27 de abril de 2008

"Awake" por Nuno Reis


As coisas mais importantes na vida são a saúde, o amor e o dinheiro. A Saúde permite-nos ver e saborear o lado bom da vida. O Amor faz tudo isso e ainda a alegria de partilhar a felicidade com alguém. E o dinheiro, como todos sabem, "não traz a felicidade, mas ajuda". Sempre que falta um lado do triângulo queixamo-nos, mas há uns poucos que conseguem saborear a vida como ela é. Em "Awake" temos um exemplo disso.

Clay é um jovem que tem uma enorme fortuna e namora com a linda e doce Sam. O seu coração não lhe permite saborear a vida como devia porque está prestes a falhar. Nas suas últimas horas antes de um arriscado transplante entrega o seu coração, seja ele qual for, a Sam através de um casamento. Só depois o entrega ao seu amigo Jack Harper, cardiologista. Em ambos os casos com a desaprovação da mãe.

Um romance secreto e uma operação ao coração não são uma combinação frequente no cinema, especialmente por não serem temas fáceis de desenvolver. Mas se o paciente for incapaz de ficar inconsciente durante a operação e a sua mente deambular fora do corpo, a vertente fantástica dá um enorme alento ao filme. Aqui a mente vagueia pela sala de operações, pelo hospital e pelas memórias do passado. Toda a intriga decorre no bloco operatório. As recordações onde Clay se refugia da dor complementam a breve introdução das personagens e da sua relação. Muitas revelações, tanto no que ouve como no que recorda, vão alterando a perspectiva do espectador.

A vantagem do filme é a constante revelação de novas surpresas. Bons efeitos, drama e muita movimentação conseguem manter o espectador interessado e preso à história. Com alguma atenção as ocorrências estranhas começam a avolumar-se… Não é que sejam erros graves, mas não fazem muito sentido. Todas as estratégias planeadas dependem da sorte e milagrosamente funcionam. A realização está muito interessante e se não houvesse aquelas falhas no argumento seria um grande filme.



Título Original: "Awake" (EUA, 2007)
Realização: Joby Harold
Argumento: Joby Harold
Intérpretes: Hayden Christensen, Jessica Alba, Lena Olin, Terrence Howard
Fotografia: Russell Carpenter
Música: Samuel Sim
Género: Drama,Thriller
Duração: 84 min.
Sítio Oficial: http://www.awakethemovie.com/

0 comentários: