30 de dezembro de 2007

"Wild Hogs" por Nuno Reis


Pegar em homens de meia idade que procuram nas motas a emoção que falta nas suas vidas não parece mais do que um filme de domingo à tarde. Se esses homens forem interpretados por estrelas de Hollywood o caso muda um pouco de figura. Os "Wild Hogs" são quatro homens que se aproximam dos cinquenta anos. Apesar dos blusões com logótipo e das motas que exibem, são uns simples domingueiros, usam a mota uma vez por semana e só se não chover. Quando um deles perde tudo o que tinha na vida, em vez de reconhecer o fracasso, convence-os a partir rumo ao desconhecido. Largam os telemóveis, pegam nas motas, e partem a atravessar o país, encarnando o espírito "Easy Rider" que lhes faltou na adolescência. Na travessia que os espera irão descobrir a imensidão da América e a força dos laços de amizade que os unem. A confiança será mais precisa do que nunca, quando arriscarem a vida para defender os fracos e oprimidos da vila de Madrid, ameaçados por um perigoso gang de motoqueiros.

Este road movie consegue superar as expectativas de quem procura apenas entretenimento. É o retrato de uma geração falhada disfarçado de conto de fadas. Como a inspiração não era muita, Brad Copeland pega em tudo o que já foi feito em cinema e televisão sobre o tema e redesenha com nomes sonantes. Não é todos os dias que se vê um filme que junte John Travolta, William Macy, Martin Lawrence e Tim Allen. Nenhum deles é conhecido por ter muito cuidado com os papeis que escolhe por isso poderíamos estar perante um acaso fortuito em que todos estariam mal. Felizmente verifica-se o contrário, cada um está simplesmente igual a ele próprio e portanto parece muito natural. Apesar disso as personagens são bem definidas, com a vantagem de se complementarem. Como bónus temos Peter Fonda de volta às duas rodas, a interpretar o veterano das motas Damien Blade.

É divertido e fácil de ver. Foi feito muito ao gosto do público americano, mas mesma na Europa tem tudo para ser um clássico televisivo.




Título Original: "Wild Hogs" (EUA, 2007)
Realização: Walt Becker
Argumento: Brad Copeland
Intérpretes: John Travolta, William H. Macy, Tim Allen, Martin Lawrence, Marisa Tomei, Ray Liotta
Fotografia: Robbie Greenberg
Música: Teddy Castellucci
Género: Acção, Aventura, Comédia
Duração: 100 min.
Sítio Oficial: http://www.wildhogsmovie.com/

0 comentários: