17 de dezembro de 2005

"Os 100 Mais do Cinema Fantástico" por António Pascoalinho


30 - 21


21.Uma Questão de Vida ou de Morte
tít. orig.- A Matter of Life and Death (Inglaterra 1947)
real.- Michael Powell e Emeric Pressburger

Piloto de caças, o Inglês Peter Carter é abatido em pleno voo pelo inimigo. Enquanto o avião se despenha, lança um último pedido de alerta, que é ouvido por uma operadora de rádio Americana. Peter fica apaixonado por aquela voz. Entre a vida e a morte, é operado por uma equipa de cirurgiões enquanto, à entrada do Céu, deve defender-se em tribunal sobre se merece ou não mais uns anos de vida. E decide invocar o seu novo amor! Powell e Pressburger construiram aqui um dos filmes mais belos e sensíveis jamais realizado. Pena que as Televisões o Video não o difundam com regularidade!

22.No Dia em que a Terra Parou
tít. orig.- The Day the Earth Stood Still (USA 1951)
real.- Robert Wise

O meu filme de Ficção Científica favorito. Uma raça extra-terrestre decide dar um exemplo à raça humana, demasiado envolvida em guerras para prevenir o seu futuro. Para tal, envia até nós um disco-voador, onde um ser de forma humana e um robot viajaram anos a fio. O aviso é claro: ou os humanos param com as hostilidades e rumam à coexistência pacífica, ou os aliens terão de tomar medidas. E, para provar o seu poder, os relógios da Terra param ao meio-dia, deixando todos os humanos em suspenso. Serão os dirigentes da Terra capazes de assimilar a mensagem?

23.Os Contos da Lua Vaga
tít. orig.- Ugetsu Monogatari (Japão 1953)
real.- Kenji Mizoguchi

Durante as Guerras Civis no Japão do século XVI, um oleiro (Genjuro) e o seu cunhado (Tobei) habitam as margens do lago Biwa. Tobei sonha tornar-se samurai, Genjuro em ser rico, para agradarem às respectivas mulheres. Mas, com a sua pequena aldeia ameaçada por guerreiros, eles vão ter de fugir. E entram no mundo do maravilhoso, onde Tobei vê realizado o seu sonho de guerreiro e Genjuro descobre os prazeres carnais com uma bela cortesã. Mas o "regresso à Terra" vai ser cheio de amargura. Mizoguchi conseguiu aqui o mais poético dos seus "filmes de samurais". E que só por má vontade não deverá ser elevado à categoria de obra-prima.

24.20.000 Léguas Submarinas
tít. orig.- 20 Thousand Leagues Under the Sea (USA 1955)
real.- Richard Fleischer

Para destruir um monstro marinho que ameaça as águas do Pacífico, a Marinha Americana prepara uma expedição que leva a bordo o arpoador Ned Land e o professor Aronnax, especialista em biologia marítima. A quando do ataque, descobre-se que o famoso monstro é afinal um submarino, o Nautilus. Aos comandos, o Capitão Nemo… Desta adaptação da obra de Jules Verne, ressaltam as belas imagens de fotografia subaquática, a luta de Kirk Douglas com o polvo e o enorme espírito de aventura. Um filme imortal, para gente de todas as idades!

25.O Sétimo Selo
tít. orig.- Det Sjunde Insiglet (Suécia 1956)
real.- Ingmar Bergman

No século XIV, uma epidemia de peste assola a Suécia. Um cavaleiro e o seu escudeiro, de regresso das Cruzadas, encontram a Morte numa praia deserta. O cavaleiro propõe à "Ceifeira" uma partida de xadrez, como forma de passar o tempo e buscar a unidade do Universo. Não temendo a Morte, o nosso herói apenas busca a resposta para as suas dúvidas metafísicas. Mas, quando a encontra, assina a sua própria perdição. Fiel aos seus princípios de austeridade fílmica, Ingmar Bergman assina aqui a sua obra mais aclamada. Num preto-e-branco de eleição, entre o fundamentalismo da religião e a esperança inata ao ser humano. Uma das obras mais citadas em todas as escolhas como melhor filme!

26.O Sentenciado
tít. orig.- The Incredible Shrinking Man (USA 1957)
real.- Jack Arnold

Envolto por uma estranha nuvem e vítima de raios solares misteriosos, um homem vai diminuindo de tamanho até se reduzir à forma atómica. Pelo caminho, vai vivendo numa casa de bonecas, combatendo aranhas com alfinetes e fugindo primeiro do gato e depois das moscas, que para ele surgem como monstros horrendos, dado o seu tamanho diminuto. Para dar ao espectador a ilusão do encolhimento do protagonista, foram construídos 14 décors de diferentes tamanhos, elevando-se ou baixando à medida que o herói é suposto diminuir. Por outro lado, a cave onde o herói cai, mero armazém de tralha inútil durante toda uma vida, revela-se um universo terrífico, bem mais povoado que a própria selva Amazónica. Por tudo isto, este filme é obrigatório!

27.A Noite do Demónio
tít. orig.- Night of the Demon (USA 1957)
real.- Jacques Tourneur

O cientista Americano John Holden anda preocupado com a morte violenta de um seu colega, o professor Harrington. Decide investigar, e as pistas conduzem-no ao Dr. Karswell, também ele cientista e suspeito de Demonologia. Fascinado pelas investigações de Karswell, Holden nem suspeita que é ele o próximo nome na lista de vítimas de um demónio que o perverso Dr. se habituara a adorar e a invocar qundo necessário. Dana Andrews está fabuloso no seu underacting habitual, e as sequências de transmissão do pergaminho são do mais puro suspense que jamais vi. Para quem não conhece esta obra, eis um must absoluto!

28.A Múmia
tít. orig.- The Mummy (Inglaterra 1959)
real.- Terence Fisher

Nos tempos do Egipto ancestral, o sacerdote Kharis tenta por todos os meios reviver a sua amada morta, a princesa Ananka, graças aos poderes de um papiro mágico. Condenado à morte por tamanho sacrilégio, acaba mumificado vivo e sepultado junto à sua princesa, de modo a guardá-la por toda a Eternidade. 4000 anos mais tarde, arqueólogos quebram o selo do sarcófago e enviam-no para Londres. Kharis acorda…É o início de mais um reino de terror, com o professor (Peter Cushing) em combate contra o terrível sacerdote (Christopher Lee). O filme não é um remake da versão de Karl Freund, realizada em 1932 com Boris Karloff, mas parece-me a mais conseguida das dezenas de adaptações da história da múmia assassina realizadas até hoje.

29.Os Olhos sem Rosto
tít. orig.- Les Yeux sans Visage (França 1959)
real.- Georges Franju

Neuro-cirurgião de renome, o doutor Génessier vai à morgue identificar o corpo da filha, morta num acidente. Só que, na verdade, a filha sobreviveu, ficou foi desfigurada. O objectivo do médico é então conseguir retirar a máscara dérmica de uma bonita rapariga, para poder implantá-la na filha através da cirurgia plástica, e assim devolver-lhe o rosto perdido. Quando a operação corre mal, a solução é continuar a matar mais belas jovens, até lograr atingir os objectivos. Filme estranho e rebuscado, mas perturbantemente fascinante.

30.Viagem ao Centro da Terra
tít. orig.- Journey to the Center of the Earth (USA 1959)
real.- Henry Levin

Nova adaptação de um livro de Jules Verne ao Cinema. Acompanhamos uma expedição de sábios e aventureiros à procura de um hipotético centro da Terra. De uma montanha na Islândia onde entram no subsolo, até à cratera de um vulcão Siciliano, por onde são de novo cuspidos para a superfície. Pelo meio, cenários gigantescos, monstros pré-históricos, correntes de lava e rios de corrente fortíssima. Mas também entreajuda, amor e teorias científicas. Uma mescla de ficção e aventura, num filme bem conseguido.


0 comentários: