Rabbit" por Nuno Reis




Em 1989 estreou o primeiro filme de Wallace and Gromit. Uma viagem à lua motivada pela falta de queijo levou este duo a vencer o BAFTA e a ser nomeado para o Oscar de animação. A partir desse momento o cinema de animação não voltou a ser o mesmo, o cinema de animação britânico tinha uma nova referência. O problema da animação, especialmente em plasticina, é o tempo que demora a criar um filme. Nick Park depois de 3 filmes com a incrível dupla conseguiu um contrato com a Dreamworks que o lançou para os blockbusters. Depois do êxito "Chicken Run" voltou aos seus velhos amigos Wallace e Gromit e fez um dos melhores filmes do ano.

Wallace e Gromit dirigem uma empresa anti-pragas. Com a aproximação do festival de vegetais toda a vila contratou os serviços deles. O problema é que sao incapazes de fazer mal aos coelhos por isso acabam por os guardar todos e Wallace tenta, com um invento, reeducá-los. Depois de todos os coelhos serem capturados um gigantesco monstro surge na noite e destrói as plantações, cabe aos anti-praga deterem essa criatura e salvarem o concurso antes que o terrível Victor Quartermaine o mate.

A animação em plasticina é perfeita, a história é e cativante e as personagens são geniais. As cenas de acção conseguem ser mais emocionantes e movimentadas que em muitos filmes de imagem real e os momentos de suspense, seguindo o modelo de alguns clássicos como "An American Werewolf in London" e "The Exorcist", são suficentemente assustadores para o público alvo, as crianças. Muitos repararão em detalhes como o cão ter estudado em Dogwarts (uma referência a Hogwarts, a escola de Harry Potter) mas mesmo quem não queira associar a outros filmes e veja este coelhomem por si só, ficará agradavelmente surpreendido. O filme pode ter menos de hora e meia mas são 85 minutos bem passados. Em Portugal o filme é antecedido pela curta-metragem "The Madagascar Penguins in a Christmas Caper", uma pequena história com o exército pinguim de "Madagascar".









Título original:Wallace & Gromit in The Curse of the Were-Rabbit” (Reino Unido, 2005)
Realizador: Nick Park e Steve Box
Intérpretes: vozes de Peter Sallis, Helena Bonham Carter e Ralph Fiennes
Argumento: Bob Baker, Steve Box, Mark Burton
Fotografia: Tristan Oliver, Dave Alex Riddett
Música: Julian Nott
Género: Animação, Aventura, Comédia
Duração: 85 min.
Sítio oficial: http://www.wandg.com/

0 comentários: