30 de dezembro de 2007

"The Lookout" por Nuno Reis


Todos sabem que um acidente de carro pode destruir vidas, mas alguns jovens, desejosos de afirmação e inconscientes do perigo, arriscam-se loucamente em peripécias muitas vezes fatais. Há também outros casos, os que arriscam e sobrevivem. Chris Pratt é um desses "sortudos". Numa brincadeira causa ferimentos graves aos ocupantes do seu carro, incluindo uma lesão cerebral a ele próprio. Incapaz de memorizar muitos acontecimentos e com um retrocesso mental que o torna indefeso, acaba a morar com um cego e a trabalhar como auxiliar de limpeza num banco. Desejoso de se afirmar na sociedade e perante os pais, deixa-se influenciar por um grupo de jovens que o pretendem usar para assaltar o banco.

O argumento é bastante simples, tem um assalto que nos proporciona momentos tensos e mostra pontos interessantes da vivência de um indivíduo incapacitado e inconformado. Esse tema não costuma ser agradável mas aqui, apresentado num plano de fundo, alerta para questões pertinentes. Chris apesar de tudo aquilo que é e do que fez acaba por cativar a simpatia do público. É apenas um inadaptado que tenta sobreviver num mundo perigoso. Outra característica bem conseguida é que apesar de a falta de memória ser uma constante não cai no erro de imitar "Memento". Chris segue o método tradicional de anotar em papel e ocasionalmente sem esses apontamentos enfrenta falhas de memória, dando um aspecto mais humano e realista à acção. Alguns momentos da ilusão que é o mundo onde vive são demasiado confusos para o efeito desejado e acabam por demorar mais do que o necessário, perdendo-se a mensagem que pretendia transmitir.

Hewitt e Daniels fazem interpretações acima da média e pouco mais há a dizer. Num filme que pretende mostrar o lado bom das pessoas, boas actuações era o mínimo que se podia esperar. Joseph Gordon Hewitt tão pouco depois de "Brick" volta a representar um delinquente, por fazer sempre os mesmos papeis já tem traquejo. A personagem está bem construída e Jeff Daniels, num papel secundário como o mentor cego, completa uma dupla perfeita. As restantes personagens do filme acabam por ser estereótipos e depressa são esquecidas à excepção de Luvlee (Lovely) Lemmons, não que a interpretação de Fisher seja brilhante, mas tem um nome genial.
Não me espanta que tenha passado despercebido no mercado, mas é recomendado o aluguer.






Título Original: "The Lookout" (EUA, 2007)
Realização: Scott Frank
Argumento: Scott Frank
Intérpretes: Joseph Gordon-Levitt, Jeff Daniels, Isla Fisher, Carla Gugino, Sergio Di Zio
Fotografia: Alar Kivilo
Música: James Newton Howard
Género: Crime, Drama, Thriller
Duração: 99 min.
Sítio Oficial: http://www.thelookout-movie.com/

0 comentários: