10 de maio de 2007

"Blades of Glory" por Nuno Reis


Jimmy MacElroy era um menino prodígio. Foi adoptado por um milionário especializado em criar campeões e provou ser um. Chazz Michaels sempre foi um rebelde, apesar de toda a irreverência é um campeão de patinagem artística. O problema destes dois é que não suportam dividir o pódio e acabam envolvidos na maior cena de pancadaria da história do desporto e são banidos para sempre da competição... Desgraçados e sem outra forma de ganhar a vida, vão-se afundando em profissões menos dignas. Até que o destino os faz reencontrarem-se e, muito contrariados, irão competir juntos pelo ouro, no Mundial de pares.
Fazer comédia é fácil quando se coloca dois homens em trajes justos sobre gelo. O argumento é mais do que previsível do início ao fim e as interpretações não precisavam de ser brilhantes. Nota-se as consequências de ser um filme MTV. O destaque vai para os efeitos visuais pois em todo o filme não me lembro de uma cena de patinagem que não parecesse real. Como duvido que Ferrell e Heder tenham aprendido a patinar assim, especialmente juntos, dou os meus parabéns ao génio que, por computador, os conseguiu tornar numa dupla de patinadores.
Existem vários detalhes curiosos em que um espectador mais informado sobre o desporto poderá reparar, uma dezena de campeões desfilam na tela, ouvem-se referências a movimentos, acontecimentos e incidentes reais. Quem achar que a patinagem artística em si não tem interesse terá de tentar apreciá-lo pela (fraca) história, pela (inexistente) banda sonora, pelo (óbvio) humor, ou pelo charme das personagens. Ficou acima das minhas expectativas, mas não o suficiente para justificar uma ida ao cinema.




Título Original: "Blades of Glory" (EUA, 2007)
Realização: Josh Gordon e Will Speck
Argumento: Busy Philipps, John Altschuler, Dave Krinsky
Intérpretes: Will Ferrell, Jon Heder, Craig T. Nelson
Fotografia: Stefan Czapsky
Música: Theodore Shapiro
Género: Comédia/Desporto
Duração: 93 min.

Sítio Oficial: http://www.bladesofglorymovie.com/

0 comentários: