8 de fevereiro de 2007

"Harsh Times" por Nuno Reis


O Afeganistão deixou marcas profundas nos que lá combateram. Um desses homens é Jim Davis, o herói desta história. Jim voltou mentalmente desgastado, mas em vez de procurar ajuda psiquiátrica para tirar a guerra da cabeça vai tentar usar a sua experiência para arranjar emprego noutras forças armadas. Deixando a mulher amada no México volta à sua Los Angeles natal para, tal como o seu amigo Mike, finalmente começar a procurar emprego. Na digressão desta dupla o interesse pelo emprego começa a esmorecer e o desejo de diversão vai crescendo. Sendo Jim candidato á Polícia e Mike namorado de uma advogada seria difícil imaginar que, como antigamente, irão enveredar pela criminalidade, primeiro o álcool, depois a droga, terminando em assaltos à mão armada e tiroteios.
Este drama conta a derradeira jornada de dois homens demasiado irresponsáveis para o mundo que os espera, mas que juntos enfrentam corajosamente (ou loucamente?) todos os perigos com que se deparam. É uma história sobre a amizade, sobre as provações e os obstáculos a enfrentar no lado menos bonito da cidade.
Christian Bale na pele de Jim, mesmo depois de trabalhos como “American Psycho” e “The Maquinist” ainda consegue oferecer-nos uma diferente e fantástica progressão pela loucura. Freddy Rodriguez que está no topo da sua carreira teve aqui uma boa oportunidade de se afirmar que só perde por comparação com o colega. Entre os secundários o único nome de destaque é Eva Longoria como namorada de Mike. Uma curiosidade é a quase desconhecida Samantha Esteban tal como em “Training Day” interpretar Letty, uma jovem fulcral para a história. David Ayer é um argumentista com um bom currículo. Estreou-se com “U-571” a que se seguiram “The Fast and the Furious” e as tramas “Training Day”, “Dark Blue” e “S.W.A.T.”. Esta estreia na realização com um argumento escrito pelo próprio foi auspiciosa. Consegue manter a tensão sem precisar de técnicas arrojadas e efeitos mirabolantes. É um bom filme com uma mensagem forte.




Título Original: "Harsh Times" (EUA, 2005)

Realização: David Ayer
Intérpretes: Christian Bale, Freddy Rodriguez, Eva Longoria
Argumento: David Ayer
Fotografia: Steve Mason
Música: Graeme Revell
Género: Drama
Duração: 120 min.
Sítio Oficial: http://www.harshtimes.com/

0 comentários: