6 de junho de 2007

Dia-D e o fotograma

Celebra-se hoje o 63º aniversário do desembarque da Normandia, célebre operação que marcou o início do fim da Segunda Guerra Mundial, e o princípio do declínio das forças nazis. Foi, até hoje, a maior operação marítima da história, envolvendo mais de três milhões de soldados, que atravessaram o canal da Mancha para combaterem na Normandia, na França ocupada. Este fantástico marco histórico foi adaptado para o grande ecrã por vários realizadores, quer em filmes, quer em séries de TV e que o Antestreia, para festejar a efeméride, relembra, até como sugestão para este feriado que se avizinha.


"WHERE EAGLES DARE" - 1968

Uma intensa película pela mão de Brian G. Hutton, onde se uniram no mesmo palco Clint Eastwood e Richard Burton, em duas interpretações memoráveis.


"SAVING PRIVATE RYAN" - 1998

A mais dura adaptação do momento do desembarque alguma vez feita. Pela mão de Steven Spielberg, assistimos a um grupo de homens que arriscam a vida para resgatar um soldado que é forçado a regressar a casa. Ficará, concerteza, na memória de todos, o a luta pela sobrevivência nas águas da Normandia.



"THE LONGEST DAY" - 1962

O (in)suspeito Paul Anka lidera o elenco e as tropas (com Sean Connery e, novamente, Richard Burton) em plena década de 40. Vencedor de 2 Óscares (Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Especiais), são 3 horas de pura acção a ver o quanto antes.


"BAND OF BROTHERS" - 2001

Uma mini-série a todos os títulos genial. Produzida por Steven Spielberg (um confesso fã desta época histórica), assistimos à história da Easy Company, da Divisão Aérea, e da sua missão de preparar o Dia-D, bem como a luta até ao suspiro final nazi. É notável, nas interpretações, na direcção de actores, bem como nos efeitos especiais e nos cenários, e que coloco no meu top dentro do género. Imperdível.

0 comentários: