17 de maio de 2007

"Trust the Man" por Nuno Reis


Juntar David Dochovny e Julianne Moore numa comédia, poderia parecer uma sequela de “Evolution”, felizmente é bastante mais. O título português foi um bocado infeliz - “Jogos de Infidelidade” não é nome que se dê a uma comédia – mas o elenco talvez consiga convencer os espectadores. Dochovny e Moore são um casal, Billy Crudup é o irmão dela e Maggie Gyllenhaal a namorada do último. Se a este quarteto juntarmos as secundárias Eva Mendes e Ellen Barkin, tem estrelas que bastem para criar interesse.

Tom é um publicitário que se tornou doméstico para cuidar dos filhos, a esposa Rebecca é uma famosa actriz que decide experimentar teatro. Tobey é um cronista com muito tempo livre e Elaine está a tentar publicar o seu primeiro livro. Como Tom e Tobey são os melhores amigos, Rebecca e Elaine as melhores amigas, e além disso Tobey e Rebecca são irmãos, os dois casais estão sempre juntos. A diferença entre eles é que os primeiros estão casados e com filhos enquanto os segundos já arrastam o namoro há sete anos. Chamem-lhe medo, crise ou qualquer outra coisa, mas ambas as relações começam a dar para o torto. Iremos assistir aos casos amorosos que eles terão, uma busca infrutífera para encontrar aquilo que lhes falta na vida e onde perceberão que já tinham tudo.

Todas as personagens têm o seu próprio encanto, não digo que um espectador consiga sempre identificar-se com alguma, mas consegue afeiçoar-se a todas. David Duchovny tem em Tom uma personagem peculiar e muito pouco convencional, as suas taras dão um humor fácil e rápido ao filme. Acaba por ser o primeiro a falhar e o primeiro a reencontrar-se. O Tobey de Crudup, sempre teve o amigo e a irmã para tomar conta dele e acabou por ficar uma criança grande. Eternamente apaixonado pela mesma mulher, reencontra uma sensual paixão da juventude. Elaine (Gyllenhaal), farta da falta de vontade de compromisso de Tobey, deixa-o. É então desencaminhada pela amiga Rebecca para uma busca pelo homem perfeito, aquele que queira assentar e ter filhos. Sobra Rebecca, a actriz interpretada por Moore é uma pessoa divertida e responsável que apenas quer o melhor para os seus. É o elo de ligação entre todos que com a ajuda do marido sempre conseguiu família e carreira, quando se começa a sentir abandonada pelo marido consegue ainda ter forças e auto-controlo suficiente para prosseguir com a peça, encarregar-se dos filhos, ajudar a ex-namorada do irmão a procurar um homem e ter o seu próprio caso. Poderia dizer que o filme é feminista pois atribui a culpa aos homens e tenta enaltecer as mulheres dando a Rebecca capacidades sobrehumanas, mas pensando bem tanto Rebecca como Elaine não são mais do que duas mulheres a viver as suas vidas da melhor forma que sabem. As capacidades que demonstram são habituais em mulheres, não são é habituais em filmes sobre elas. Felizmente o realizador é casado com a protagonista e portanto foi convencido a mostrar o outro ponto de vista.

Recentemente elogiei “The Last Kiss” como um filme fora do normal sobre o amor nos jovens. Este filme é mais adulto, mas por ser tão alegre e descentralizado acabará por ser mais apelativo para todos os públicos. A fazer mais comparações diria que é uma visão dramática sobre o amor e a infidelidade, como “Love Actually”. Este é um pouco menos musical e mais cómico, mas sem dúvida que merece não só um visionamento como bastantes aplausos. Foi dos melhores filmes que vi este ano. Numa semana em que Cannes é o evento e “Zodiac” é o filme, temos esta pequena delícia cinematográfica que poderia passar despercebida. Recomendo que “Catch the Man” seja visto por todos, se não pelo seu valor filosófico ou pelo romantismo, pelo menos pelos magníficos momentos de humor. É quase impossível não gostar.







Título Original: "Trust the Man" (EUA, 2005)
Realização: Brad Freundlich
Argumento: Brad Freundlich
Intérpretes: David Duchovny, Julianne Moore, Billy Crudup, Maggie Gyllenhaal
Fotografia: Tim Orr
Música: Clint Mansell
Género: Comédia / Drama / Romance
Duração: 103 min.
Sítio Oficial: http://www.foxsearchlight.com/trusttheman/

0 comentários: