30 de dezembro de 2007

"Highlander: The Search for Vengeance" por Nuno Reis


Na década de 80 Christopher Lambert fez furor como Connor MacLeod, o Imortal. Nos anos vindouros a série homónima trouxe-nos Adrian Paul como Duncan MacLeod e tanto um como outro foram fazendo os filmes da saga, um deles juntos. Independentemente do actor e do MacLeod, os Imortais – Highlanders – tornaram-se parte do imaginário de toda uma geração. A carreira de Christopher Lambert ao longo dos anos foi perdendo qualidade e o mesmo se aplica aos filmes dos Imortais. Ao fim de vinte anos o interesse morreu e o destino ideal para filmes destes seria o circuito do vídeo, através de clubes ou directamente para venda. Em Portugal a tendência é contrária e passam em cinema os directos para vídeo americanos. Isso aconteceu ao último Van Damme, estreado há cerca de um mês, e à animação "Highlander: The Search for Vengeance". Conscientes do flop que estavam a lançar ofereciam o bilhete para a animação a quem fosse ver o de imagem real.

Aqui o herói é Colin, um guerreiro adoptado pelos MacLeod que acaba por ser o único sobrevivente do clã. Desejoso de vingança, parte através dos tempos em busca do homem que causou a morte da sua família e da sua amada. O Imortal que ele persegue vai criando diversos impérios através dos tempos. Colin consegue impedir novas tentativas de domínio mundial travando os impérios de Roma, Japão e Alemanha. Mas agora estamos em Nova Iorque e no século XXII, o combate final vai começar.

Esta perspectiva dos Highlanders é diferente do habitual o que não admira vindo de Yoshiaki Kawajiri, dos mais conceituados realizadores de anime. As cenas épicas de batalha são muito boas e a animação, fraca para os padrões das mega-produções americanas, é boa anime. Os rebeldes no mundo futurista e o controlo das populações através de doenças são lugares comuns, fazem parte da história imaginada do futuro e merecem tanta atenção como as outras populações ao longo dos séculos e a forma como eram dominados. “Highlander: The Search for Vengeance” como filme individual é fraco, como parte da saga e em comparação é tão bom que deveria marcar um ponto final.




Título Original: " Highlander: The Search for Vengeance" (EUA, 2007)
Realização: Yoshiaki Kawajiri
Argumento: David Abramowitz baseado na obra de Gregory Widen
Intérpretes (vozes): Alistair Abell, Zachary Samuels, Eid Lakis
Música: Jussi Tegelman, Nathan Wang
Género: Animação, Fantasia , Guerra
Duração: 86 min.
Sítio Oficial: http://www.imagi.com.hk/movie/web/highm.htm

0 comentários: