1 de abril de 2006

”Bandidas” por Nuno Reis



Bandidas” é uma versão feminina e cómica de algo entre Zorro e Zapata e com um pouco de “Once Upon a Time in the West”. Esta comparação pode ser estranha mas o que se passa no filme não poderia ser mais parecido. A história desenrola-se no México, há mais de um século atrás. Uma jovem da terra revoltada contra os bancos estrangeiros que lhe destroem o lar decide vingar-se fazendo assaltos. E uma jovem acabada de chegar da Europa, onde viveu toda a sua juventude, impõe-se contra o que vê acontecer na sua pátria e para se vingar dos culpados decide atacá-los onde pode, os bancos. Esta dupla tenta assaltar o mesmo banco ao mesmo tempo e isso leva-as a desmascararem-se e a formarem equipa, uma muito improvável equipa onde os soluços e as zaragatas são diárias. Treinadas por um homem misterioso irão tornar-se a maior ameaça para o projecto de caminho-de-ferro dos invasores e a única esperança de um povo que perdeu tudo.

Salma Hayek e Penélope Cruz são amigas de longa data, é curioso que este seja o primeiro filme que fazem juntas e que interpretem rivais. É também curioso que a mexicana interprete uma jovem que educação europeia e a espanhola interprete uma mexicana, mas atendendo ao perfil de cada uma isso tem toda a lógica. Cruz é mais selvagem do que Hayek, não seria fácil considerar a personagem europeia como educada em comparação com a rapariga da terra. Steve Zahn foi o escolhido para interpretar o agente da autoridade destacado para deslindar os assaltos da dupla. Ele trabalhou com Cruz ainda o ano passado (em “Sahara”) e com Hayek em 2000 ("Chain of Fools"). É notória a diferença de importância entre as personagens, é um outsider num filme de amigas e sabe-o bem.

O filme poderia ter sido melhor e sabe a pouco. Em paródias do western está próximo de “Wild Wild West”, filme que o intrincado método científico policial tenta recordar. Como comédia não é genial mas vai mantendo o interesse até ao final, personagens típicas, piadas velhas, tudo o que seria de esperar num filme destes está presente.



Título Original: "Bandidas" (EUA, França, México, 2006)
Realização: Joachim Roenning e Espen Sandberg
Intérpretes: Penélope Cruz, Salma Hayek, Steve Zahn
Argumento: Luc Besson e Robert Mark Kamen
Fotografia: Thierry Arbogast
Música: Frédéric Thoraval
Género: Comédia/Western
Duração: 93 min.
Sítio Oficial: http://www.bandidas-lefilm.com/

0 comentários: