5 de junho de 2007

"Paris Combo"


Mais uma banda nesta rubrica Banda Sonora Antestreia, agora com os franceses Paris Combo, uma banda de world music, que se adequa (muito por causa da sua frescura e leveza) a este início de Verão que se anuncia.
Nascidos em 1995, esta banda tem influências da "chanson francesa, jazz, swing e ritmos do norte de África", muito culpa dos elementos multiculturais que a compõem: Belle du Berry, a vocalista, é uma francesa com ares de Amelie Poulain, delicada à vista e ao ouvido; Potzi, o guitarrista, é um cigano com ascendência Argelina; François-François, outro francês, agora na percurssão; Mano Razanajato, originário do Madagáscar, é o baixista; e, por último, no trompete e piano, o australiano David Lewis. Com uma tal variedade de nacionalidades, Paris Combo é uma fusão de estilos e influências, quase incatalogável, onde um puzzle de sonoridades encaixa na perfeição, aliando o jazz à música tradicional gipsy, mas nunca perdendo qualidade ou autenticidade. É um regresso ao passado de Piaf (com o devido distanciamento) e da chanson, nos curtos versos e voz de veludo de du Berry, até ao magnetismo da guitarra de Potzi, num verdadeiro combo de alta qualidade.
Com quatro álbums já editados (Paris Combo - 1998; Living Room - 2001; Attraction - 2002; e Motifs - 2005), destaque para este último (com críticas muito positivas), bem como para "Attraction", o qual recomendo o quanto antes. Por cá, deixamos ainda o videoclip youtube do single Attraction ("car si l'amour n'est pas dans l'air / Je préfère rester sur terre"), pérola na discografia, e, claro, via-rápida para o sítio oficial e o tradicional wiki.


0 comentários: