12 de novembro de 2007

Fantástico San Sebastián


O Antestreia foi convidado a estar presente na Semana de Cine Fantástico y de Terror de San Sebastián que este ano cumpriu dezoito edições o que o torna um dos mais antigos festivais de fantástico da Europa. Se a selecção de filmes revelou alguma falta de espaço para novas descobertas tendo repetido a maior parte dos filmes que já tinham sido vistos em Sitges, isto não impediu que os filmes em competição tivessem uma qualidade muito apreciável sobretudo a selecção espanhola que esteve em grande destaque. O fantástico espanhol está a tornar-se um caso sério de popularidade tanto junto do público como da crítica. O prémios acabam por surgir naturalmente. Nesta edição dois dos filmes mais mais bem recebidos – "Cronocrímenes" e "[REC]" – estão já confirmados para o Fantas 2008.

Os espaços em que o festival decorre traduzem três concepções de público: O Teatro Principal para os amantes do terror mais tradicional, o renovado Victoria Eugenia em estilo clássico para espectadores um pouco mais selectos e finalmente o Kursall, uma mega-sala de mais de 1500 lugares onde decorrem as sessões de abertura e encerramento. Nesta todos os públicos se misturam para definir a festa que é a Semana.

Bem ao gosto espanhol o Teatro Principal tem uma decoração que só a fotografia é capaz de descrever.



Teatro Victoria Eugenia

Teatro Kursall

Teatro Principal



O ponto alto do festival foi a sessão de encerramento onde "[REC]" e as curtas premiadas reuniram todas as atenções, a cerimónia de entrega de prémios propriamente dita foi um espectáculo de uma simplicidade e eficácia de fazer inveja a todos os festivais. O actor Santiago Segura, um dos cómicos mais aplaudidos de Espanha, sozinho e sem nenhum elemento decorativo em palco, propiciou um show de humor incomparável. Dispensou os discursos dos políticos e do director do festival. Entrou com uma máscara de Power Ranger e ameaçou a assistência que tinha recebido ordens do Espaço para exterminar todos os presentes pois eram a elite intelectual da Terra. Para logo em seguida esclarecer que depois de olhar para alguns dos espectadores tinha de reconhecer que afinal estava enganado. A partir daí foi uma sucessão de gags e piadas de situação, traduções simultâneas de e para inglês e francês em que parodiava os discursos dos premiados, para terminar em beleza com Jaume Balagueró a cantar em dueto com o público uma popular canção espanhola. Para gáudio da assistência a equipa de "[REC]" atirou para a plateia uma dúzia de caveiras. O resultado foi o público ficar ao rubro e acolher o filme "[REC]" com aplausos ao longo da projecção e tiradas improvisadas com óptimo sentido de oportunidade e humor. O grande premiado – dado que a Semana só dá um premio ao melhor e os outros são curtas metragens - acabou por ser o dinamarquês "How To Get Rid of Others", uma sátira política onde todos os indesejáveis eram avaliados e pelo que davam e custavam à sociedade. Caso o racio fosse negativo a eliminação imediata era a solução.
A noite prolongou-se pela madrugada com um divertido Festival Internacional de Karaoke em que os dotes vocais não abundavam nem interessavam.


Mas porque um festival não é apenas um multiplex onde se exibem doses maciças de filmes, a Semana de San Sebastián é pródiga em manifestações paralelas que tornam toda a cidade um espaço de arte e de cultura. Sobretudo porque coincidente com a Semana, e inserido nela, ocorrem as Jornadas del Comic de renome mundial. Este ano as exposições de Hino, Victoria Frances, Raquel Alzate e José Angel Lopetegi foram o destaque, bem como o desfile de monstros do cinema a coincidir com o Halloween. Mesmo a FNAC se deixou contagiar por este espírito cinéfilo e apresentou fotos do Arquivo Kubrick e três filmes de Jodorovski.


Para a posteridade ficam o excelente catálogo da Semana, a edição de “American Gothic”, um estudo de grande qualidade sobre o cinema de terror americano dos anos 70, e a sempre aguardada edição do número especial de “2000 Maniacos”, um fanzine de qualidade superior a muitas revistas, com textos e desenhos absolutamente imperdíveis para fãs do terror e dos comics, só possível pela dedicação sem limites de Mandolin. Numa San Sebastián que é uma festa, cidade de uma beleza deslumbrante, é fundamental visitar o Restaurante Oquendo. A sua colecção de fotos de gente de cinema e cartazes transformam as paredes numa memória memória ilustrada do cinema.



0 comentários: