22 de dezembro de 2005

”The Family Stone” por Nuno Reis



Estão aí os filmes de Natal. Entre vários dramas e comédias, surge esta jóia. Este trabalho de Bezucha conta as aventuras natalícias da família Stone.
Everett leva a namorada para o Natal dos Stone, ele pretende pedir à mãe o anel de noivado que vem casando a família há duas gerações. A mãe, como quase toda a família, não simpatiza com Meredith e demonstra-o. Só que ela tem uma razão suplementar para esse desagrado: é o seu último Natal e quer ter a certeza que a família será feliz. Meredith, pelo contrário, fica tão infeliz que obriga a irmã a vir a esta festa.
O filme fala de amor e das relações interpessoais. Nos dias que antecedem o Natal ocorrem várias situações que vão pôr à prova a união familiar e ameaçar a alegria festiva. É polémico, sem dúvida. Uma mãe a comentar a primeira vez da filha não acontece em muitos filmes. Um dos casais é homossexual, eles são de raças diferentes e um deles é deficiente auditivo. Mais polémico só se fossem adoptar… e por acaso vão.
A nível de interpretações é daqueles filmes que por ter tantas estrelas quase não tem nenhuma em destaque. A vantagem é que assim ninguém tem tempo para fazer más interpretações.
O argumento é totalmente previsível, e acaba por nunca surpreender. Tem momentos divertidos mas nem por isso as gargalhadas ouvidas na sala serão efusivas. No geral posso dizer que toda a história – amores antigos reencontrados, uma pessoa em fase terminal, conflitos entre irmãos - faz lembrar “The Royal Tenembaums” apesar de ser bastante mais fraco. É Natal por isso perdoa-se.






Título Original: “The Family Stone" (EUA, 2005)
Realização: Thomas Bezucha
Intérpretes: Diane Keaton, Craig T. Nelson, Rachel McAdams, Sarah Jessica Parker, Claire Danes, Luke Wilson, Tyrone Giordano, Dermot Mulroney
Argumento: Thomas Bezucha
Fotografia: Jonathan Brown
Música: Michael Giacchino
Género: Comédia, Drama, Romance
Duração: 102 min.
Sítio Oficial: http://www.thefamilystonemovie.com/

0 comentários: