31 de janeiro de 2005

Goya 2005


Foram ontem à noite divulgados os vencedores dos Goya 2005, os prémios de cinema espanhol. "Mar Adentro", de Alejandro Amenábar, foi o grande vencedor arrecadando 14! categorias, das 15 para que estava nomeado. Deixo-vos com a lista:



MELHOR FILME
"Mar Adentro" de Alejandro Amenábar


MELHOR REALIZADOR
Alejandro Amenábar por "Mar Adentro"


MELHOR ACTOR
Javier Bardem por "Mar Adentro"


MELHOR ACTRIZ
Lola Dueñas por "Mar Adentro"


MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO
Celso Bugallo por "Mar Adentro"


MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA
Mabel Rivera por "Mar Adentro"


ACTOR REVELAÇÃO
Tamar Novas por "Mar Adentro"


ACTRIZ REVELAÇÃO
Belén Rueda por "Mar Adentro"


MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL
Alejandro Amenábar e Mateo Gil por "Mar Adentro"

MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO
Rivera por "The Motorcycle Diaries"

MELHOR DOCUMENTÁRIO
"El milagro de Candeal"

MELHOR FILME EUROPEU
"Gegen die wand" de Fatih Akin

MELHOR FILME ESTRANGEIRO FALADO EM ESPANHOL
"Whisky" de Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll

MELHOR MONTAGEM
Maldonado por "El Lobo"

MELHOR FOTOGRAFIA
Aguirresarobe por "Mar adentro"

MELHOR BANDA SONORA
Amenábar por "Mar adentro"

MELHOR TEMA
"Zambie Mameto" de Brown e Mateus, por "El milagro de Candeal"

MELHOR DIRECÇÃO ARTÍSTICA
Gil Parrondo por "Tiovivo c.1950"

MELHOR GUARDA ROUPA
Blake por "El puente de San Luis rey"

MELHOR MAQUILHAGEM
Allen e Puigcerber por "Mar adentro"

MELHOR SOM
R. Steinberg, Raposo, Ferro e M. Steinberg por "Mar adentro"

MELHORES EFEITOS VISUAIS
Abades, Pascual e Lorenzo por "El Lobo"

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
"P3K.Pinocho 3000"

MELHOR CURTA METRAGEM
"Diez Minutos"

MELHOR CURTA METRAGEM DE ANIMAÇÃO
"El enigma del chico croqueta"

MELHOR CURTA METRAGEM DOCUMENTAL
"Extras"

GOYA DE HONRA
José Luis López Vázquez


30 de janeiro de 2005

Festival de Sundance falado em português


Termina hoje o Festival de Sundance de 2005, um dos mais prestigiados a nível mundial. Dos inúmeros prémios atribuídos, destaca-se a vítória na competição de melhor filme estrangeiro de "O Herói", dirigido por Zezé Gamboa, uma co-produção entre Portugal e Angola, que demorou 12 anos a ser realizada. O filme esteve duas semanas em exibição em Portugal, tendo sido apresentado ao nosso país pelo Fantasporto 2004 - Festival Internacional de Cinema do Porto.


Prémios Lumière


Divulgamos hoje os vencedores dos Prémios Lumière, iniciativa da ABCine - Academia de Blogs de Cinema, e trabalhada pelo Hollywood. Aqui ficam os melhores de 2004:



MELHOR FILME
"Eternal Sunshine of the Spotless Mind"

MELHOR REALIZADOR
Quentin Tarantino

MELHOR ACTOR
Bill Murray

MELHOR ACTRIZ
Kate Winslet

MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO
Benicio del Toro

MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA
Darryl Hannah

ACTOR REVELAÇÃO
Freddie Highmore

ACTRIZ REVELAÇÃO
Bryce Dallas Howard

MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL
"Eternal Sunshine of the Spotless Mind"

MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO
Finding Neverland

MELHOR DOCUMENTÁRIO
"Farheneith 9/11"

MELHOR FILME ANIMADO
"The Incredibles"

MELHOR BANDA SONORA
"Lost in Translation"

MELHOR TEMA
Everybody´s Gotta Learn Sometimes – Beck

MELHOR MONTAGEM
"Kill Bill: Vol. 2"

MELHOR DIRECÇÃO ARTISTICA
"Phantom of the Opera"

MELHOR CINEMATOGRAFIA
"The Village"

MELHOR MAQUILHAGEM
"Monster"

MELHOR GUARDA ROUPA
"Phantom of the Opera"

MELHOR EFEITOS VISUAIS
"The Day After Tomorrow"

MELHOR EFEITOS SONOROS
"I, Robot"

MELHOR SOM
"Kill Bill Vol. .2"

MELHOR FILME EM PORTUGUES
"Carandiru"

MELHOR REALIZADOR EM PORTUGUÊS
Hector Babenco

MELHOR ACTOR EM PORTUGUES
Rodrigo Santoro

MELHOR ACTRIZ EM PORTUGUÊS
Beatriz Batarda

PREMIO ESPECIAL ABCINE
MARLON BRANDO

29 de janeiro de 2005

Óscares 2005 - Os nomeados



CURTA-METRAGEM DOCUMENTAL



Uma categoria bastantante ignorada pelo público em geral e se, em relação à curta-metragem de imagem real mas ficcional, o desinteresse pelo mercado comercial é elevado, então o que dizer da curta documental, que raramente tem a possibilidade de ser apreciada (mesmo no Festival Internacional de Curtas de Vila do Conde)? Para começar esta abordagem, "Autism is a World", de Gerardine Wurzburg, que pode bisar na conquista da estatueta, visto já a ter vencido em 1992 com "Educating Peter". Como o próprio nome indica, esta curta aborda o tema do autismo, tendo acompanhado a realizadora uma criança que encerra em si esta delicada doença. Para quem tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre esta produção, pode aceder aqui. Noutra vertente temática, "The Children of Leningradsky", uma dramática experiência sobre crianças sem-abrigo que vivem no metro de Moscovo, vivendo à base do que lhes é dado, marca a estreia dos polacos Andrzej Celinski e Hanna Polak na corrida aos Óscares. Em seguida, "Hardwwod", que revela o também estreante Hubert Davis na realização, vem demonstrar como as decisões do seu pai, o ex-Globetrotter (equipa de basquetebol norte-americana especializada em entertenimento) o afectaram, especialmente o amor por este desenvolvido por uma mulher branca, no tempo em que o racismo era o prato forte do dia a dia nos EUA. Para mais informações sobre o documentário, basta visitar a página oficial.
Em quarto lugar, o regresso de Robert Hudson e Bobby Houston às nomeações, depois de "Mighty Times: The Legacy of Rosa Parks", agora com "Mighty Times: The Children's March", onde é retratada a luta que um grupo de crianças de Birmingham travou, em Alabama, nos EUA, contra a segregação. Um regresso a 1963 e auma época de constante agitação social. Para terminar, "Sister's Rose Passion", um polémico documentário sobre Rose Thering, uma freira que liderou no Vaticano uma luta activa contra a doutrina cristã que culpa os Judeus pela morte de Jesus. Uma vitória celebrada em todo o mundo judeu, vindo inúmeros orgãos de comunicação relatar a felicidade destes por uma nomeação que se opõem totalmente a ideia contida em "The Passion of the Christ" de Mel Gibson. Para resumir, uma categoria ostracizada ao abandono no nosso país, que concerteza passará ao lado na noite de 27 de Fevereiro.



O desconhecimento do autismo visto pelo olhar de uma câmara.



"Mighty Times: The Children's March" e "Sister's Rose Passion" integram o lote de nomeados.



O metro moscovita encerra um terrível modo de vida



A vida de um ex-Globetrotter retratada em cinema.


28 de janeiro de 2005

Óscares 2005 - Os nomeados


CURTA-METRAGEM


Numa categoria que, e em relação aos hábitos de exibição em Portugal, são muito diminutos, será importante dar uma luz sobre os nomeados deste ano para Melhor Curta-Metragem de imagem real.
"Everything in this Country Must", um filme do estreante Gary McKendry, conta a história de um jovem soldado inglês que mata, num acidente de carro, uma mulher e a sua filha. Uma nomeação surpresa, e que deverá ser o nome menos sonante na corrida para a estatueta. Em seguida, "Little Terrorist", uma co-produção britanico-indiana, e vencedora de alguns prémios internacionais, reporta a hisória de um miúdo paquistanês que acidentalmente atravessa a fronteira entre a Índia e o Paquistão, vindo a ser ajudado por um professor hindu. Esta obra de 15 minutos, do também estreante Ashvin Kumar, foi realizada com um orçamento muito baixo, tendo inclusive o seu realizador colocado um anúncio na internet para recrutar membros para a sua equipa. Actualmente, Kumar encontra-se a realizar a sua primeira longa-metragem, com o reputadíssimo (em terras de Bollywood) Irfaan Kahn no principal papel.
"7:35 de la Mañana", do espanhol Nacho Vigalondo (que também é pela primeira vez nomeado para um galardão da Academia) mostra-nos como de um dia para o outro pode mudar o café onde tomamos o pequeno-almoço. E se todos os clientes começassem a cantar e a dançar? Uma curta multi-premiada, que esteve inclusive nomeada na sua categoria nos European Film Awards. Da Nova-Zelândia (uma cinematografia que os espectadores portugueses já se habituaram a poder seguir nas edições do Fantasporto) chega "Two Cars, One Night" dos debutantes Taika Waititi e Ainsley Gardiner, onde se demonstra que o amor pode aparecer em qualquer sítio, mesmo num parque de estacionamento... Um filme aclamado em Berlim, na Nova-Zelândia e, agora, nos EUA, pode ser conhecido com mais detalhe na sua página oficial.
Para terminar, "Wasp", da britânica Andrea Arnold (que completa o lote de realizadores que se estream nas nomeações da Academia) relata as dificuldades de Zoë, mãe solteira de quatro filhos, dar de comer a todos eles. Até que uma antiga pessoa que havia feito parte da sua vida regressa, trazendo com ela uma centelha de esperança.



"7:35 de la Mañana" oferece a segunda nomeação ao país vizinho.


"Two Cars, One Night" ameaça a conquista de um Óscar.



"Little Terrorist" e "Wasp" imprimem um tom dramático à selecção.


26 de janeiro de 2005

Óscares 2005 - Os nomeados


CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO


Começamos então hoje uma análise aos nomeados em cada uma das 24 categorias, selecção divulgada ontem ao príncipio da tarde (hora portuguesa). Uma primeira visão realça logo uma constatação: mais uma vez, o premiado do CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho está nomeado para Óscar. Depois de em 2003 "Harvey Krumpet" juntar ao prémio espinhense de melhor filme ao óscar de melhor curta de animação, agora "Ryan", de Chris Landreth (que já havia sido nomeado em 1995 por "The End") pode juntar ao Grande Prémio CINANIMA 2004 e ao Canal+ Award, que premeia a melhor curta de animação no Festival de Cannes, o tão aguardado Óscar que lhe falhou à 10 anos atrás. "Ryan" conta a história de Ryan Larkin, um animador canadiano dos anos 60, um mestre do National Film Board of Canada, e será - na minha opinião - o grande favorito à estatueta. Filmado com inovadores e excitantes processos de animação, em três dimensões, "Ryan" utiliza o que o seu realizador apelida de realismo psicológico, visto que a desde a captura de movimentos (que não é feita de imagem real) e o surgimento das personagens como que desfeitas imprimem uma irrealidade inquietante, mas deveras impressionante.
Outro dos nomeados, "Birthday Boy" (que foi igualmente exibido no CINANIMA 2004), é uma animação que marca uma parceria entre a Austrália e a Coreia, realizada por Sejong Park. Uma belíssima história de um rapaz durante a Guerra da Coreia, que ao chegar a casa depois de passar o seu tempo a brincar, descobre um presente de aniversário que muda a sua vida, numa animação em 3D por computador. "Gopher Broke", outro dos candidatos, chega pela mão do norte-americano Jeff Fowler, o qual se inicia nas nomeações para galardões da melhor maneira. Melhor do que uma sinopse da curta, é mesmo ver o teaser trailer aqui.
Continuamos a análise dos nomeados, agora com "Guard Dog", do inevitável Bill Plympton, que repete a nomeação de 1987, naquela altura com "Your Face". Porque é que os cães ladram a inocentes como pombas ou esquilos? Esta animação, feita em desenho sobre acetato irá dar a resposta a tão pertinente questão... Mas para quem não viu esta curta, mais uma exibida no CINANIMA 2004, e não puder esperar, sempre pode dar uma olhadela no trailer aqui. Para terrminar, "Lorenzo", dos estreantes Mike Gabriel e Baker Bloodworth, uma animação muito assente nos padrões Disney, conta a história de um gato que fica abismado quando descobre que a sua cauda ganhou vida própria.
Boas indicações chegam, de facto, Das nomeações dos Óscares para a animação em forma de curta-metragem.



"Ryan", "Birthday Boy" e "Guard Dog", respectivamente, são três fortes candidatos à vitória.



"Gopher Broke" é uma divertida proposta de Jeff Fowler.



A estética Disney completamente visível em "Lorenzo"


E os piores do ano são....



Deixo-vos a lista dos nomeados para os Razzie, os anti-Oscares que este ano ao cotrário do habitual na véspera da cerimónia mais aguardada do mundo cinematográfico irão indicar aquilo que de pior foi feito ao longo do ano e do quarto de século. Um momento para apreciar o que se faz de mau e para dar mais algum valor ao que se fez de bom. Já agora, para piores do quarto de século não entraram filmes de 2004 mas bastantes de 2003, será sinal de um aumento na qualidade?


Pior Filme


"Alexander"
"Catwoman"
"Superbabies: Baby Geniuses 2"
"Surviving Christmas
"White Chicks"

Pior Actor


Ben Affleck - "Jersey Girl", "Surviving Christmas"
George W. Bush - "Fahrenheit 9/11"
Vin Diesel - "Chronicles of Riddick"
Colin Farrell - "Alexander"
Ben Stiller - "Along Came Polly", "Anchorman", "Dodgeball","Envy" e "Starsky & Hutch"

Pior Actriz

"
Halle Berry - "Catwoman"
Hilary Duff - "Cinderella Story" e "Raise Your Voice"
Angelina Jolie - "Alexander" e "Taking Lives"
Mary-Kate & Ashley Olsen - "New York Minute"
Shawn & Marlon (As Irmãs Wayans) / "White Chicks"

Pior casal cinematográfico


Ben Affleck & OU Jennifer Lopez OU Liv Tyler - "Jersey Girl"
Halle Berry & OU Benjamin Bratt OU Sharon Stone - "Catwoman"
George W. Bush & OU Condoleeza Rice OU Cabra de estimação - "Fahrenheit 9/11"
Mary-Kate & Ashley Olsen - "New York Minute"
The Wayans Brothers (Com ou sem vestido) - "White Chicks"

Pior Actriz secundária


Carmen Electra - "Starsky & Hutch"
Jennifer Lopez - "Jersey Girl"
Condoleeza Rice - "Fahrenheit 9/11"
Britney Spears - "Fahrenheit 9/11"
Sharon Stone - "Catwoman"

Pior Actor Secundário


Val Kilmer - "Alexander"
Arnold Schwarzenegger - "Around the World in 80 Days"
Donald Rumsfeld - "Fahrenheit 9/11"
Jon Voight - "Superbabies: Baby Geniuses 2"
Lambert Wilson - "Catwoman"

Pior realizador


Bob Clark - "Superbabies: Baby Geniuses 2"
Renny Harlin/Paul Schrader - "Exorcist 4: The Beggining"
Pitof - "Catwoman"
Oliver Stone - "Alexander"
Keenan Ivory Wayans - "White Chicks"

Pior remake/sequela


"Alien Vs. Predator"
"Anacondas: hunt for the Blood Orchid"
"Around the World in 80 Days"
"Exorcist 4: The Beggining"
"Scooby-Doo 2: Monsters Unleashed"

Pior Argumento


"Alexander
"Catwoman"
"Superbabies: Baby Geniuses 2"
"Survivng Christmas"
"White Chicks"

Nomeações por Filme


7- "Catwoman"
6 - "Alexander"
5 - "White Chicks", "Fahrenheit 9/11"
4 - "Superbabies: Baby Geniuses 2"
3 - "Surviving Christmas", "Jersey Girl"
2 - "Around the World in 80 Days", "Exorcist 4: The Beggining", "New York Minute", "Starsky & Hutch"


Prémios Especiais “Pior dos nossos primeiros 25 anos”



Maior Falhado


Kim Basinger (Total de 6 Nomeações)
Angelina Jolie (Total de 7 Nomeações, 2 em 2004)
Ryan O’Neal (Total de 6 Nomeações)
Keanu Reeves (Total de 7 Nomeações)
Arnold Schwarzenegger (Total de 8 Nomeações, 1 em 2004)

Pior "Drama"


"Batlefield Earth (2000)
"The Lonely Lady" (1983)
"Mommie Dearest" (1981)
"Showgirls" (1995)
"Swept Away" (2002)

Pior "Comédia"


"Pluto Nash" (2002)
"The Cat in the Hat" (2003)
"Freddy Got Fingered" (2001)
"Gigli" (2003)
"Leonard Part 6" (1987)

Pior "Musical"


"Can't Stop the Music" (1980)
"From Justin to Kelly" (2003)
"Glitter" (2001)
"Rhinestone" (1984)
"Spice World" (1998)
"Xanadu" (1980)

25 de janeiro de 2005

Óscares 2005 - Nomeados


Foram hoje divulgados os nomeados para Óscar, destacando-se "The Aviator", com 11 nomeações, estando na calha para uma grande noite da entrega dos galardões, marcada para 27 de Fevereiro. Aqui ficam os premiados, sendo desde já de anunciar que o Antestreia irá dar relevo para todas as categorias, diariamente até à madrugada da cerimónia.



MELHOR FILME

"The Aviator"
"Million Dollar Baby"
"Sideways"
"Finding Neverland"
"Ray"

MELHOR REALIZADOR

Martin Scorcese - "The Aviator"
Clint Eastwood - "Million Dollar Baby"
Alexander Payne - "Sideways"
Taylor Hackford - "Ray"
Mike Leigh - "Vera Drake"

MELHOR ACTOR

Don Cheadle - "Hotel Rwanda"
Johnny Depp - "Finding Neverland"
Leonardo DiCaprio - "The Aviator"
Clint Eastwood - "Million Dollar Baby"
Jamie Foxx - "Ray"

MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO

Alan Alda - "The Aviator"
Thomas Haden Church - "Sideways"
Jamie Foxx - "Collateral"
Morgan Freeman - "Million Dollar Baby"
Clive Owen - "Closer"

MELHOR ACTRIZ

Annette Bening - "Being Julia"
Catalina Sandino Moreno - "Maria Full of Grace"
Imelda Staunton - "Vera Drake"
Hilary Swank - "Million Dollar Baby"
Kate Winslet - "Eternal Sunshine of the Spotless Mind"

MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA

Cate Blanchett - "The Aviator"
Laura Linney - "Kinsey"
Virginia Madsen - "Sideways"
Sophie Okonedo - "Hotel Rwanda"
Natalie Portman - "Closer"

MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO

"Before Sunset"
"Sideways"
"The Motorcycle Diaries"
"Finding Neverland"
"Million Dollar Baby"

MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL

"The Aviator"
"Vera Drake"
"The Incredibles"
"Hotel Rwanda"
"Eternal Sunshine of the Spotless Mind"

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO

"The Incredibles"
"Shark Tale"
"Shrek 2"

MELHOR FILME EM LÍNGUA NÃO-INGLESA

"As it is in Heaven"
"Les Choristes"
"Der Untergang"
"Mar Adentro"
"Yeasterday"

MELHOR DIRECÇÃO ARTISTICA

"The Aviator"
"Finding Neverland"
"Lemony Snicket´s A Serie of Unfortunate Events"
"The Phantom of the Opera"
"Un Long Dimanche de Fiançailles"

MELHOR FOTOGRAFIA

"The Aviator"
"House of Flying Daggers"
"The Passion of the Christ"
"The Phantom of the Opera"
"Un Long Dimanche de Fiançailles"

MELHOR GUARDA ROUPA

"The Aviator"
"Finding Neverland"
"Lemony Snicket´s A Series of Unfortunate Events"
"Ray"
"Troy"

MELHOR MONTAGEM

"The Aviator"
"Collateral"
"Finding Neverland"
"Million Dollar Baby"
"Ray"

MELHOR MAQUILHAGEM

"Lemony Snicket´s A Series of Unfortunate Events"
"The Passion of the Christ"
"Mar Adentro"

MELHOR BANDA SONORA

"Finding Neverland"
"Harry Potter and the Wizard of Azkaban"
"Lemony Snicket´s A Series of Unfortunate Events"
"The Passion of the Christ"
"The Village"

MELHOR TEMA

"Accidentally In Love" - "Shrek 2"
"Al Otro Lado Del Río" - "The Motorcycle Diaries"
"Believe" - "The Polar Express"
"Learn To Be Lonely" - "The Phantom of the Opera"
"Look To Your Path (Vois Sur Ton Chemin)" - "Les Choristes"

MELHOR EFEITOS SONOROS

"The Incredibles"
"The Polar Express"
"Spiderman 2"

MELHOR SOM

"The Aviator"
"The Incredibles"
"The Polar Express"
"Spiderman 2"
"Ray"

MELHOR EFEITOS VISUAIS

"Harry Potter and the Wizard of Azkaban"
"I, Robot"
"Spiderman 2"

MELHOR DOCUMENTÁRIO

"Born into Brothels"
"The Story of the Weeping Camel"
"Super Size Me"
"Tupac"
"Twist of Faith"

CURTA-METRAGEM DOCUMENTAL

"Autism is a World"
"The Children of Leningradsky"
"Hardwood"
"Mighty Times : The Children´s March"
"Sister´s Rose Passion"

CURTA METRAGEM

"Everything in this Country Must"
"Little Terrorist"
"7:35 in the Morning"
"Two Cars, One Night"
"Wasp"

CURTA METRAGEM DE ANIMAÇÃO

"Birthday Boy"
"Gopher Broke"
"Guard Dog"
"Lorenzo"
"Ryan"

Breves


Johnny Carson, o mítico apresentador televisivo norte-americano morreu aos 79 anos de idade. Percursor e apresentador de talk-shows, Carson idealizou o The Tonight Show, tendo sido substituído em 1991 por Jay Leno, o qual se mantém no programa até ao momento.


Depois de inúmeros rumores, está confirmado: Audrey Tatou, a eterna Amèlie Poulain de Jeunet será Sophie Neveu, a investigadora policial do mega sucesso The Da Vinci Code, na sua adaptação para cinema. Recorde-se que irá contracenar com Tom Hanks, o qual interpretará Robert Langdon.


Novo poster, desta vez de "The Cave", um thriller com Cole Hauser e Morris Chestnut nos papéis principais.


Também disponíveis estão novas fotografias do muito esperado "The War of the Worlds", de Steven Spielberg. Aqui ficam algumas:







24 de janeiro de 2005

21 de janeiro de 2005

"Team America: World Police" por Ricardo Clara

Estreou esta semana nas nossas salas a última loucura de Trey Parker e Matt Stone, os criadores de "South Park". Obsceno, rude, hilariante, "Team America: World Police" é uma gigante sátira à sociedade norte-americana, a algumas opções da administração Bush e, essencialmente, à indústria cinematográfica de Hollywood. Michael Bay, Jerry Bruckheimer, Alec Baldwin, Susan Sarandon, Samuel L. Jackson ou George Clooney, são algumas das estrelas do cinema norte-americano constantemente satirizadas por esta dupla americana. Um grupo de elite da polícia norte-americana, a Team America, liderada por Gary Johnston, um actor da Brodway, trata de patrulhar o mundo, numa luta constante contra o terrorismo. Nessa árdua tarefa, destroem tudo o que lhes aparece à frente, desde a Torre Eiffel até a milenares pirâmides egípcias, deixando no ar a sensação de que discrição não é palavra que conste nos seus vocabulários... Sedeada no Monte Rushmore, a task-force terá de impedir Kim Jong Il, o presidente Norte-Coreano, de destruir o mundo, tendo aquele a ajuda de um grupo de actores de Hollywood (Alec Baldwin à cabeça, com Susan Sarandon, Samuel L. Jackson, Tim Robbins, Sean Penn, Helen Hunt ou Matt Damon - o qual repete até à exaustão o seu nome) para completar a missão. Ainda com Michael Moore, o polémico documentarista de "Fahrenheit 9/11" e de "Bowling for Columbine", a liderar um grupo de activistas, este polémico filme mistura acção, sexo, palavrões e um grupo inacreditável de situações, do mais rocambolesco que alguma vez foi feito através de... marionetas! É verdade, este filme é inteiramente produzido com marionetas (com direito à exibição integral dos fios), abandonando assim Parker e Stone o desenho tradicional utilizado em South Park.
Com inúmeras referências a filmes como os de James Bond, "Top Gun" ou "Kill Bill", "Team America" aniquila por completo a dupla Michael Bay e Jerry Bruckheimer, "Pearl Harbor" e Ben Affleck. De realçar a banda sonora: depois da nomeação para Óscar de Blame Canada, pelo filme "South Park: Bigger Longer & Uncut", agora temas como Only a Woman, e especialmente I'm So Ronery, onde o ditador norte-coreano vagueia pelo seu palacete em Pyongyang, cantando a sua solidão enquanto opressor do seu povo, são apostas para, quem sabe, figurarem novamente no rol de nomeados da Academia... Hilariante, duro, escatológico e obsceno, "Team America: World Police" tem um condimento extra: é contra tudo e todos, e recorrendo ao costumeiro jargão, é politicamente incorrecto, mas recomenda-se uma ida ao cinema... se todos os outros filmes em exibição já tiverem sido vistos...


Título Original: "Team America: World Police" (EUA, 2004)
Realizador: Trey Parker
Intérpretes: (vozes) Trey Parker, Matt Stone, Kristen Miller e Daran Norris
Argumento: Trey Parker e Matt Stone
Fotografia: Bill Pope
Música: Harry Gregson-Williams
Género: Animação / Drama / Acção
Duração: 110 min
Sítio Oficial: http://www.teamamericamovie.com

19 de janeiro de 2005

18 de janeiro de 2005

Nomeações para os Lumière



Está aqui a aguardada lista dos nomeados da ABCine para os prémios Lumière. No final do mês anunciaremos os vencedores.


MELHOR FILME


"Eternal Sunshine of the Spotless Mind"
"Finding Neverland"
"Lost in Translation"
"Kill Bill v.2"
"The Village"

MELHOR FILME EM PORTUGUES


"Carandiru"
"Noite Escura"
"O Milagre Segundo Salomé"

MELHOR REALIZADOR


Michel Gondry ("Eternal Sunshine of the Spoltess Mind")
M. Night Shyamalan ("The Village")
Quentin Tarantino ("Kill Bill v.2")
Sofia Copolla ("Lost in Translation")
Steven Spielberg ("The Terminal")

MELHOR REALIZADOR EM PORTUGUES


Hector Babenco ("Carandirú")
João Canijo ("Noite Escura")
Mário Barroso ("Milagre Segundo Salomé")

MELHOR ACTOR


Bill Murray ("Lost in Translation")
Gael Garcia Bernal ("Diarios de Motocicleta")
Johnny Depp ("Finding Neverland")
Jim Carrey ("Eternal Sunshine of the Spotless Mind")
Tom Hanks ("The Terminal")

MELHOR ACTOR EM PORTUGUES


Fernando Luis ("Noite Escura")
Nicolau Breyner ("Milagre Segundo Salomé")
Rodrigo Santoro ("Carandiru")

MELHOR ACTRIZ


Bryce Dallas Howard ("The Village")
Kate Winslet ("Eternal Sunshine of the Spotless Mind")
Naomi Watts ("21 Grams")
Scarlett Johansson ("Lost in Translation")
Uma Thurman ("Kill Bill vol. 2")

MELHOR ACTRIZ EM PORTUGUES


Ana Bandeira ("Milagre Segundo Salomé")
Beatriz Batarda ("A Costa dos Murmúrios")
Rita Blanco ("Noite Escura")

MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO


Albert Finney ("Big Fish")
Adrien Brody ("The Village")
Benicio del Toro ("21 Grams")
David Carradine ("Kill Bill vol.2")
William Hurt ("The Village")

MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA


Darryl Hannah ("Kill Bill vol.2")
Holly Hunter ("Thirteen")
Irma P. Hall (" The Ladykillers")
Meryl Streep ("The Manchurian Candidate")
Sigourney Weaver ("The Village")

ACTOR REVELAÇÃO


Eric Bana ("Troy")
Freddie Highmore ("Finding Neverland")
Jamie Foxx ("Collateral")
Leonardo Viveiros ("André Valente")
Rodrigo de la Serna ("Diarios de Motocicleta")

ACTRIZ REVELAÇÃO


Bryce Dallas Howard ("The Village")
Diane Kruger ("Troy")
Emmy Rossum ("Phantom of the Opera")
Eva Green ("The Dreamers")
Scarlett Johansson ("Lost in Translation")

MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL


"21 Grams"
"Eternal Sunshine of the Spotless Mind"
"In America"
"Lost in Translation"
"The Village"

MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO


"American Splendor"
"Big Fish"
"Diarios de Motocicleta"
"Finding Neverland"
"Spiderman 2"

MELHOR DOCUMENTÁRIO


"Capturing the Friedmans"
"Fahrenheit 9/11"
"Touching the Void"

MELHOR FILME ANIMADO


"Belleville Rendez Vous"
"Shrek 2"
"The Incredibles"

MELHOR DIRECÇÃO ARTISTICA


"Big Fish"
"Cold Mountain"
"Finding Neverland"
"Phantom of the Opera"
"The Village"

MELHOR MONTAGEM


"21 Grams"
"Eternal Sunshine of the Spotless Mind"
"Kill Bill vol.2"
"Lost in Translation"
"Phantom of the Opera"

MELHOR CINEMATOGRAFIA


"2046"
"Girl With a Pearl Earring"
"The Village"

MELHOR GUARDA ROUPA


"Girl With a Pearl Earring"
"Phantom of the Opera"
"Troy"

MELHOR MAQUILHAGEM


"Girl With a Pearl Earring"
"Monster"
"Phantom of the Opera"

MELHOR EFEITOS VISUAIS


"I, Robot"
"Sky Captain and the World of Tomorrow"
"The Day After Tomorrow"

MELHOR EFEITOS SONOROS


"I, Robot"
"Sky Captain and the World of Tomorrow"
"Spiderman 2"

MELHOR SOM


"Kill Bill vol.2"
"Phantom of the Opera"
"Spiderman 2"

MELHOR BANDA SONORA


"Eternal Sunshine of the Spotless Mind"
"Kill Bill vol.2"
"Lost in Translation"
"The Passion of the Christ"
"The Village"

MELHOR TEMA


"Accidently in Love" - "Shrek 2"
"Belleville Rendez Vous" - "Belleville Rendez Vous"
"Everybody´s Gotta Learn Sometimes" - "Eternal Sunshine of the Spotless Mind"
"Just Like Honey" - "Lost in Translation"
"Learn to Be Lonely" - "Phantom of the Opera"

Prémio Especial ABCine


Marlon Brando, um mito do cinema!

TOTAL DE NOMEAÇÕES

"The Village" - 11
"Lost in Translation" - 9
"Eternal Sunshine of the Spotles Mind" - 8
"Kill Bill vol.2" - 8
"Phantom of the Opera" - 7
"Finding Neverland" - 5
"21 Grams" - 4
"Noite Escura" - 4
"Milagre Segundo Salomé" - 4
"Carandiru" - 3
"Diarios de Motocicleta" - 3
"Girl With Pearl Earring" - 3
"Troy" - 3
"Spiderman 2" - 3
"Big Fish" - 3
"I, Robot" - 2
"Sky Captain and the World of Tomorrow" - 2
"Shrek 2" - 2
"Belleville Rendez Vous" - 2
"2046" - 1
"Monster" - 1
"Farenheit 9/11" - 1
"Touching the Void" - 1
"Capturing the Friedmans" - 1
"The Incredibles" - 1
"The Passion of the Christ" - 1
"Cold Mountain" - 1
"A Costa dos Murmúrios" - 1
"André Valente" - 1
"The Dreamers" - 1
"Collateral" - 1
"The Manchurian Candidate" - 1
"Thirteen" - 1
"In America" - 1
"American Splendor" - 1

17 de janeiro de 2005

Golden Globes 2005



Foram ontem à noite entregues os Golden Globes 2005, por muitos considerada a antecâmara dos Óscares, atribuídos pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood. "The Aviator" foi o grande destaque", com "Sideways" e "Closer" a repartirem igualmente as atenções. Aqui ficam os vencedores:



MELHOR FILME - DRAMA
"The Aviator" de Martin Scorcese



MELHOR FILME - MUSICAL / COMÉDIA
"Sideways" de Alexander Payne



MELHOR REALIZADOR
Clint Eastwood por "Million Dollar Baby"



MELHOR ACTOR - DRAMA
Leonardo Dicaprio por "The Aviator"



MELHOR ACTRIZ - DRAMA
Hillary Swank por "Million Dollar Baby"



MELHOR ACTOR - MUSICAL / COMÉDIA
Jamie Foxx por "Ray"



MELHOR ACTRIZ - MUSICAL / COMÉDIA
Annette Bening por "Being Julia"


MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO
Clive Owen por "Closer"


MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA
Natalie Portman por "Closer


MELHOR FILME DE LÍNGUA NÃO-INGLESA
"El Mar Adentro" de Javier Bardem


MELHOR ARGUMENTO
Alexander Payne e Jim Taylor por "Sideways"


MELHOR BANDA SONORA
Howard Shore por "The Aviator"


MELHOR TEMA
Old Habits Die Hard - "Alfie"


MELHOR SÉRIE TELEVISÃO - DRAMA
"Nip/Tuck"


MELHOR SÉRIE TELEVISÃO - MUSICAL / COMÉDIA
"Desperate Housewives"


MELHOR ACTOR EM SÉRIE DE TELEVISÃO - DRAMA
Ian McShane por Deadwood


MELHOR ACTRIZ EM SÉRIE DE TELEVISÃO - DRAMA
Mariska Hargitya por "Law & Order: Special Victims Unit"


MELHOR ACTOR EM SÉRIE DE TELEVISÃO - MUSICAL / COMÉDIA
Jason Bateman por "Arrested Development"


MELHOR ACTRIZ EM SÉRIE DE TELEVISÃO - MUSICAL / COMÉDIA
Teri Hatcher poe "Desperate Housewifes"


MELHOR MINI-SÉRIE OU LONGA-METRAGEM PRODUZIDA PARA TELEVISÃO
"The Life and Death of Petter Sellers" de Stephen Hopkins


MELHOR ACTOR EM MINI-SÉRIE OU LONGA-METRAGEM PRODUZIDA PARA TELEVISÃO
Geoffrey Rush por "The Life and Death of Petter Sellers"


MELHOR ACTRIZ EM MINI-SÉRIE OU LONGA-METRAGEM PRODUZIDA PARA TELEVISÃO
Glenn Close por "The Lion in Winter"


MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO EM MINI-SÉRIE OU LONGA-METRAGEM PRODUZIDA PARA TELEVISÃO
William Shatner por "Boston Legal"


MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA EM MINI-SÉRIE OU LONGA-METRAGEM PRODUZIDA PARA TELEVISÃO
Angelica Huston por "Iron Jawed Angels"


PRÉMIO CECIL B. DEMILLE
Robin Williams


ROBIN WILLIAMS - UM GÉNIO DA COMÉDIA

You're only given a little spark of madness. You mustn't lose it


Robin McLaurin Williams, nascido em Chicago a 21 de Julho de 1951, cedo se envolveu no mundo das artes: com 16 anos mudou-se para San Francisco, onde estudou Ciência Política, pouco antes de se mudar para Teatro. Deu nas vistas em papéis de comédia, tendo sido inclusive considerado o melhor comediante vivo em 1997 pela Entertainment Weekly, mas recentemente deu grandes provas de versatilidade em filmes como "Patch Adams" (1998), "One Hour Photo" ou "Insomnia" (2002). Nomeado 4 vezes para Óscar ("Good Morning, Vietnam" (1987), "Dead Poets Society" (1989) e "The Fisher King" (1991) , ganhou-o numa ocasião: em "Good Will Hunting", contracena com Matt Damon, num filme que foi inclusive destacado
recentemente pelo Antestreia devido à sua banda sonora.
Fonte de talento inesgotável, Williams é ainda um fabuloso imitador de vozes e um stand-up comediant de primeira água. Actualmente, encontra-se com três projectos: a animação da Pixar "Robots", "The Big White" e ainda "Happy Feet", outra animação que se encontra ainda em projecto. Genial, completo, brilhante, são inúmeros os epítetos que qualificam o novo vencedor do prémio Cecil B. DeMille.