1 de dezembro de 2005

"Os 100 Mais do Cinema Fantástico" por António Pascoalinho


60 - 51


51.Suspiria
tít. orig.- Suspiria (Itália 1977)
real.- Dario Argento

Jennifer Connely é a bela estudante Americana que desemboca na Suíça para se inscrever numa Academia de Dança, apenas para descobrir que o edifício é a fachada de um ninho de feiticeiras. As aspirantes a bailarinas vão desaparecendo uma a uma, entre rolos de arame, lesmas que caem do tecto e muitos golpes de facada. O sangue mistura-se com o vermelho das paredes e o pesadelo parece não ter fim. Relembro a morte da enforcada que fica suspensa partindo um vitral e o esventramento do pianista cego pelo fiel cão de guarda, obviamente possuído pelas feiticeiras. O resto é Terror, muito Terror. E do bom!

52.Encontros Imediatos de 3º Grau
tít. orig.- Close Encounters of the Third Kind (USA 1977)
real.- Steven Spielberg

Um grupo de pessoas que presenciara a passagem de discos voadores em diversos pontos do planeta Terra, é de alguma forma mística atraído para um monte onde algo de muito especial se vai passar. Ao lá chegarem, essas pessoas vão encontrar instalada uma base científica, já que um disco voador gigante se aproxima, e a grande vontade da Humanidade é comunicar com os seus ocupantes. O que acaba por conseguir! Relato intenso de uma ficção possível, este filme marca a homenagem de Steven Spielberg a todos os estudiosos de UFO's e fenómenos paranormais. E é um verdadeiro delírio visual, graças aos seus efeitos especiais!

53.Superman- o Filme
tít. orig.- Superman (USA 1978)
real.- Richard Donner

Nos estúdios Ingleses de Shepperton e Pinewood, 3 anos de preparação deram origem às novas aventuras do Homem de Aço. Tímido jornalista do Daily Planet, Clark Kent esconde uma identidade secreta: a de Superman, o eterno vigilante pacifista com super-poderes, que apenas teme uma coisa: a Kriptonita Verde, uma pedra originária do seu planeta natal, Krypton. E não é que o arqui-vilão Lex Luthor está mesmo disposto a usar essa pedra para retirar os poderes a Superman e conquistar o Universo? Christopher Reeve teve aqui o seu primeiro grande papel. E as sequências em que o herói voa sobre a cidade, sem se verem os cabos que o sustentam, ficaram famosas.

54.A Fúria
tít. orig.- The Fury (USA 1978)
real.- Brian De Palma

Mais poderes paranormais na carreira de De Palma, como em Carrie. Desta vez, com adolescentes munidos de telequinésia, que uma associação secreta faz questão em controlar e lançar como armas de guerra. Kirk Douglas é o ex-agente secreto capaz de tudo para proteger o filho (um desses freaks dos super-poderes). John Cassavetes o malvado cabecilha da organização de malfeitores. A batalha vai ser terrível. Vai muito para além das armas tradicionais. E conta com corpos que implodem à custa dos poderes mentais. Uma excelente introdução ao que viria a ser o universo dos Scanners.

55.Halloween- o Regresso do Mal
tít. orig.- Halloween (USA 1978)
real.- John Carpenter

Um filme perfeito que é quase um exercício fílmico, com o medo a ser transmitido pelas filmagens com câmara subjectiva. Na noite de Halloween, um louco regressa a casa, ele que não é menos que a pura reincarnação do Mal. O médico que o tratou pressente o perigo. Mas, na pacata cidade de Haddonfield, ninguém suspeita de nada. Assim sendo, por entre máscaras, abóboras e velinhas, muitos são os que vão sentir na carne o poder do assassino, enquanto a "rainha do horror" Jamie Lee Curtis se junta ao dito médico em busca da sobrevivência. O assassino Michael Myers e a sua máscara branca moldada segundo William Shatner, são ainda hoje verdadeiros pontos de referência do Cinema de Terror.

56.Os Olhos da Montanha
tít. orig.- The Hills Have Eyes (USA 1978)
real.- Wes Craven

A família Carter atravessa de caravana a vastidão deserta do interior Americano, quando é atacada por um grupo de canibais selvagens. O pai é crucificado, regado com petróleo e incendiado. A mãe recebe um tiro no estômago e é deixada para morrer. A filha violada e o seu bébé encaminhado para o caldeirão dos canibais. Para o resto da família Carter, é a luta pela sobrevivência. Com a ajuda dos fiéis Lobos da Alsácia, eles vão recorrer aos mais primários instintos de sobrevivência e tentar inverter os valores. Mas será que conseguem? A angústia mantém-se durante todo o filme.


57.Os Passageiros do Tempo
tít. orig.- Time After Time (USA 1979)
real.- Nicholas Meyer

E se H.G.Wells tivesse mesmo inventado uma máquina do tempo, e partisse nela rumo ao futuro em perseguição de Jack o Estripador, que entretanto se "pisgara" na mesma máquina, rumo ao século XX? Pois é mesmo essa a proposta desta produção Britânica dos finais da década de 70. Malcolm McDowell é o famoso escritor/cientista, espantado com carros e aviões, que vai apaixonar-se por uma moderna Americana. Mary Steenburgen é a beldade que garante a adaptação do herói a uma nova realidade. E David Warner o perverso vilão, disposto a prosseguir no presente os mesmos hediondos crimes do passado. O conjunto, esse, é muitíssimo divertido.

58.Amityville, a Mansão do Diabo
tít. orig.- The Amityville Horror (USA 1979)
real.- Stuart Rosenberg

Talvez o exemplo mais conseguido do Cinema de Terror na sua vertente "Casas Assombradas", este Amityville foi um verdadeiro percursor do género. Uma família muda-se para uma velha mansão de Long Island, supostamente assombrada, apenas para descobrir o significado da palavra "supostamente". Os objectos ganham vida, tudo é ameaçador, e nem mesmo o padre local (Rod Steiger) consegue apresentar explicações plausíveis para o mistério. É um filme com todos os defeitos e virtudes do género, mas a moda deve ter pegado, já que o mesmo deu origem a pelo menos 5 sequelas.

59.Alien, o 8º Passageiro
tít. orig.- Alien (USA 1979)
real.- Ridley Scott

Numa nave espacial à deriva, seguem 6 humanos e um robot. Guiados por um estranho pedido de socorro galáctico, aterram num planeta desconhecido, onde a espécie dominante havia sido morta por uma qualquer outra espécie. Azar dos azares: um membro da raça letal é transportado para a nave humana, vindo a transformar-se no inimigo mais poderoso que a nossa raça alguma vez teve de defrontar. Escuro, com um visual arrepiante e muitos, muitos sustos, este é o filme de terror favorito de uma enorme galeria de fanáticos. Só de olhar para a criatura idealizada por H.R.Giger, percebe-se porquê.

60.Inferno
tít. orig.- Inferno (Itália 1980)
real.- Dario Argento

Uma das obras-primas do mestre do gore Italiano. A segunda parte da trilogia das "Três Mães", sobre as mais poderosas feiticeiras do Mundo, passa-se numa secular mansão de Nova York. Um homem que procura a irmã desaparecida vai encontrar um mundo de Horror. Janelas que decapitam, ratazanas sanguinárias, cadáveres subaquáticos, enfim, a receita habitual de Dario Argento, com vermelhos sangue e azuis carregados, pontuada pela batida rock de Keith Emerson e um grafismo irrepreensível. Sou daqueles que acham que nunca se produziu Terror Europeu com tanta qualidade como em Itália, e este é, com certeza, um dos seus melhores exemplos.


2 comentários:

Anónimo disse...

A J. Connely não entra no Suspiria. Há aí uma ligeira troca de actrizes.

Anónimo disse...

A confusão deve ter sido com Jessica Harper.

Estou curioso, se estes são apenas dos 100 melhores, quais serão os 50 melhores?