24 de fevereiro de 2008

"Persepolis" por Ricardo Clara

A tradicionalmente fechada mentalidade da Academia norte-americana aposta em cinema de animação caseiro, com a Pixar e a Dreamworks à cabeça. "Persepolis" foi uma lufada de ar fresco nestas concepções - apesar de ser uma produção franco-americana, a cultura que subjaz à peça é eminentemente francesa.

Adaptação da novela gráfica homónima de Marjane Satrapi, "Persepolis" é uma bildungsroman auto-ficcional em animação da autora, que passa em revista o crescimento de Marjane na espartilhada sociedade iraniana, até à sua emigração para Paris, aos 24 anos.

Dos desgostos de amor em Viena, à perseguição policial no Irão, assistimos a um despertar da consciência política e social, através de um belíssimo preto e branco, apoiado numa animação tradicional. Uma lufada de ar fresco o abandono por momentos do uso do Flash em longas metragens (até porque a animação tradicional continua a ser usada em muitas curtas de animação).

É uma interessante abordagem que podemos observar em "Persepolis". Todo o ambiente de amarras na sociedade iraniana, um grupo de jovens adolescentes a crescerem como um qualquer adolescente de um qualquer país, a comprar albuns de Michael Jackson no mercado negro, a usar camisolas a anunciar que «punk is not ded» (sic), ou a descer o véu em plena rua para sentir o gosto de ter os cabelos ao vento.

Depois, duas novas saídas: aquela que a leva para Viena, uma iraniana na Áustria, onde se sentiu sempre uma estrangeira, os olhares de soslaio daqueles que pensam que os iranianos são todos bombistas suicidas e, depois de um desgosto de amor, novo sentimento contraditorio: o regresso a casa, onde paradoxalmente se sente como alguém de fora. Uma imigrante na própria pátria.

Da forte estrutura familiar onde se encontrou apoiada, com a avó à cabeça (voz de Danielle Darrieux), a deliciosos momentos de humor como o da cover de Eye of the Tiger, destaque para a animação, que é belíssima, da maneira terna como toda a narrativa nos é oferecida, e para as vozes de Chiara Mastroianni (como Marjane) e de Catherine Deneuve (como mãe de Marjani). Uma óptima oportunidade para sair da (por vezes) enjoativa animação tradicional e assistir a uma peça de filigrana de alta qualidade.






Título Original: "Persepolis" (EUA / França, 2007)
Realização: Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi
Argumento: Marjane Satrapi
Intérpretes: (vozes) Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve e Danielle Darrieux
Música: Olivier Bernet
Género: Drama / Comédia / Animação
Duração: 95 min.
Sítio Oficial: http://www.sonyclassics.com/persepolis

0 comentários: