8 de janeiro de 2008

Greve dos argumentistas continua (III)


WGA 1 - 0 AMPTP. A primeira grande vitória da Writer's Guild of America, contra a Alliance of Motion Picture and Television Producers chegou hoje com o anúncio do cancelamento da Cerimónia dos Globos de Ouro, que iria ter lugar no próximo dia 13.

Recorde-se o fundamental: como todos os anos acontece, a WGA enceta conversações com a AMPTP para negociarem o chamado «Minimum Basic Agreement» (MBA), contrato onde são previstos, entre outros pontos, os lucros decorrentes da actividade do argumentistas. No passado mês de Outubro, a discussão atingiu um impasse e levou a que a WGA convocasse uma greve, no dia 2 de Novembro de 2007. Em causa, estão dois pontos essenciais. Em primeiro lugar, os argumentistas querem ter direito a uma percentagem (irrisória, diga-se) sobre a venda dos DVD's de programas para os quais foram escritos os guiões. Isto acontece pelo facto de, como em quase todas as profissões de índole criativa, existirem períodos de empregabilidade e outros de ausência de rendimentos - sendo, portanto, fulcral que surga um income do que à venda de home video dissesse respeito.
Por outro lado, a WGA exige também o direito a uma percentagem dos chamados new media: proveitos resultantes de downloads de programas da internet, IPTV, streaming, smart phone, distribuição on-demand e outros conteúdos unicamente produzidos (e escritos) para partilha na Rede.

A título de curiosidade, diga-se que a incidência da greve é maioritariamente nos chamados programas de imagem real, sendo que os únicos de animação que estão currentamente sob o jugo da greve são os "The Simpsons", "Family Guy", "King of the Hill" e "American Dad". Na mesma linha, a WGA quer ainda que surja clarificação quanto aos argumentistas dos chamados reality programmes, para que estes passem a ser titulados sob a sua jurisdição.



É neste sentido que hoje a Hollywood Foreign Press Association anunciou que o tradicional glamour dos Globos de Ouro será substituído por uma insossa conferência de imprensa na noite de 13 de Janeiro. A NBC, que detem os direitos de transmissão televisiva, irá continuar a dar destaque ao que (ainda) resta da 65ª Cerimónia dos Globos de Ouro.
A questão continua em cima da mesa. Os Óscares parecem mesmo estar em risco.


1 comentários:

Catarina disse...

Primeiro os Globos, agora os Óscares. Cheguem mas é a acordo...A paciência tem limites