27 de dezembro de 2007

"The Invasion" por Ricardo Clara

Do romance de Jack Finney, The Body Snachters, surgiram vários filmes e remakes, desde o original "Invasion of the Body Snatchers" de Don Siegel (1956), ao homónimo de Philip Kaufman (1978) ou o fraco "The Puppet Masters" (Stuart Orme, 1994). Tónica dominante em todas as abordagens, uma invasão alienígena que pretende tomar de assalto o Planeta Terra, dominando a opção por clones que substituiriam os originais.
A jusante, um argumento que se adapta ao passar dos anos, fruto de uma visão quase apocalíptica de invasões e ataques, num decalque de política interna (desde a caça às bruxas do McCarthismo dos anos 50, até á Guerra Fria), que oferece, a cada adaptação, a possibilidade de importar estórias antigas a situações actuais.

"The Invasion" / "A Invasão", não fugiu a estas premissas. Carol Bennell (Nicole Kidman) é uma psiquiatra de Washington que começa a ficar alarmada quando Wendy Lenk (Veronica Cartwright, presente na versão de 1978), uma sua paciente, lhe afirma que o seu marido já não é o mesmo. No fundo, ter-se-ia alterado por completo a personalidade dele, sendo-lhe uma pessoa estranha. Carol, acicatada por este aviso, liga este desabafo à estranheza que lhe causou o regresso do seu ex-marido Tucker Kaufman (Jeremy Northam) e o súbito interesse pelo filho de ambos, Oliver (Jackson Bond). Chamada a casa de um cônsul checo nos EUA, a par de Ben Driscoll (Daniel Craig), com quem encetara uma relação amorosa, confirma as suas piores suspeitas e encerra-se numa luta entre o resgate do filho e o sono, momento em que a levaria a entrar num estado absentista de emoções e de controlo do próprio corpo.

Fruto de rodagens complicadas e atribuladas, "The Invasion" vê a luz do dia pela mão de Oliver Hirschbiegel ("Der Untergang", 2004), polvilhado com opções duvidosas e um estilo desfasado da realidade do argumento. Aproveita, claro está, a Guerra do Iraque para inserir o olhar crítico no filme, mas nota-se - até pela própria montagem de baixa qualidade - muitas dúvidas no rumo a dar ao filme. Não só se queda pelo unanimismo nesta abordagem, como peca pela representação muito incerta de Nicole Kidman, que nunca conseguiu dar o seu cunho pessoal à personagem, não chegando sequer a ser credível toda a fase onde finge ser uma espécie de zombie que não sente emoções, perdendo-se em tiques e olhares que não convencem.
Por outro lado, "The Invasion" sofre muitas vezes com algum experimentalismo de Hirschbiegel, injustificado numa película desta natureza, de planos e iluminação que, por não ser constante, e por não ter uma montagem adequada, resulta em manifesta desproporção. Continua em alta o original de Don Siegel, pelo que é preferível dar um salto aos anos 50, do que apreciar esta nova abordagem.


Título Original: "The Invasion" (EUA, 2007)
Realização: Oliver Hirschbiegel
Argumento: Jack Finney e Dave Kajganich
Intérpretes: Nicole Kidman, Daniel Craig e Jackson Bond
Fotografia: Rainer Klausmann
Música: John Ottman
Género: Ficção Científica / Thriller
Duração: 99 min.
Sítio Oficial: http://theinvasionmovie.warnerbros.com

0 comentários: