19 de abril de 2007

"Moscow Zero" por Nuno Reis


Filme abaixo de zero

A expressão “Moscow Zero” é um jogo de palavras. Na intenção de quem fez o filme seria uma contracção inteligente de “Moscow Below Zero”, uma referência a uma aventura desenrolada a temperaturas negativas no subsolo da capital russa. Na perspectiva de quem viu é um filme que não vale nada, deveria ser congelado e enterrado.
Este zero cinematográfico tenta através das nacionalidades atrair diversos públicos. Espanhóis realizam, portugueses, russos e americanos interpretam. A realização de Luna continua a ser uma anedota, apenas disfarçada pelo dinheiro que multiplica estrelas e efeitos a cada filme que passa. O argumento deve ter sido inprovisado em cima do joelho, na viagem de avião para Moscovo. A história segue Owen (Vincent Gallo), um padre que investiga o desaparecimento do seu amigo Sergey. Para isso contrata dois guias (incluindo Joaquim de Almeida) que o levam para os subterrâneos onde ganhará uma nova guia e enfrentará criminosos comandados pelo misterioso Andrey (Val Kilmer) numa corrida contra o tempo.
Segundo a lenda essa estrutura subterrânea foi criada durante o governo de Estaline para maior mobilidade dos governantes e do KGB. Seguia ao longo do metro de Moscovo, indo possivelmente ainda mais além, com ligações a povoações vizinhas e ao aeroporto. Actualmente é um abrigo para os desalojados, um labirinto onde os fora-da-lei se orientam sem risco de perseguição.
Nesse mundo oculto Sergey deriva perdido, protegido apenas pela sua fé, em busca de um segredo enterrado. O segredo está associado a várias crianças que percorrem velozmente os corredores. Iremos descobrir que décadas antes um incêndio forçou duas freiras a refugiarem-se nos subterrâneos com as crianças que guardavam. História sem muito nexo, personagens rebuscadas mas sem consistência, intepretações deploráveis que actores tão famosos deveriam ter vergonha de fazer.
Pelo que diz a sinopse do filme as portas do inferno iam ser abertas. Lamento não poder confirmar isso, mas - pela primeira vez em dez anos - meia hora antes do final tive de sair da sala A minha sanidade mental e bom gosto a isso obrigavam.


Título Original: "Moscow Zero" (Espanha, EUA, Reino Unido, 2006)
Realização: Luna
Argumento: Adela Ibañez
Intérpretes: Vincent Gallo, Val Kilmer, Oksana Akinshina, Joaquim de Almeida
Fotografia: Ricardo Aronovich
Música: Javier Navarrete
Género: Terror/Thriller
Duração: 90 min.
Sítio Oficial: http://www.portalmix.com/moscowzero/

1 comentários:

Anónimo disse...

Só para avisar que estamos de volta, em www.festroiablog.com