31 de dezembro de 2007

"Alpha Dog" por Nuno Reis


Quando um dos maiores realizadores americanos dirige um argumento que escreveu, com estrelas do cinema e da música, livre da pressão dos grandes estúdios, só se podia pedir um grande filme. Falo de Nick Cassavettes e do seu "Alpha Dog", um trabalho muito interessante sobre o mundo da criminalidade juvenil. Jake é um passador que deve algum dinheiro a Johnny Truelove, o traficante local. Como Johnny não se pode mostrar brando perante os seus seguidores, manda raptar o irmão de Jake. O jovem Zack é demasiado inocente para perceber o que se passa e, depois do choque inicial, torna-se o refém ideal. Enquanto Jake corre a cidade contra o tempo à procura de informações sobre o seu paradeiro, Zack, maravilhado pelo que o rodeia, deixa-se levar pelas novas amizades até ao sedutor mundo das festas, drogas e sexo.

Johnny Truelove é interpretado por Emile Hirsch. O tímido rapaz que vimos em "The Girl Next Door" de Luke Greenfield é agora um bandido bem perigoso, com brincadeiras próprias da idade e manias próprias da fortuna. O seu pai, interpretado por Bruce Willis, é o modelo que ele segue. Deixou o seu passado do crime, mas apenas porque para a polícia ainda é um dos suspeitos do costume quando algo se passa. Os capangas seguidores de Johnny são jovens marginais que o veneram e lhe obedecem cegamente. Entre eles o destaque vai para Elvis, um seguidor fanático, e para Frankie, que é o principal responsável pelo rapto e acaba por ser o maior amigo de Zack. Esses papeis são excelentemente interpretados por Shawn Hatosy e Justin Timberlake, apenas comparáveis com o desempenho de Ben Foster que, como Jake, demonstra toda a raiva, medo e coragem que se esperaria de um homem naquela situação. Digo homem porque, apesar do seu comportamento infantil no início do filme, comparando com os demais delinquentes é o único que consegue manter a calma e reconhecer os seus erros. Também muito bem está Anton Yelchin como o raptado.

Filmado com um toque levemente documental recorda-nos constantemente que a história narrada é quase integralmente verídica e que o jovem Truelove, também conhecido por Jesse James Hollywood, foi o mais jovem elemento da lista de mais procurados do FBI. Para finalizar o filme temos uma transformada Sharon Stone a recordar-nos que tudo aconteceu por causa de uns míseros 1200 dólares. Difícil de esquecer.




Título Original: "Alpha Dog" (EUA, 2006)
Realização: Nick Cassavetes
Argumento: Nick Cassavetes
Intérpretes: Emile Hirsch, Justin Timberlake, Ben Foster, Anton Yelchin, Bruce Willis, Sharon Stone
Fotografia: Robert Fraisse
Música: Aaron Zigman
Género: Crime, Drama
Duração: 122 min.
Sítio Oficial: http://www.alphadogmovie.com

0 comentários: