26 de abril de 2008

"The Bank Job" por Ricardo Clara

Baseado numa história real, onde nunca se consegue entender em que parte começa a realidade e onde termina a ficção, "The Bank Job" / "O Golpe de Baker Street" é uma pobre desculpa para um filme com uma linearidade narrativa já recalcada no cinema.

Ponto prévio: o título em português é bem melhor do que a brejeira ideia original. E é por intermédio de um assalto a um banco que conhecemos Terry Leather (Jason Statham), um ladrãozeco de pacotilha a quem é proposto o golpe do século: Martine (Saffron Burrows), antiga paixão deste, recebe informação priveligiada de que um banco em Baker Street irá ter o alarme desligado durante uns dias, para uma operação de instalação de novo equipamento.

Terry chama para o trabalho um grupo de amigos do crime, entre os quais Dave Shilling (Daniel Mays), Guy Singer (James Faulkner) e Bambas (Alki David). O plano, banal: arrendar uma loja perto do banco, desbravar um túnel abaixo do solo, e entrar no cofre forte, limpando tudo o que lhes aparecer à frente. Mas no meio do saque, vai mais do que um mero conjunto de valores - umas comprometedoras fotografias de homens da realeza britânica, pertença de Michael X, um traficante de droga, prostitutas, armas e influência, que as usava para chantagear os protagonistas. Com elas desparece um pequeno livro que contem todos os nomes de polícias corruptos na força policial londrina.
A Terry resta uma opção: ajudar os amigos saqueadores, não se expondo demasiado.

E é no meio desta rocambolesca história, com laivos de Miami britânica, que vemos um misto de blaxploitation mal gerida com "Ocean's Eleven" e "Italian Job" à mistura. A estética aplicada pelo realizador Roger Donaldson ("The World's Fastest Indian", 2005) é bastante interessante. A grande falha reside no modo como ele consegue contar uma história que seria aparentemente simples de ser abordada. Saltos na narrativa, trechos entediantes de pormenores nunca conseguem ser superados, nem pela boa qualidade do elenco. Merecia, por outro lado, uma sonorização francamente melhor conseguida, acaba por quedar-se como mais um banal filme de assalto a um banco.





Título Original: "The Bank Job" (Reino Unido, 2008)
Realização: Roger Donaldson
Argumento: Dick Clement e Ian La Frenais
Intérpretes: Jason Statham, Saffron Burrows e Daniel Mays
Fotografia: Michael Coulter
Música: J. Peter Robinson
Género: Crime / Thriller
Duração: 110 min.
Sítio Oficial: http://www.bankjobmovie.co.uk

1 comentários:

Os Filmes de Frederico Daniel disse...

É um bom filme, mas nada de por aí além. 3*