21 de fevereiro de 2008

"Surf's Up" por Nuno Reis

Até há 3 anos atrás quando se falava de pinguins a única lembrança cinematográfica era Danny de Vito em "Batman Returns". A visão de Burton foi tão marcante que por dez anos o único grande filme com pinguins foi "Wallace and Gromit in The Wrong Trousers" - onde curiosamente voltou a ser a face do mal – estreado logo no ano seguinte. Em 2005 tudo isso mudou e uma dupla de filmes trouxe-os de volta ao grande ecrã, mostrando ao mundo que esse animal é simpático, corajoso e resistente. Em "La Marche de l’Empereur" ganharam o Oscar de Melhor Documentário, em "Madagascar" eram actores secundários e salvaram o filme do descalabro. A idade do gelo estava a começar... Estando na ribalta era para aproveitar. Em 2006 foram estrelas em "Happy Feet" onde provaram a sua versatilidade cantando e dançando, em 2007 interpretam surfistas e ainda têm tempo para uns cameos em "Good Luck Chuck". Estamos rodeados de pinguins e não há como os evitar.

Cody é um pinguim que está a ser entrevistado. A sua vida simples é-nos contada, desde que saiu do ovo até ao nascimento do seu interesse pelo surf, quando o lendário surfista Big Z visitou a Antárctida e lhe deu um medalhão. Cody junta-se a um grupo de surfistas de elite que partem em busca do troféu no décimo torneio memorial Big Z. Na ilha de Pin Gu com a ajuda de Joe, Lani e Geek irá descobrir que não se deve surfar para competir e que o realmente importante é a diversão. Além da banalidade desta moral tudo mais no argumento é muito previsível. Tirando o galo que é o outsider da competição - tem um ar entre o louco e o fixe, a lembrar as tartarugas de "Finding Nemo" – poucas personagens são divertidas.
A inspiração para este trabalho de animação é obviamente a “Marcha do Imperador” pois é totalmente rodado com ar documental: os momentos mortos são preenchidos com entrevistas, os “cameramen” dialogam frequentemente com os protagonistas e o uso da câmera é típico de documentário (alternância entre câmaras fixas e ao ombro). A animação está boa, especialmente por arriscar novos ângulos de câmara e fugir ao tradicional. Algumas piadas sobre os outros filmes terão interesse relativo enquanto o original estiver fresco na memória, com o tempo os filmes serão esquecidos e as o que parecia divertido perderá a graça.

Com o crescimento que o mercado da animação está a viver é estranho que os filmes de qualidade sejam tão poucos. Tirando alguma corrida inicial no mercado de “home video” não terá um futuro muito promissor. Foi um triste final da febre dos pinguins.




Título Original: "Surf's Up" (EUA, 2007)
Realização: Ash Brannon, Chris Buck
Argumento: Don Rhymer, Ash Brannon, Chris Buck, Christopher Jenkins, Christian Darren, Lisa Addario, Joe Syracuse
Intérpretes: Shia LaBeouf, Jeff Bridges, Zooey Deschanel, Jon Heder, James Woods
Música: Mychael Danna
Género: Animação, Comédia, Infantil
Duração: 85 min.
Sítio Oficial: http://www.sonypictures.com/movies/surfsup

0 comentários: