24 de dezembro de 2007

"Wedding Daze" por António Reis

O drama das comédias românticas é que em geral não são comédias e raramente são românticas. Apesar da receita ter funcionado em filmes como "O Amor Acontece" e "Notting Hill", excepções que, pela qualidade, se destacam da mediocridade que costuma ser a norma deste género. Fazer comédia inteligente é cada vez mais difícil até porque a inspiração não abunda e por isso é bem mais fácil concatenar piadas parvas de gosto duvidoso. Fazer de uma história um pretenso romance é demasiado difícil e inteligente, pelo que as auto-designadas comédias românticas são histórias previsíveis e estereotipadas. Comparar, por exemplo, “O Amor Acontece” com "Dois Estranhos, Um Casamento" é a melhor forma de se perceber como sob o mesmo género é possível encontrar dois resultados absolutamente opostos. Talvez que à produção americana falte aquele jeito british de dar consistência às personagens e de utilizar com subtileza o humor, exactamente o que mais falta faz a este filme a que o título português e a capa torna o final ainda mais previsível.
"Wedding Daze" é o exemplo típico de filme cocktail onde se misturam os clichés mais evidentes - situações caricaturais na loja de lingerie, no assalto à loja de smokings, na cena de esquadra de polícia, um sobrenatural post-mortem, um noivo apaixonado travestido de cupido, um mâitre de restaurante incapaz de acertar com a deixa – a que falta um fio condutor que tenha alguma verosimilhança. É um filme para ocupar tempo e comer pipocas a que os espectadores na sessão a que assisti se comportavam à altura do filme: atendiam telemóveis, mandavam sms, atiravam pipocas, aos parceiros da frente, e faziam frequentes saídas para fins não esclarecidos mas eventualmente escatológicos.
Distribuído em DVD percebia-se a lógica, mas ter direito a distribuição comercial quando faltam salas a tantos bons filmes é caso para deixar um crítico perplexo. A comédia é de facto dos géneros mais problemáticos, é difícil fazer boa comédia, e é difícil ao espectador ver má comédia.



Título Original: "Wedding Daze" (EUA, 2006)
Realização: Michael Ian Black
Argumento: Michael Ian Black
Intérpretes: Jason Biggs, Isla Fisher, Joe Pantoliano
Fotografia: Dan Stoloff
Música: Peter Nashel
Género: Comédia, Romance
Duração: 90 min.

2 comentários:

Gustavo Jesus disse...

Só agora reparei que este blog estava de volta. Welcome back.

(outracritica.blogspot.com)

RC disse...

Voltamos logo no início deste ano que finda! Esperamos novas visitas. Bom cinema!