28 de janeiro de 2007

"Studio 60 on the Sunset Strip"



Criada em 2006 por Aaron Sorkin (argumentista de "A Few Good Men" (1992), e criador do êxito de televisão "The West Wing" (1999 - 2006)), o argumentista regressa com uma interessantíssima série que explora e mostra os bastidores de um programa de televisão ao estilo de "Saturday Night Live". "Studio 60 on the Sunset Strip" é um dos mais recentes êxitos da NBC, e conta com nomes com algum peso na indústria audiovisual norte-americana: Matthew Perry ("The Whole Nine Yards" (2000) e a multipremiada série "Friends" (1994 - 2004)); Amanda Peet ("Jack & Jill" (1999 - 2001); "Something's Gotta Give" (2003) e "Syriana" (2005)); Bradley Whitford ("Bicentennial Man" (1999) e "The West Wing" (1999 - 2006)); Steven Weber ("The Shining" (mini-série 1997)) e Sarah Paulson ("The Notorious Bettie Page" (2005)), esta última nomeada para um Globo de Ouro para Melhor Actriz Secundária em Série de Televisão. Studio 60 conta a vida e a história dos bastidores de um programa de televisão, desde chegar ao fim de sexta-feira e de saber que falta uma semana para nova luta, até às tensões amorosas dos protagonistas, os problemas pessoais dos actores que integram o elenco, dos convidados especiais que faltam à última da hora, quer os hosts, quer os musicais (sendo que já passaram pelo estúdio 60 nomes como Sting e Corinne Bailey Rae), bem como as brancas criativas ou a revolta dos argumentistas do programa, e ainda as pressões dos presidentes da estação, mais interessados em dinheiro do que em qualidade (ring any bell?). É uma série pujante, bem escrita, com um óptimo ritmo que nos mantêm agarrados a cada desenvolvimento, sofrendo com as derrotas e vibrando com as vitórias. Aqui fica uma pequena apresentação dos protagonistas de "Studio 60 on the Sunset Strip".


Matt Albie (Matthew Perry)

Matt Albie é o argumentista que dirige a equipa de criativos do show. Após 4 anos de interregno, regressa após anterior se ter demitido por desavenças com a direcção da rede. Aqui, reencontra Harriet Hayes (Sarah Paulson), talentosa actriz com a qual manteve uma relação amorosa, e agora se vê no papel de chefe dela. Extraordinário escritor de comédia, tem como missão, ao lado de Danny Tripp, elevar bem alto o nome da NBS e do Studio 60.



Danny Tripp (Bradley Whitford)

É o produtor do programa. Depois de análise positivas ao consumo de cocaína, viu-se impedido de rodar um filme que já estava em pré-produção, levando a uma paragem das lides cinematográficas de 18 meses. Junto com Matt, aceitou o desafio do Studio 60 e de voltar ao local que os projectou, agora liderando um projecto que chegaram a integrar como parte da equipa de criativos. Senhor de um humor refinado, conhece Albie como poucos, e serve-se desse conhecimento para levar o amigo e colega a atingir patamares elevados de qualidade.



Jordan McDeere (Amanda Peet)

No dia em que tomou posse como nova directora de programas da estação, o Studio 60 estava em brasa: o ainda produtor rebelava-se contra os cânones instituídos pela NBS, e interrompia o programa a meio para discursar (acabando por desaguar no seu despedimento). Engenhosamente, resgata Matt e Danny, numa jogada de antecipação e de estatégia pura, para revitalizar a grelha de programação. Visionária e lutadora, nunca vira a cara à discussão e consegue (quase) sempre o que almeja.



Jack Rudolph (Steven Weber)

O presidente da estação. Dono de uma visão economicista pura, procura sempre tomar as decisões com vista a aumentar os lucros de todos os projectos em que se insere. Contas antigas ditam desavenças duras com Matt e Danny, obrigando-o a um jogo de cintura para manter uma linha de estabilidade entra ele, os criativos e Jordan. Tornar-se-à mais acessível com o tempo?



Harriet Hayes (Sarah Paulson)

A estrela do programa. Dias antes da entrada de Matt Albie no Studio 60, viviam uma apaixonada relação, interrompida por mal entendidos e cíumes. Tenta juntar na mesma pessoa uma profunda devoção cristã, sketches que parodiam a Igreja, o amor de Matt e a os pretendentes dela. Bastante talentosa, partilha com o resto do elenco cumplicidades e alegrias, tristezas e problemas, num companheirismo próprio de uma estrela.




Simon Stiles (D.L. Hughley) / Tom Jeter (Nathan Corddry) / Cal Shanley (Timothy Busfield) / Jeannie Whatley (Ayda Field)




O núcleo duro da equipa. Simon, Jeter e Jeannie partilham as luzes da ribalta com Harriet nos skechtes do Studio 60. Inovadores e talentosos, juntos levam o público fiel da série às lágrimas de tanto rir e de partilhar momentos de humor puro com eles. Cal é o realizador do programa, e tal como os restantes transita da anterior equipa. Partilhou em tempos cumplicidades com Matt e Danny, tendo-os agora como líderes de um projecto onde outrora estiveram lado a lado. Fiel aos seus, dá primazia às pessoas do que aos ideais.

0 comentários: