6 de outubro de 2007

Diário de Sitges 2007

Neste momento decorre em Espanha aquele que se assume como maior festival do fantástico do mundo. Pode parecer exagerado, mas pretendo mostrar aquilo que torna Sitges tão grande e único. Este ano estarei do início ao fim nesta pequena vila nos arredores de Barcelona a relatar o que podemos esperar do cinema fantástico.



Dia 5 de Outubro


Os pratos fortes pareciam desilusães... James Wan, o génio que criou "Saw", trazia-nos a história de um boneco de ventríloquo. isso pode ter interesse para uma curta, mas hora e meia a ver um boneco mexer a boca parece exagerado. Wan é um génio no terror de thriller, seria capaz de pegar no sobrenatural e fazer arte? Conseguiu. A história não se enrola, o terror nunca abranda e o mistério permanece. O final, como sempre, surpreende. Um início brutal para o festival e que se não fosse na secção premiére pareceria ditar o vencedor muito cedo. Este ano Wan tem também um thriller pronto a estrear.


A sessão seguinte tinha dois dos nomes maiores do cinema fantástico. A Filmax anunciou que Jaume Balagueró e Paco Plaza estavam a iniciar um novo género cinema de terror espanhol. Estava com medo por ser um filme filmado com apenas uma câmara. Esse novo cinema espanhol seria na onda de "Blair Witch"? Mais uma vez fui agradavelmente assustado. O início de "REC" pode ser desmotivador mas é propositado. O ritmo do filme segue a vida real e a adrenalina dos espectadores sobe tão depressa como a das personagens. O filme é um novo "Resident Evil" com um toque português.

Na sessão da noite a estrela era "Stardust". Este filme recém-estreado nas salas portuguesas aqui ainda está em antestreia.

Nos poucos momentos livres ainda deu para ver alguns dos deuses do cinema: para já Alex Proyas e George Romero. Nos próximos dias ainda vai melhorar e o Antestreia cá estará para vos informar.

0 comentários: